DESAFIO

Com mais de 60 anos de história no mercado de varejo, a Novo Mundo construiu confiança e tradição na região Centro-Norte do Brasil, com clientes fiéis e felizes com a experiência de marca.
Atualmente, precisou reestruturar seu plano de negócio, para trazer mais inovação e modernidade para a empresa como um todo. Nesse processo, novas lojas com experiência diferenciada foram criadas e a marca passou a se chamar Novomundo.com.
Com isso, ficou clara a necessidade de um reposicionamento, para que a marca e a comunicação conseguissem acompanhar essa evolução. ?

  • Reposicionar a marca Novo Mundo de forma a acompanhar as evoluções de negócio para que todos os seus públicos percebam essa mudança.
  • Garantir que a evolução da empresa seja entendida por todos, mas principalmente seu público interno, engajando-os a crescer junto com a Novo Mundo.Construir elementos visuais e verbais que ajudem a contar essa história, criando diferenciação no mercado.
  • Definir as diretrizes de experiência?que vão criar diferenciação e construir?relacionamento com os públicos da?Novo Mundo.?
  • Garantir que os aprendizados da?NovoMundo.com?tragam relevância?para o negócio da empresa,?on?e?offline.
  • Evoluir a comunicação para além de?varejo, ajudando a construir laços?afetivos com consumidor.?
  • Definir uma narrativa única, que se?desdobre localmente, para criar?comunicação relevante em todas as?regiões onde a Novo Mundo está?presente.?

ESTRATÉGIA

Todo o processo foi conduzido de forma cocriativa com o time executivo da Novomundo.com. Mão na massa. Todos na mesma sala (virtual), discutindo e lapidando a estratégia, construindo um único caminho.

Para desenhar a estratégia, conversamos com executivos, clientes finais, parceiros e colaboradores. Essa investigação nos trouxe conclusões que embasaram a construção: partindo das novas lojas Novomundo.com e da cultura interna da empresa, entendemos que o grande diferencial desta marca é levar a sério o momento de compra e de conquista das pessoas com suas lojas. De querer ser e agir diferente para que as pessoas possam comemorar suas conquistas e se sentir confortáveis onde estão realizando seus sonhos.

Esse lado humano e empático é visto pelos consumidores como surpreendente e é motivo para ser cada vez mais fiel. Esse foi nosso ponto de partida para todo o reposicionamento.

Emergimos o propósito “Surpreender a todo momento, celebrar? a cada conquista?”, oficializando nosso talento com uma personalidade humana, referência no assunto, companheira e mão na roda para que a Novomundo.com pudesse dar seu próximo passo em direção a esse novo jeito – que só ela tem – de comprar no varejo.

Para isso, construímos essa experiência que fortalece uma jornada memorável para o consumidor final e revendedores, reforçando atributos de tecnologia com soluções surpreendentes, relacionamento humano, e expertise que dá confiança.

Para amarrar todo esse posicionamento em uma frase inspiradora e ao mesmo tempo assertiva, criamos a tagline “Por mais realizações”, trazendo esse olhar de marca que existe pelas realizações das pessoas.

CRIAÇÃO

Para a Marca e sua identidade visual, o principal objetivo era construir uma marca próxima e digital, sem perder equities importantes, como a cor azul.

A Marca de NovoMundo.com é simples e amigável. Sua tipografia em caixa-baixa reforça a proximidade com o cliente, sem deixar de passar segurança e transparência. A elevação do ponto reforça a atuação da Marca no ambiente online e traz mais personalidade ao desenho.

As cores da Marca são outra forma de reforçar a atuação no mundo digital, uma vez que são cores vibrantes e com ótimo contraste em tela, sem deixar de perder o brilho também em meios impressos.

O universo visual características marcantes da plataforma, como brilho, conquista, celebração e realização. O elemento que traduz tudo isso é a estrela, criada a partir de uma união de pontos.

Universo Verbal definido dá consistência à nova personalidade da Marca, com tons de voz que enfatizam encantamento, proximidade, facilidade e conquistas. Com sua forma de falar, a novomundo.com cria conexão e confiança, apresenta soluções e se coloca como aberta, usando termos familiares e com orgulho do seu ecossistema.

COMUNICAÇÃO

Para o lançamento da Novomundo.com e a definição de uma narrativa única que acompanharia a marca nesse momento, o nosso primeiro passo foi mapear e compreender a variedade de públicos que se relaciona com a marca, que inclui aí colaboradores, fornecedores, revendedores, diferentes perfis de consumidores finais e mesmo os sellers do marketplace.

Além disso, com base no material das pesquisas dos times de estratégia e experiência, desenvolvendo uma comunicação integrada, reconhecemos e definimos os diferenciais competitivos de Novomundo.com, que é uma marca de forte ligação regional e que tem no atendimento dedicado e especializado um ponto alto da experiência do cliente.

Para direcionar o desenvolvimento da narrativa para 2021, buscamos entender o contexto de mundo e da categoria varejista, observando também como a relação das pessoas com suas casas havia se transformado no último ano, e como isso impactava no negócio de Novomundo.com. A partir disso, tínhamos uma oportunidade: conectar a marca a essa noção de casa expandida, enquanto constrói uma relação de proximidade com o cliente.

O conceito da campanha precisava destacar os nossos diferenciais ao mesmo tempo em que ressaltaria que a marca estava em um novo momento: com lojas repaginadas e com novo modelo de experiência, mais integrada entre o físico e o digital. Somando isso à relação atualizada das pessoas com suas casas, temos um Admirável Novo Mundo, conectando-se também às mudanças de vida que surgem com nossas conquistas.

A campanha consolida o Admirável Novo Mundo a partir de uma estratégia de canais integrada, reunindo televisão, OOH, digital e influenciadores, além de ações de endomarketing.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Time Cliente

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