MANUAL DO MUNDO

DESBRAVADORES DO CONHECIMENTO

DESAFIO

O Manual do Mundo é um dos canais de YouTube mais queridos no país. Com relevância e consistência desde 2008, Iberê e Mari, os criadores do canal, levaram o Manual do Mundo ao patamar de maior canal de ciência e tecnologia em língua portuguesa do mundo, com mais de 15 milhões de inscritos, 3 bilhões de visualizações e mais de 1,3 milhões de seguidores no Instagram.

Depois de mais de uma década de sucesso como um dos canais mais acessados do país, o negócio precisava se atualizar. A marca, com a representação visual das experiências que o canal executava, tornava os códigos visuais infantis, limitando seu diálogo com diferentes públicos. Ficou clara a necessidade de elevar o patamar para expandir sua atuação e construir a sua personalidade de marca para além dos seus criadores e apresentadores.

ESTRATÉGIA

No diagnóstico, ficou clara a conexão e paixão que o canal desperta, e o papel relevante que tem na vida das pessoas. Através de um entretenimento educativo, o canal instiga e agrega conhecimento de forma leve, sem perder a credibilidade.

O propósito “Curiosidade para conquistar o mundo” é o fio condutor dessa história. Tudo o que estiver ao nosso alcance, o Manual do Mundo está pronto para desvendar, descobrir e compartilhar com mais gente.

Era importante uma marca com maior consistência e flexibilidade de linguagem para dialogar com diferentes assuntos de forma mais madura, desbravando experiências eletrônicas, químicas, aquáticas, espaciais, manuais etc.

CRIAÇÃO

A partir da personalidade de marca desbravadora, contagiante, confiável e mão na massa, mostramos que o Manual do Mundo é para todo mundo que busca conhecimento e é curioso, permitindo que a marca se desconstrua e interaja com diferentes faixas etárias e assuntos, elevando sua performance no ambiente digital sem desconsiderar sua aplicação em ambientes físicos.

A marca reforça seu protagonismo de mais de 13 anos no mundo dos curiosos e desbravadores do conhecimento, expandindo cada vez mais sua atuação, seja em conteúdo ou produtos interativos.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Time Cliente

Veja mais cases

Cases
Cases