Camponesa

Fazer dos afetos novos sabores

DESAFIO

Com a criação da Alvoar, as marcas Betânia e Camponesa, que antes eram concorrentes, passaram a fazer parte do mesmo portfólio, que ainda contava com diversas outras marcas e submarcas, atuando com destaque no Nordeste e em Minas Gerais. 

A partir do projeto de Gestão de Portfólio, definimos Camponesa como uma das marcas estratégicas, ocupando o tier de preço médio/alto com oferta mais premium. Apesar disso, a Marca ainda não havia consolidado um posicionamento diferenciado, se limitando a lugares comuns da categoria como família e campo.  

Era preciso, então, encontrar um ponto de vista proprietário que respondesse a este público e se conectasse com Propósito da marca-mãe: “Dar asas às nossas raízes para fortalecer o universo lácteo”. Com estas premissas, buscamos olhar para as raízes de Camponesa – sua história e origem mineira – para entender como se diferenciar em um mercado tão povoado e garantir reconhecimento a nível nacional.

ESTRATÉGIA

Para construir a nova Camponesa, encontramos nas suas raízes um recorte proprietário capaz de contar uma história única no mercado e construir uma Marca de maior valor agregado: Unimos a hospitalidade do povo mineiro ao seu talento e criatividade, capazes de fazer do pão o pão de queijo, e acrescentamos a inovação da tecnologia do campo para desenhar nossa estratégia.  

Definimos nosso fio condutor: o propósito “Fazer dos afetos novos sabores”, que traduz a arte por trás da comida mineira, a hospitalidade e as memórias ao potencial inovador e criativo de Camponesa.  

E com este talento de criar com afeto, chegamos ao nosso arquétipo: Criador. Uma Marca que é inspiradora, calorosa, especialista e apetitosa.  

Trouxemos a criatividade também para experiência que entrega uma saborosa fábrica de laticínios, se compromete a fazer sempre o novo de novo, propõe mesas cheias de afeto e criatividade, além de garantir uma presença que cria vínculos.  

Contamos nossa história a partir de uma narrativa que convida as pessoas e entrega muito sabor, resumida na tagline: Sabor se cria junto.

CRIAÇÃO

Uma mudança de marca que evolui e respeita o que já foi construído desde sua origem, em 1948. O protagonismo de branco relacionado à pureza do leite e o logotipo azul escuro com detalhe laranja eram elementos percebidos e reconhecidos pelos consumidores. Era importante criar uma conexão e garantir esse reconhecimento, trazendo evoluções que elevassem a marca para um olhar mais contemporâneo e mais premium. 

A tipografia traz uma personalidade marcante e detalhes sinuosos que remetem à cremosidade e a organicidade do próprio leite. O universo é clean e elegante, com elementos que harmonizam com a marca e criam uma atmosfera saborosa e calorosa, digna de sua origem mineira. 
 
Com uma voz que simboliza criatividade e afeto, o Universo Verbal de Camponesa nasce a partir da combinação de seus atributos, inspiradora, calorosa, especialista e apetitosa, para expressar frases autênticas. 

Com Especialista em fazer, sem perder a humildade, trazemos para a conversa detalhes que deixam tudo mais gostoso. Com Afetuoso na Raiz, colocamos o afeto na mesa para unir diversas gerações. A Inspiração Sensorial traz ousadia para tudo que a gente faz, acendendo a energia criadora em mensagens que dão água na boca para a nossa comunidade. 

EMBALAGENS

Traduzir a mudança de marca para as embalagens de Camponesa foi essencial para tangibilizar seu novo posicionamento. Para reforçar a percepção de uma marca premium de leite puro, fresco e cremoso, as embalagens tem forte presença do branco, sempre mantendo pontos de azul escuro e laranja, característicos de Camponesa. O símbolo “C” ganha força e protagonismo no front, assumindo a forma do próprio leite, que reforça a composição primorosa de cada produto lácteo. 

Como marca que promove a criatividade na cozinha, as receitas apresentadas em cada embalagem exaltam a essência da culinária mineira. Nos leites UHT, foi introduzida a escala de cremosidade, que ajuda a orientar seu uso criativo em receitas e destaca as características de cada produto. O resultado é um sistema visual que celebra sua origem, protagoniza os principais assets da marca e ajuda a entregar, direto na gôndola, a construção estratégica de Camponesa. 

EXPERIÊNCIA E PDV 

O propósito da Camponesa ganha vida no ponto de venda com o conceito “Momentos Saborosos”, que valoriza a criação de sabores em conjunto, reforçando as relações ao redor da cozinha e da mesa. O objetivo foi criar conexão emocional e fortalecer o reconhecimento dos consumidores com a nova marca, personalidade renovada e as novas embalagens. 

