PUC-Rio

Contexto e Desafio

Fundada em 1940, PUC-Rio é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Berço de grandes projetos e casa de personalidades influentes, a universidade tem um legado excepcional, mas que vinha sendo desafiado. 

Nos últimos anos, a educação superior tem perdido tração no país devido a desafios econômicos da população, bem como a novos modelos de ensino e trabalho que não valorizam o diploma. 

Diante deste cenário, foi preciso resgatar as fortalezas de PUC-Rio e ressignifica-las em um novo posicionamento que conseguisse: respeitar seu legado, reforçar seu caráter comunitário e filantrópico, além de atrair novos alunos e dialogar com a cidade do Rio de Janeiro como um todo.  

Estratégia

Na etapa de diagnóstico, passamos por inúmeras entrevistas com professores, alunos e funcionários, além de termos feito uma profunda auditoria no mercado de educação.  

Nossos achados apontaram PUC-Rio como um lugar de acolhimento e de desafios. Como acredita no aprendizado pela prática, extrapola seus muros com projetos que vão de comunidades carentes a desafios de negócios de grandes empresas. Seu campus é lugar de encontro entre pessoas e saberes, funcionando como um espaço que desafia a todos a repensarem seu lugar no mundo.  

Dessa forma, cocriamos uma marca reflexiva, criativa, acolhedora e corajosa cujo propósito é “Acolher Pessoas, Expandir Saberes, Voar Mais Alto”. Sua experiência é pautada no ensino na prática com uma jornada interdisciplinar, que cria um campus vivo para toda a comunidade PUC-Rio. E sua comunicação deve conversar com todos os seus públicos. Do aluno às empresas parceiras, é preciso estimular a criação de novas soluções para os desafios do séc. XXI. 

Universo Visual

Após uma minuciosa atualização do brasão feita internamente pela equipe da PUC-Rio, surgiu a necessidade de criar um universo visual que dialogasse com a tradição e reputação da universidade, ao mesmo tempo em que refletisse a leveza e jovialidade do espírito carioca. 

As asas e a inscrição “Alis Graves Nil” (do latim: “com asas, nada é pesado”) presentes no brasão foram o ponto de partida para esse novo universo visual. A partir do movimento simétrico e arqueado encontrado no listel (a faixa onde está escrito o lema), desenvolvemos uma série de grafismos que evocam as asas e o movimento do voo. Esses grafismos, quando repetidos, conferem ritmo e dinamismo à linguagem visual. 

A paleta de cores foi cuidadosamente criada combinando os tons reinterpretados do brasão com as cores dos quatro centros estudantis e suas respectivas faixas de formatura. O resultado é uma paleta diversificada, vibrante e versátil. 

As fotografias da PUC-Rio retratam o campus como um lugar vivo e acolhedor, mostrando toda a comunidade envolvida na universidade, o aprendizado prático e a realização pessoal de cada indivíduo. 

Cada elemento do universo visual foi pensado para ser usado de forma flexível. Desde uma linguagem mais institucional, com o brasão expandido e cores oficiais, até uma abordagem mais dinâmica, com grafismos e cores vibrantes, perfeitas para comunicação, campanhas e redes sociais. 

Universo Verbal

Para acompanhar a reflexão estratégica, desenvolvemos um Universo Verbal que reafirma a experiência de viver uma jornada interdisciplinar. Desafiamos os limites da nossa voz para elevar o tom da Marca com ousadia e impacto. Assim, surge uma comunicação que fala com Diálogos acolhedores, Inspira ousadia e tem Impacto na prática. É dessa forma que incentivamos nossos talentos e despertamos curiosidade para conversar com a sociedade em uma linguagem prática, inspiradora e que estimula o respeito pela boa convivência. 

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Ana Couto – Consultora Estratégica
Erika Pinheiro – Sócia e Diretora de Marca
Hugo Rafael – Sócio e VP de Experiência
Gabriel Fernandes – Estrategista de Marca
Cecilia Lombardi – Head de UX e Estrategista de Marca
Nathalia Bertozzi – Designer UX
Rafael Torres – Sócio e Diretor de Design
João Costa – Designer
Thalles Ferreira – Designer
Amanda Cinelli – Conteúdo
Danilo Jesus – Atendimento e Gerente de Projeto
Rosana Gonçales – Produção
Vinicius Amorim – Motion Case
Melissa Toledo – UI
Ricardo Pereira – UI

Time Cliente

Pe. Anderson Pedroso, SJ – Reitor
Pe. Paulo Veríssimo, SJ – Coordenador Pastoral Universitária
Vinicius Kede – Chefe de Gabinete – Reitoria
Gustavo Robichez – Coord. Central de Parcerias e Inovação
Alexandre Street – Professor Departamento de Eng. Elétrica
Marcelo Gattass – Vice-reitor de Desenvolvimento e Inovação
Roberta Portas – Coord. Central Extensão e Estratégia Pedagógica
Manuela Quaresma – Professor Departamento de Artes e Design
Jackeline Farbiarz – Vice-reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica
Marley Vellasco – Vice-reitora de Ensino e Pesquisa (Acadêmica)
Felipe Rangel – Assessor, Vice-reitoria Infraestrutura e Serviços
Pe. Arnaldo Rodrigues – Assessor de Comunicação da Reitoria
Luiz Torres – Coordenador de Orçamento
Maria das Graças – Coord. Equipe Web – Site Institucional PUC
Marcelo Pereira – Professor Departamento de Artes e Design
Luiz Fernando Martha – VR Infraestrutura e Serviços
Paula Cyrillo Gomes – Diretora da Infraestrutura de TI
Fabio Lopez – Designer (brasão PUC-Rio)

Veja mais cases

Cases
Cases