DESAFIO

A Faculdade Zarns reúne as faculdades antes conhecidas como Medicina FTC e Imepac Itumbiara que integram o Grupo Clariens, um Grupo particular de ensino superior focado em medicina, mas que também oferece outros cursos, em especial na área da saúde, que atualmente tem sua atuação concentrada na Bahia e expansão prevista pelo Brasil.

Com um contexto de educação em medicina cada vez mais forte e movimentado pelo incentivo à abertura de novas faculdades, o crescimento do número de vagas passou a saturar o mercado nos últimos anos e a qualidade da experiência no ensino superior se tornou a chave para validar os preços praticados e a atração do investimento dos candidatos.

Para se diferenciar em um mercado tão povoado e com baixa diferenciação pelo uso de códigos clichês, foi preciso desenvolver uma proposta de valor que assumisse um ponto de vista autêntico e que unificasse todas as marcas de medicina do Grupo, com um posicionamento diferenciado e capaz de tornar o curso de medicina das suas faculdades referência no Brasil

ESTRATÉGIA

Após os aprofundamentos do diagnóstico, identificamos suas fortalezas e o que poderia evoluir, definindo as diretrizes para a construção do BRANDING através do É, FAZ, FALA. 

  • É”: entendemos que era necessária uma marca sofisticada e com um naming de pronúncia simples, percepção premium e capaz de transmitir inovação;   
  • “FAZ”: percebemos que a jornada de relacionamento começa no pré-vestibular, mas se estende como oportunidade até o alumni, ganhando tração em um ecossistema ancorado por pesquisa e ciência capaz de se manter relevante para além da duração do curso; 
  • “FALA”: compreendemos que era necessário expandir a comunicação para além do aluno e focar também nos pais, comunicando credenciais que justificassem o investimento a partir do que a faculdade oferta, mas sem se limitar ao apelo varejista ou a argumentos saturados na categoria, como tecnologia e futuro.     

A partir desses aprendizados, identificamos que temos uma oferta suportada por um corpo docente de renome e com reconhecimento da comunidade científica como grandes ativos, além dos laboratórios e da metodologia de ponta com visão de educação que integra a saúde biológica, física, mental e emocional. Fatores que se tornaram o ponto de virada para a elaboração de um novo propósito: educar para um mundo mais saudável. 

Uma faculdade visionária, ativa, carismática e acolhedora que acredita na ciência e no bem-estar, diferente da concorrência, cuja comunicação demonstra-se focada exclusivamente na venda do curso, com uma linguagem excessivamente despojada e jovem que parece subestimar o público.  

Para reforçar a narrativa, chegamos ao tagline “Saúde encontra saber” – uma declaração que cria um elo entre dois valores fundamentais da instituição. O verbo “encontra” reforça a ideia de espaço físico, como um ambiente que ensina a zelar pelo outro, que preza pela verdade científica e pela saúde do todo de maneira constante, sempre em evolução.

NAMING

Uma faculdade de ensino premium nos leva a elaborar um nome que reflita a sua excelência. Deve transmitir os valores de saúde e sabedoria, tendo como referência personalidades de relevância da medicina no Brasil. 
 
Inspirado nestas trajetórias, surge o nome Faculdade Zarns, que busca sintetizar o compromisso de desenvolver a comunidade através do exercício  
da medicina séria e humanizada, a fim de construir um legado de cuidado e cidadania entre professores, alunos, médicos e pacientes. 

UNIVERSO VISUAL

Para criar o sentimento de integração com a faculdade, o universo visual reforça o Z como ícone da marca, que tem diferentes expressões visuais. A intenção é traduzir uma marca humana, tecnológica e cientifica para construir uma imagem moderna e proprietária, dando orgulho de usar e fazer parte dela. 

UNIVERSO VERBAL 

A Faculdade Zarns equilibra, no comportamento de fala, sabedoria e senso de pertencimento. Com um jeito de falar positivo e inspirador, traz recursos verbais que abordam sobre bem-estar, vivência no campus e sobre a construção do futuro saudável para gerações de estudantes, cientistas e profissionais da saúde.  

