Brastemp

Desafio

Brastemp é uma das marcas mais icônicas do país. Com sua comunicação, construiu uma identidade e liderança de forma pioneira: “Brastemp. Não tem comparação.” e “Não é assim uma Brastemp” marcaram o imaginário de milhares de brasileiros.

Foi a primeira marca a trazer eletrodomésticos nacionais, a primeira que saiu do lugar funcional e atributos técnicos para se tornar objeto de desejo. Se destacou dos concorrentes e ganhou o coração dos consumidores. Brastemp faz parte da casa e das relações das pessoas há muitos anos e foi líder de mercado por muito tempo.

Porém, a categoria se transformou. Numa evolução impulsionada pelo avanço tecnológico, concorrentes de peso começaram a se multiplicar e ganhar destaque em eletrodomésticos. Nesse contexto, Brastemp diminuiu sua presença na comunicação e acabou perdendo espaço e atributos de marca, se distanciando dos seus públicos.

A boa notícia: não há marca que tenha conquistado mais o coração dos brasileiros como Brastemp fez ao longo de tantas décadas. Por isso, o desafio era resgatar o que a tornou tão icônica em seus 60 anos, conectar com o contexto em que vivemos e reaproximá-la das pessoas.

Estratégia

Após profunda investigação, entendemos que Brastemp é a marca que muda. Com grandes lançamentos de produto, trouxe inovações que fizeram história e que realmente transformaram a vida: a primeira geladeira com aproveitamento de espaço na porta, a primeira lava-louças do mercado brasileiro, a primeira frost free, a primeira geladeira com três compartimentos. 

Mais do que colocar tecnologia de ponta em tudo o que faz, Brastemp é sobre inaugurar atitudes que viram a mesa e provocar a rotina para ela não se acomodar. 

Com isso, o nosso grande insight: Brastemp é mais que produto, é marca de comportamento e estilo de vida. 

Assumimos o propósito “mudar na casa para mudar o seu mundo” para inspirar lares brasileiros a vivenciar as mudanças que o mundo de hoje tanto precisa: nas relações, nas dinâmicas da casa, no nosso entorno, no planeta. Entendemos que quando Brastemp muda a vida da porta pra dentro, uma mudança começa da porta pra fora.   

A partir de uma personalidade ousada, espirituosa, autêntica e questionadora, Brastemp fala com o seu tempo e com os brasileiros por toda a intimidade que construiu ao longo dos anos.  

Elevamos a experiência Brastemp com produtos de design atemporal e exclusivos, que trazem soluções e tecnologias que subvertem e transformam a relação das pessoas com a casa. Brastemp dá orgulho de ter, mostrar e usar. 

Toda a proposta de valor e o posicionamento se materializam na tagline “Brastemp. É outro mundo.”, um conceito que sintetiza em muitas dimensões o que a marca – e só ela –carrega: a imagem de qualidade superior construída ao longo do tempo e as inovações que mudaram a vida das pessoas, diferentes de qualquer concorrente; a conexão com a mudança de comportamento e a abertura para conversas atuais e com novos públicos, em um mundo que já é outro; a afirmação do seu compromisso com as mudanças nas relações dentro de casa, que são ponto de partida para uma transformação do mundo da porta para fora. Pensando em uma evolução dos conceitos que fizeram sua história, Brastemp é definitivamente a marca que tem propriedade para dizer que “É outro mundo”.

Criação

A evolução criativa da marca tem o objetivo de torná-la mais apurada, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório visual e verbal. 

No universo verbal, Brastemp usa sua voz para falar de comportamentos e questionar atitudes com seu jeito único. Os tons Verdade que provoca, Autêntica de viver e Conversas sinceras interessam inspiram uma comunicação pautada pelas nossas ações. 

No visual, o logo preserva seu reconhecimento mas, agora, com menos ruídos, além de um desenho mais expressivo e dinâmico. Colocando o B em evidência, com a sua forma e visão negativa, criamos um símbolo que fala sobre relações, contrastes, aprender com o outro e pensar à frente. Ele ainda vai se desdobrar em padronagens que conectam Brastemp a uma marca de estilo de vida. Chancelando assim a mudança de comportamento, a autenticidade e as inovações que são verdadeiramente relevantes. 

Valorizamos o laranja como uma cor que se destaca das concorrentes. Quente e criativa, ampliamos a paleta de cor para combinações refinadas. A tipografia escolhida é dotada de performance e qualidade editorial para expressar com contundência tudo o que Brastemp fala. O arquétipo da marca é o explorador, aquele que busca e experimenta. Portanto, fez todo o sentido resgatarmos o símbolo do explorador, personagem de relevância afetiva que será usado como easter egg em momentos inesperados e em peças.

Nas fotografias, cenas de pessoas em casa que constroem este outro mundo de Brastemp, que traduzem mudanças de comportamento, os aspectos relacionais entre pessoas e produtos. Tudo com muita autenticidade, expressividade e estilo.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Ana Couto – CEO
Danilo Cid – Sócio e VP de Criação
Fernanda Galluzzi – Sócia e VP de Relacionamento Estratégico
Luiza Cortoni – Gerente de Estratégia
Isabella Herdy – Estratégia
Rafael Torres – Sócio-diretor de Design
Gabriel Martoni – Designer
Yeni Huh – Designer
Amanda Cinelli – Conteúdo
Igor Cardoso – Sócio-diretor de Planejamento
Vitor Duarte – Planejamento
Bruno Guimarães – Head de Criação
Gabriel Reis – Diretor de arte
Juliana Furtado – Redatora
Priscila Menezes – Gerente de mídia
Ralph Brito – Mídia
Rachel Cidaco – Diretora de Atendimento
Renata Príncipe – Gerente de Atendimento
Julia Garcia – Atendimento
Júlia Sobral – Growth
Ubiratã Oliveira – Produção
Fábio Haag – Exploração e Refino de Logotipo
Vinicius Amorim – Motion case

Time Cliente

Veja mais cases

Cases
Cases