ESTRATÉGIA
Após os aprofundamentos do diagnóstico, identificamos suas fortalezas e o que poderia evoluir, definindo as diretrizes para a construção do BRANDING através do É, FAZ, FALA.
- “É”: entendemos que era necessária uma marca sofisticada e com um naming de pronúncia simples, percepção premium e capaz de transmitir inovação;
- “FAZ”: percebemos que a jornada de relacionamento começa no pré-vestibular, mas se estende como oportunidade até o alumni, ganhando tração em um ecossistema ancorado por pesquisa e ciência capaz de se manter relevante para além da duração do curso;
- “FALA”: compreendemos que era necessário expandir a comunicação para além do aluno e focar também nos pais, comunicando credenciais que justificassem o investimento a partir do que a faculdade oferta, mas sem se limitar ao apelo varejista ou a argumentos saturados na categoria, como tecnologia e futuro.
A partir desses aprendizados, identificamos que temos uma oferta suportada por um corpo docente de renome e com reconhecimento da comunidade científica como grandes ativos, além dos laboratórios e da metodologia de ponta com visão de educação que integra a saúde biológica, física, mental e emocional. Fatores que se tornaram o ponto de virada para a elaboração de um novo propósito: educar para um mundo mais saudável.
Uma faculdade visionária, ativa, carismática e acolhedora que acredita na ciência e no bem-estar, diferente da concorrência, cuja comunicação demonstra-se focada exclusivamente na venda do curso, com uma linguagem excessivamente despojada e jovem que parece subestimar o público.
Para reforçar a narrativa, chegamos ao tagline “Saúde encontra saber” – uma declaração que cria um elo entre dois valores fundamentais da instituição. O verbo “encontra” reforça a ideia de espaço físico, como um ambiente que ensina a zelar pelo outro, que preza pela verdade científica e pela saúde do todo de maneira constante, sempre em evolução.
NAMING
Uma faculdade de ensino premium nos leva a elaborar um nome que reflita a sua excelência. Deve transmitir os valores de saúde e sabedoria, tendo como referência personalidades de relevância da medicina no Brasil.
Inspirado nestas trajetórias, surge o nome Faculdade Zarns, que busca sintetizar o compromisso de desenvolver a comunidade através do exercício
da medicina séria e humanizada, a fim de construir um legado de cuidado e cidadania entre professores, alunos, médicos e pacientes.
UNIVERSO VISUAL
Para criar o sentimento de integração com a faculdade, o universo visual reforça o Z como ícone da marca, que tem diferentes expressões visuais. A intenção é traduzir uma marca humana, tecnológica e cientifica para construir uma imagem moderna e proprietária, dando orgulho de usar e fazer parte dela.
UNIVERSO VERBAL
A Faculdade Zarns equilibra, no comportamento de fala, sabedoria e senso de pertencimento. Com um jeito de falar positivo e inspirador, traz recursos verbais que abordam sobre bem-estar, vivência no campus e sobre a construção do futuro saudável para gerações de estudantes, cientistas e profissionais da saúde.
Essa voz é tangibilizada em títulos como “faz bem estar com Zarns, “nossa estrutura física é feita para estruturar vidas” e “residência em que você se sente em casa”.
EXECUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Para a criação da campanha, estudamos a atuação da categoria e a forma como os candidatos fazem a escolha da Faculdade. Entendemos que mais do que uma grande conquista e realização, a escolha por medicina parte de uma vocação natural de transformar a vida de outras pessoas, que vai desde o processo de cura de cada paciente até a possibilidade de encontrar soluções capazes de impactar positivamente gerações. A partir disso, tivemos um insight criativo: a medicina também não para de se transformar, e a Zarns é a faculdade que faz de cada aula uma experiência transformadora, que prepara os alunos para a carreira e para a vida nesse mundo dinâmico, em constante evolução.
A campanha tinha a missão de comunicar com clareza a mudança de nome e a grande virada da marca. Para isso, utilizamos mensagens que abordam as transformações da medicina no passado, presente e futuro próximo, traçando um paralelo criativo com a transformação que Zarns traz para a vida de toda a comunidade acadêmica e da população em geral.
Visualmente, destacamos o color code e o Z da nova marca, que ganhou protagonismo. Retratamos alunos e professores com o ar de orgulho e satisfação por fazer parte dessa comunidade.
A campanha se desdobra nos formatos para TV, OOH, e canais digitais com atuação regional, para uso estratégico da verba, menor dispersão da mensagem e mais assertividade no público-alvo. O objetivo é alavancar awareness para o novo posicionamento de marca, ao mesmo tempo em que trabalhamos a consideração e aquisição de novos alunos, garantindo a eficácia da execução do branding em todas as etapas do funil de conversão.
Um movimento que coloca na prática uma Estratégia de Branding bem embasada e que contempla o É, FAZ, FALA, com a execução da comunicação alinhada a todas as premissas estratégicas definidas ao longo do processo. Um trabalho cocriado com o cliente durante seis meses até o lançamento da nova Faculdade Zarns no mercado.