CONTEXTO E DESAFIOS

Frescatto está há quase 80 anos no mercado oferecendo pescados da melhor qualidade e profissionalizando a categoria com uma cadeia responsável e sustentável.  

Vivemos um contexto de transição de comportamento alimentar no Brasil e no mundo, com um número crescente de pescetarianos, vegetarianos e flexitarianos, bem como uma maior consciência sobre a alimentação saudável e uma transição econômica que guia novos comportamentos de compra.  

Ainda assim 86% dos consumidores não associam pescados a nenhuma marca. Por isso, em um mercado commoditizado que se divide entre players regionais, varejistas com marcas próprias e um mercado informal culturalmente relevante (com compra em feiras de rua ou direto com pescadores informais), existe espaço de sobra para se construir como referência. 

A até então marca corporativa Frescatto Company que atende o varejo (autosserviço) e food service (venda para restaurantes) com as marcas Frescatto e Buona Pesca, enxergou a oportunidade de falar direto com o consumidor final e assim se tornar referência em atendimento e suporte ao consumidor de pescados, com uma experiência de loja comparável às boutiques de carnes.

ESTRATÉGIA DO É, FAZ E FALA​ 

Definimos Frescatto como marca estratégica protagonista desse ecossistema, assumindo papel corporativo, de canal e de produto. Assim, Frescatto Company (antiga marca corporativa) e Porto Frescatto (antiga marca de canal que respondia pelas lojas próprias) deixam de existir.  

Depois de uma análise mais detalhada do diagnóstico, desenvolvemos a estratégia de Branding a partir do “É, FAZ, FALA”. 

“É”: Com o objetivo de consolidar Frescatto como a marca de pescados líder do Brasil, trouxemos clareza do papel das marcas de produto. Frescatto é marca premium com personalidade desbravadora, especialista, sofisticada e carismática; Já Buona Pesca é a marca de acesso do portfólio com personalidade prática, descomplicada, pra todas as horas e bem-humorada.​ 

“FAZ”: Na experiência, garantimos uma jornada omnichannel integrada B2B2C que cria fidelização dos consumidores com as marcas; Foodservice é canal B2B, e Lojas próprias, e-commerce e varejo são canais B2C, que criam relevância e presença para o consumidor final. Além disso, Frescatto é a marca que fortalece o ecossistema de pescados, com uma cadeia responsável e saudável para todos, do mar à mesa. 

“FALA”: Podemos expandir o conteúdo para além das receitas para posicionar Frescatto e Buona Pesca como as melhores opções para estar na mesa e na rotina dos brasileiros, com territórios de comunicação que diferenciam Frescatto através da qualidade e refinamento dos pescados e Buona Pesca com peixe acessível para o dia a dia. 

Analisamos os aprendizados e identificamos que o propósito Frescatto deve aproximar os pescados da mesa e da vida dos brasileiros através de uma estratégia de portfólio de marca que cria presença e relevância com o consumidor final e jornada integrada B2C2B que cria fidelização dos consumidores com as marcas. 

A partir disso, trouxemos o propósito a vida é mais pescados que reforça a importância dos pescados para a vida das pessoas: sua saúde, sua rotina, seu jeito de experienciar.  

Frescatto acredita que onde tem água, tem vida, por isso, é a marca que pesca, cultiva e desenvolve os melhores pescados para os paladares mais sofisticados. É a marca que chega nas peixarias, nos mercados e nos melhores restaurantes.  

A tagline uma expedição gastronômica endossa o desejo de mergulhar em águas mais profundas, onde Frescatto desbrava as águas e preserva o ecossistema porque cuida e é sustentável. 

MARCA E VISUAL

Evoluímos o desenho do logotipo buscando potencializar sua performance e iconicidade, respeitando sua composição geométrica e cores originais. Através de recortes gráficos revelamos o desenho do pescado e em sua contra forma o barco, representando o pescador, o horizonte do mar finaliza a composição circular remetendo a forma de um prato, representando assim todo o ciclo do ecossistema Frescatto.  

A tipografia da nova Marca foi redesenhada para ganhar mais propriedade e presença. Seus traços foram inspirados no imagético pesqueiro: anzóis, barcos e pescados. Esta referência também está presente na família tipográfica Arpona, escolhida para trazer um toque de sofisticação para os títulos da Marca. 

Para dar vida ao universo gráfico, nos inspiramos nos ricos códigos visuais presentes nas charmosas vilas de pescadores. Os grafismos representam desde cardumes que desenham mandalas e azulejarias, até as clássicas listras náuticas que foram reimaginadas como barcos navegando no horizonte. A arquitetura das vilas também ganhou interpretações gráficas, estando presente em molduras e texturas do universo visual. 

