Stam

Gire a próxima chave

Desafio

Com mais de meio século de história, a Stam é uma das principais indústrias nacionais do segmento de fechaduras, cadeados e outras soluções para portas, portões e móveis.

Por ser uma Marca de tradição, a Stam tem o desafio de transmitir sua personalidade carismática, ao mesmo tempo em que ajuda os consumidores a não se sentirem perdidos em um mercado repleto de ofertas e produtos que mais geram dúvidas que esclarecem.

Era, então, preciso evoluir a jornada do consumidor, garantindo clareza na oferta de produtos para diferentes necessidades.
Além disso, a comunicação da Marca devia ultrapassar a lógica de preço e os atributos comuns da categoria, conversando com diversas pessoas – desde lojistas até consumidores finais – de forma aspiracional, diferenciada e relevante.

Estratégia

Durante a fase de diagnóstico, as pesquisas deixaram evidente que os consumidores possuíam uma memória afetiva com a Marca Stam, que remontava à infância e a momentos importantes em suas vidas.

A partir dessa descoberta e em sintonia com a visão de mundo da Stam, definiu-se o propósito de “abrir espaços para novas histórias”, capaz de engajar as pessoas, indo além do discurso da segurança e estimulando que novos capítulos possam ser vividos.

Era preciso também destacar a proposta de valor do portfólio de produtos da Stam, de soluções essenciais às mais exigentes em termo de design, performance e tecnologia.

Dessa forma, a Marca se torna ainda mais antenada e companheira, mostrando que está sempre pronta para guiar seus clientes no mundo das ferragens e ajudá-los a construir novas histórias.

Criação e
Experiência

A Marca Stam evoluiu para responder à sua estratégia e visão de futuro, mas garantindo respeito ao seu legado. Com um desenho mais moderno e fluido, preservamos a cor laranja como cor principal. A expressão visual ganhou mais segurança e propriedade para expressar a história da Marca com diferentes comportamentos para dialogar com diferentes necessidades dos consumidores.

Os tons de voz e território foram criados para abrir relações, destravar caminhos e criar conversas seguras. A Marca se propõe a trazer conteúdos relevantes que inspiram, incentivam e guiam as pessoas para as melhores escolhas.

E com o entendimento de diferentes tipos de lojas, a experiência com a Marca Stam ganha vida por meio de embalagens e expositores que se inspiram nas diagonais das portas se abrindo, criando uma diferenciação no mercado. Além disso, a disposição dos produtos e informações nos pontos de venda destaca a proposta de valor do portfólio da Stam.

Comunicação

Mapeamos os clusters para entender com quem iríamos falar e definimos os principais argumentos de comunicação: reconhecimento nacional, compromisso social com a comunidade, empenho em tecnologia para a excelência e no esforço em construir relações que abrem caminhos.  A partir destes elementos, identificamos que era hora de Stam movimentar a categoria, falando com mais pessoas e assumindo sua posição de líder, em um contexto em que a concorrência apostava em argumentos funcionais sobre segurança.

Propondo a tomada de atitude para explorar novos caminhos, desenvolvemos a Brand Idea e a tagline “Gire a próxima chave”, que convida as pessoas para aproveitar a liberdade e sair da mesmice. Para que essa narrativa tome forma, desenvolvemos também a estratégia de mídia para a marca, baseada em um mix de canais on-line e off-line, além de eventos, de forma que a marca ganhe destaque e presença na vida dos públicos-alvo.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Sócio-Diretor de Marca: Napoleon Fujisawa
Gerente de Atendimento: Leonardo Moreira
Líder de Estratégia: Louise Alves
Estrategista: Gabriel Fernandes
Líder Designer Gráfico: Gabriel Martoni
Designer Gráfico: Thalles Ferreira
Arte Finalista: Ubiratã Oliveira
Design de serviço: Cecília Lombardi
Gerente de Design de Produto: Bruna Savino
Design de Produto: Muryel Bomfim
Líder de Conteúdo: Amanda Cinelli
Redatora de Conteúdo: Marcela Bonfim
Gerente de Planejamento: Manuela Alcoforado
Planejamento: Luísa Moura
Gerente de Pesquisa: Rodrigo Scherrer
Diretor de Arte: Júlio Rodrigues
Assistente de Arte: Luiza Vidal
Redator: Carlos Rodrigues
Gerente de Mídia: Priscila Menezes
Mídia: Ralph Brito

Time Cliente

Aprovação do Cliente:

CEO e Vice-Presidente Diretor Industrial: Rogério Faria
Gerente de Marketing: Rafael Faria
Gerente Industrial: Felipe Faria
Gerente de Projeto e Produto: Alex Ker
Gerente Comercial: Márcio Tavares
Gerente de Produção: Wagner Perrut
Coordenadora de TI: Érica Rocha
Comércio Exterior: Joelza Vargas
Jurídico e Projetos: Amanda Leite
Coordenador do SAC, televendas e pós-vendas: Rômulo

Veja mais cases

Cases
Cases