


Estratégia
Durante a fase de diagnóstico, as pesquisas deixaram evidente que os consumidores possuíam uma memória afetiva com a Marca Stam, que remontava à infância e a momentos importantes em suas vidas.
A partir dessa descoberta e em sintonia com a visão de mundo da Stam, definiu-se o propósito de “abrir espaços para novas histórias”, capaz de engajar as pessoas, indo além do discurso da segurança e estimulando que novos capítulos possam ser vividos.
Era preciso também destacar a proposta de valor do portfólio de produtos da Stam, de soluções essenciais às mais exigentes em termo de design, performance e tecnologia.
Dessa forma, a Marca se torna ainda mais antenada e companheira, mostrando que está sempre pronta para guiar seus clientes no mundo das ferragens e ajudá-los a construir novas histórias.



Criação e
Experiência
A Marca Stam evoluiu para responder à sua estratégia e visão de futuro, mas garantindo respeito ao seu legado. Com um desenho mais moderno e fluido, preservamos a cor laranja como cor principal. A expressão visual ganhou mais segurança e propriedade para expressar a história da Marca com diferentes comportamentos para dialogar com diferentes necessidades dos consumidores.
Os tons de voz e território foram criados para abrir relações, destravar caminhos e criar conversas seguras. A Marca se propõe a trazer conteúdos relevantes que inspiram, incentivam e guiam as pessoas para as melhores escolhas.
E com o entendimento de diferentes tipos de lojas, a experiência com a Marca Stam ganha vida por meio de embalagens e expositores que se inspiram nas diagonais das portas se abrindo, criando uma diferenciação no mercado. Além disso, a disposição dos produtos e informações nos pontos de venda destaca a proposta de valor do portfólio da Stam.

Comunicação
Mapeamos os clusters para entender com quem iríamos falar e definimos os principais argumentos de comunicação: reconhecimento nacional, compromisso social com a comunidade, empenho em tecnologia para a excelência e no esforço em construir relações que abrem caminhos. A partir destes elementos, identificamos que era hora de Stam movimentar a categoria, falando com mais pessoas e assumindo sua posição de líder, em um contexto em que a concorrência apostava em argumentos funcionais sobre segurança.
Propondo a tomada de atitude para explorar novos caminhos, desenvolvemos a Brand Idea e a tagline “Gire a próxima chave”, que convida as pessoas para aproveitar a liberdade e sair da mesmice. Para que essa narrativa tome forma, desenvolvemos também a estratégia de mídia para a marca, baseada em um mix de canais on-line e off-line, além de eventos, de forma que a marca ganhe destaque e presença na vida dos públicos-alvo.