A fotografia reflete os diferentes momentos do ciclo Frescatto: a experiência cuidadosa da pesca, os cortes especiais dos pescados, o preparo de dar água na boca e a experiência gastronômica à mesa. Tudo isso iluminado por uma calorosa luz solar e estética litorânea. 

Para completar este rico universo de Frescatto, desenhamos uma iconografia inspirada na geometria presente em sua marca e expandimos os tons da paleta cromática original, aumentando sua versatilidade. 

VERBAL

Frescatto é sobre explorar os sabores das águas no dia a dia dos brasileiros, dentro e fora das mesas. Assim, seu Universo Verbal mergulha nesse tema para aproximar o público dos pescados, da gastronomia e das práticas sustentáveis que envolvem a marca. Com títulos como “água salgada, água doce e água na boca”, “nossos rios correm para a sua mesa”, “frescor de peixaria com uma experiência gastronômica” e “água com açúcar acalma, água com sal satisfaz”, Frescatto cria uma conexão forte e sensorial entre sua origem e o consumidor. 

EXPERIÊNCIA

Com a nova estratégia de Branding feita e alinhada com um planejamento estratégico ambicioso, a Frescatto precisava ganhar vida nos pontos de contato, tanto nos seus quanto nos de parceiros.  

A partir de oportunidades mapeadas na jornada de consumidores e clientes, cocriamos os projetos de transformação junto com time da Frescatto. 

Nos canais digitais e lojas próprias da Frescatto, mais conveniência e comodidade, além de conteúdos educativos sobre espécies e formas de preparo, aproximando as pessoas dos pescados. 

Também nas lojas próprias e no varejo, além das peças de educação, Frescatto ganhou módulos de exposição proprietários e sazonais de “Peixe da vez”, mostrando a variedade do seu portfólio e incentivando o consumo mais sustentável, de peixes da temporada. 

Já nos restaurantes, a Frescatto podia mostrar que já faz parte da mesa de muitos brasileiros, com um projeto que credencia os melhores restaurantes e tira a insegurança de comer pescados fora de casa, com o “Pescado na fresca”. 

Por fim, para aumentar a consciência da pesca responsável e engajar consumidores e ecossistema, a Marca se conecta ainda mais com seu propósito com o brand moment “Expedições Frescatto”, experiências pela preservação das águas brasileiras.  

EXPERIÊNCIA (LOJA)

As lojas e os pontos de venda são pontos de contato importantes para a Frescatto, pois permitem aos clientes ver, tocar e experimentar. São locais de conhecimento e reconhecimento da Marca e seus produtos, e também o momento em que o consumidor toma a decisão de compra.  

Para garantir uma experiência memorável e que construísse relacionamento mais forte da Marca com seus clientes, o objetivo foi construir uma experiência ominchannel que estimulasse a experimentação e impulsionasse o consumo. 

Alinhamos os principais direcionadores da Experiência, como personas e momentos chave da jornada e tangibilizamos em experiências dentro da loja alinhadas ao Universo Visual da Marca para criar uma atmosfera agradável, com execuções que oferecem experimentação e educação. Cada elemento, desde a posição do balcão caixa até uma área dedicada ao aprendizado de receitas, foram projetados para engajar os clientes e consumidores, de forma que possam conhecer mais sobre a vida marinha e sobre os produtos oferecidos com responsabilidade. 

A concepção da loja é inspirada pelo charme rústico e histórico de vilas de pescadores, com a utilização de elementos visuais como telhados ondulados, janelas emolduradas e azulejaria. Escolhemos materiais que transmitem modernidade, como granilite e fulget, junto de materiais naturais, como madeiras e cordas, criando um equilíbrio dentro do ambiente. Um dos principais elementos criativos são as azulejarias, inspiradas no elemento do universo visual e que ganham tridimensionalidade e materialidade dentro das lojas. 

A loja se transforma para além de um ponto de venda, ela imerge ao fundo do mar e os clientes embarcam para uma experiência de aprendizado.   

Ficha Técnica

Time Ana Couto

ANA COUTO – CEO
ERIKA PINHEIRO – Sócia Diretora de Conteúdo
DANILO JESUS – Atendimento
ISABELA HERDY – Estrategista
ROBERTA AMORIM – Estrategista
RAFAEL TORRES – Sócio Diretor de Design
THALLES FERREIRA – Designer Gráfico
MARCELA BOMFIN – Conteúdo
UBIRATÃ OLIVEIRA – Artefinalista
CECILIA LOMBARDI – Gerente Design de Serviço
NATHALIA BERTOZZI – UX Design
BRUNA SAVINO – Gerente Design de Produto
MURYEL BOMFIM – Designer de Produto
RODRIGO SCHERRER – Gerente de Pesquisa e Insight

FAEL FERREIRA BORGES – Estratégia

PEDRO AVELLAN – Designer de Produto

JOÃO COSTA – Designer

Time Cliente

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