
Estratégia
Na etapa de diagnóstico, passamos por inúmeras entrevistas com professores, alunos e funcionários, além de termos feito uma profunda auditoria no mercado de educação.
Nossos achados apontaram PUC-Rio como um lugar de acolhimento e de desafios. Como acredita no aprendizado pela prática, extrapola seus muros com projetos que vão de comunidades carentes a desafios de negócios de grandes empresas. Seu campus é lugar de encontro entre pessoas e saberes, funcionando como um espaço que desafia a todos a repensarem seu lugar no mundo.
Dessa forma, cocriamos uma marca reflexiva, criativa, acolhedora e corajosa cujo propósito é “Acolher Pessoas, Expandir Saberes, Voar Mais Alto”. Sua experiência é pautada no ensino na prática com uma jornada interdisciplinar, que cria um campus vivo para toda a comunidade PUC-Rio. E sua comunicação deve conversar com todos os seus públicos. Do aluno às empresas parceiras, é preciso estimular a criação de novas soluções para os desafios do séc. XXI.


Universo Visual
Após uma minuciosa atualização do brasão feita internamente pela equipe da PUC-Rio, surgiu a necessidade de criar um universo visual que dialogasse com a tradição e reputação da universidade, ao mesmo tempo em que refletisse a leveza e jovialidade do espírito carioca.
As asas e a inscrição “Alis Graves Nil” (do latim: “com asas, nada é pesado”) presentes no brasão foram o ponto de partida para esse novo universo visual. A partir do movimento simétrico e arqueado encontrado no listel (a faixa onde está escrito o lema), desenvolvemos uma série de grafismos que evocam as asas e o movimento do voo. Esses grafismos, quando repetidos, conferem ritmo e dinamismo à linguagem visual.
A paleta de cores foi cuidadosamente criada combinando os tons reinterpretados do brasão com as cores dos quatro centros estudantis e suas respectivas faixas de formatura. O resultado é uma paleta diversificada, vibrante e versátil.
As fotografias da PUC-Rio retratam o campus como um lugar vivo e acolhedor, mostrando toda a comunidade envolvida na universidade, o aprendizado prático e a realização pessoal de cada indivíduo.
Cada elemento do universo visual foi pensado para ser usado de forma flexível. Desde uma linguagem mais institucional, com o brasão expandido e cores oficiais, até uma abordagem mais dinâmica, com grafismos e cores vibrantes, perfeitas para comunicação, campanhas e redes sociais.

Universo Verbal
Para acompanhar a reflexão estratégica, desenvolvemos um Universo Verbal que reafirma a experiência de viver uma jornada interdisciplinar. Desafiamos os limites da nossa voz para elevar o tom da Marca com ousadia e impacto. Assim, surge uma comunicação que fala com Diálogos acolhedores, Inspira ousadia e tem Impacto na prática. É dessa forma que incentivamos nossos talentos e despertamos curiosidade para conversar com a sociedade em uma linguagem prática, inspiradora e que estimula o respeito pela boa convivência.