Essa voz é tangibilizada em títulos como “faz bem estar com Zarns, “nossa estrutura física é feita para estruturar vidas” e “residência em que você se sente em casa”.  

EXECUÇÃO DA  COMUNICAÇÃO 

Para a criação da campanha, estudamos a atuação da categoria e a forma como os candidatos fazem a escolha da Faculdade. Entendemos que mais do que uma grande conquista e realização, a escolha por medicina parte de uma vocação natural de transformar a vida de outras pessoas, que vai desde o processo de cura de cada paciente até a possibilidade de encontrar soluções capazes de impactar positivamente gerações. A partir disso, tivemos um insight criativo: a medicina também não para de se transformar, e a Zarns é a faculdade que faz de cada aula uma experiência transformadora, que prepara os alunos para a carreira e para a vida nesse mundo dinâmico, em constante evolução.  

A campanha tinha a missão de comunicar com clareza a mudança de nome e a grande virada da marca. Para isso, utilizamos mensagens que abordam as transformações da medicina no passado, presente e futuro próximo, traçando um paralelo criativo com a transformação que Zarns traz para a vida de toda a comunidade acadêmica e da população em geral.  

Visualmente, destacamos o color code e o Z da nova marca, que ganhou protagonismo. Retratamos alunos e professores com o ar de orgulho e satisfação por fazer parte dessa comunidade. 

A campanha se desdobra nos formatos para TV, OOH, e canais digitais com atuação regional, para uso estratégico da verba, menor dispersão da mensagem e mais assertividade no público-alvo. O objetivo é alavancar awareness para o novo posicionamento de marca, ao mesmo tempo em que trabalhamos a consideração e aquisição de novos alunos, garantindo a eficácia da execução do branding em todas as etapas do funil de conversão. 

Um movimento que coloca na prática uma Estratégia de Branding bem embasada e que contempla o É, FAZ, FALA, com a execução da comunicação alinhada a todas as premissas estratégicas definidas ao longo do processo. Um trabalho cocriado com o cliente durante seis meses até o lançamento da nova Faculdade Zarns no mercado. 

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Liderança Estratégica
Ana Couto – CEO
Fernanda Galluzzi – Sócia Vice-Presidente

Atendimento e Relacionamento Estratégico
Julia Garcia – Atendimento

Estratégia de Marca
Louise Alves - Líder de Estratégia
Roberta Amorim – Estrategista

Naming
Erika Pinheiro – Sócia-Diretora de Conteúdo
Amanda Cinelli – Conteúdo
Juliana Furtado – Diretora de Redação
Lucas Figueira – Líder de Conteúdo
Marcela Bomfin – Conteúdo

Universo Verbal
Lucas Figueira – Líder Conteúdo
Marcela Bomfin – Conteúdo

Universo Visual
Gabriel Martoni – Líder de Design
Johnny Brito – Designer
Igor Oliveira – Estagiário de Design

Planejamento de Comunicação
Vitor Duarte – Líder de Planejamento

Criação
Bruno Guimarães – Diretor de Criação
Júlio Rodrigues – Diretor de Arte
Manolo Manuel – Redator

Media
Priscila Menezes – Líder de Mídia
Ralph Brito - Supervisor de Mídia

Growth
Fernando Rocco – Gerente de Growth

Produção
Fátima Oliveira – Produtora

Produtora: SANFONA
Diretor: Thiago Moreira
Diretor de Fotografia: Krishna Schmidt
Assistente de Direção: Mariana Cicci
Editor: Alfredo Valtier
Atendimento: Vinícius Maca
Diretora de Arte: Luana Oliveira
Figurino: Juliana Ramos
Cabelo/Maquiagem: Maíra
Fotografo Still: Gesion Carvalho
Produtora de Som: Batuki
Locutora: Jucelia Fátima

Time Cliente

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