O módulo de degustação, inspirado na cozinha mineira, oferece receitas criativas e aromas que conectam o cliente aos produtos de forma sensorial. O ambiente é decorado com elementos artesanais, como madeira, luminárias laranjas e utensílios de cozinha, em harmonia com uma base branca que destaca a identidade visual da marca. Azulejos mineiros, reinterpretados com o design do “C” de Camponesa, trazem modernidade e acolhimento. Um totem digital sugere receitas personalizadas conforme o clima e o horário, enquanto o mobiliário facilita a exposição e entendimento do portfólio completo de produtos da Marca. 

– Para conhecer o case completo de experiência e PDV, clique aqui

COMUNICAÇÃO 

Para apresentar a nova Camponesa aos seus clientes e ao mercado, desenvolvemos uma campanha integrada que traduz como o Sabor se Cria Junto. Para isso, buscamos entender a conexão entre os afetos e os sabores na alimentação brasileira, o que guiou o direcional de mostrarmos como toda situação ganha mais sabor com Camponesa, tornando os momentos compartilhados ainda mais gostosos e especiais. É daí que surge o conceito criativo. Se existem, por exemplo, os sabores “chocolate” e “morango”, Camponesa traz o “Sabor Vida”, transformando os bons momentos que vivemos juntos em nomes de sabores. 

A campanha 360º inclui filme, jingle, peças digitais e mídia OOH, com sabores sinestésicos que remetem a experiências afetivas, como “Sabor de domingo na casa da vó”. As peças visuais destacam situações dentro e fora de casa, valorizando o ato de preparar alimentos e a criatividade culinária, característica da marca. O “C” de Camponesa aparece como um elemento gráfico recorrente, reforçando a identidade visual e destacando o novo design das embalagens. 

– Para conhecer o case completo de Comunicação, clique aqui

Ficha Técnica

Time Ana Couto

LIDERANÇA ESTRATÉGICA

Danilo Cid: Sócio VP de Criação

 

ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO

Leonardo Moreira: Gerente de Operações

Clareana Gobbet: Atendimento

 

ESTRATÉGIA E CONTEÚDO

Louise Cruz: Estrategista

Thales Balbino: Estrategista

Amanda Cinelli: Conteúdo

 

DESIGN DE MARCA E EMBALAGENS

Fernanda Casas: Sócia e Gerente de Design

Johnny Brito: Designer Especialista

Igor Oliveira: Designer Gráfico

Caique Sanfelice: Designer Gráfico

Claudio Mendes: Designer Gráfico

Matheus Pereira: Designer Gráfico

Ubiratã Oliveira: Artefinalista

Lucia Rabello: Artefinalista

 

EXPERIÊNCIA

Hugo Rafael: Sócio VP de Experiência

Cecília Lombardi: Gerente de Design de Serviço

Bruna Savino: Gerente de Desing de Produto

Stefany Pauly: Designer de Produto

Sofie Guedes: Redatora

 

COMUNICAÇÃO

Vitor Duarte: Gerente de Planejamento

Luisa Moura: Planejamento

Priscila Menezes: Gerente de Mídia e Conexões

Fernando Contato: Diretor de Arte

Bruno Dellavega: Diretor de Arte

Agnelo Sampaio: Redator

Paola Gasparini: Produtora RTV

 

PARCEIROS

Fabio Haag: Tipógrafo

Vinicius Amorim: Motion Designer

 

PRODUTORA AUDIOVISUAL: Frameria

Thiago Vieira: Diretor

Rafa Ferrari: Assistente de Direção

Roberto Faria: Atendimento

LF: Produtor Executivo

Pedro Gama: Diretor de Produção

Bruno Tiezzi: Diretor de Fotografia

Winnie Ramos: Diretor de Arte

 

PRODUÇÃO DE ÁUDIO: Produtora Frameria

Paulo Vaz: Maestro

Eduardo Aguiar: Finalizador de Áudio

 

PÓS-PRODUÇÃO: Equipe Frameria

Fotógrafo: Celso Yamashita

Time Cliente

Cynthia Serreti – Diretoria Executiva de Marketing 

Adriana Antunes – Gerente de Marketing  

Clarisse Toniatti – Gerente de Marketing 

Andrey Marcos – Gerente de Trade Marketing  

Aline Lopes – Coordenadora de Marketing 

Lucas Balbino – Analista de Marketing  

Josiane Moreira – Designer Gráfico 

Veja mais cases

Cases
Cases