PRÓ-FROTAS

Como preparar uma Startup para crescer de forma agile?

DESAFIO

A Pró-Frotas é uma startup da Ipiranga que trouxe para o mercado um jeito digital de gerir abastecimento, conectando empresas frotistas e postos em todo o território brasileiro. Como já nasceu 100% digital, a Pró-Frotas já havia investido na experiência de uso da plataforma.

Porém, próximo ao go-live, a startup ainda não tinha sua jornada de aquisição de cliente definidos. Além disso, com um time enxuto e muitos projetos simultâneos, a Pró-Frotas precisava reestruturar sua organização interna e ser ainda mais agile.

ESTRATÉGIA

Em um workshop co-criativo com a equipe da Pró-Frotas, mapeamos a jornada atual do cliente, identificando pontos de dor e projetos de melhorias. E para a implementação desses projetos, redesenhamos a estrutura interna da startup, que passou a trabalhar em squads seguindo princípios Lean, focado na necessidade do usuário mas sem perder de vista os objetivos do negócio.

Tudo isso com a participação dos usuários finais, através de coffee meetings com clientes e com o time interno, visitas e entrevistas com donos de postos de combustível, entre outros parceiros da Pró-Frotas. Além disso, realizamos entrevistas por telefone e via questionário online para validar as principais ideias por trás das propostas de melhoria detectadas no mapeamento da jornada atual do cliente.

Em um segundo momento, apresentamos a nova estrutura em squads à equipe e aplicamos um treinamento hands-on sobre metodologias ágeis, utilizando dinâmicas lúdicas com Lego, ferramentas de Design Thinking voltadas para inovação e uma oficina de Team Canvas.

RESULTADOS

Novos projetos para melhorar a jornada de aquisição de clientes foram criados, com detalhamento dos próximos passos, do time responsável, das medidas para superar possíveis impedimentos e, inclusive, dos KPIs a serem acompanhados em cada um deles.

Mais do que aprofundar seu conhecimento sobre o cliente final e sua jornada, a Pró-Frotas passou a atuar com um novo mindset, pronta para crescer de forma ágil e sem perder o foco no usuário.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Time Cliente

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