Tirolez

É saboroso alimentar o melhor de nós

Desafio

Em um mercado de queijos pulverizado e altamente competitivo, onde marcas locais e artesanais disputam espaço com gigantes multinacionais, a Tirolez já se consolidava como a preferida em São Paulo e no interior do estado. No entanto, a ausência de um líder nacional absoluto e a concorrência acirrada com outras marcas relevantes impulsionaram a empresa a buscar um novo patamar.

Alinhado ao seu planejamento estratégico e à necessidade de conectar sua identidade e proposta de valor às expectativas do consumidor, a Tirolez iniciou um ambicioso projeto de Branding.

O objetivo central é acelerar sua estratégia corporativa, conferir uma nova dimensão à sua presença de mercado, fortalecer o vínculo emocional com os consumidores e impulsionar o crescimento comercial da marca.

ESTRATÉGIA

A jornada de transformação da Tirolez começou com um diagnóstico extenso, passando por visitas técnicas às fábricas, entrevistas em profundidade com executivos e consumidores, grupos focais, pesquisa quantitativa e uma análise detalhada de mercado. ​

Enquanto a categoria se apoiava exclusivamente na tradição, qualidade e sabor, descobrimos na Tirolez algo muito poderoso: pessoas orgulhosas de fazerem parte de uma empresa que vai além de ser apenas uma fábrica de queijos. A Tirolez cultiva uma cultura que inspira mais do que produção, mas também aprendizado constante. Com um DNA inovador, a empresa também se destacou ao criar categorias como a de queijos light e produtos como os cremes de ricota e de queijo minas e, mais recentemente, o stick de mussarela.​

A paixão das pessoas da Tirolez por descobrir e aprender sobre queijos é evidente. O queijo, mais do que um produto, é um elo que conecta pessoas, dá vida a rituais e torna tudo mais saboroso. Assim, a Tirolez adotou como propósito a afirmação de que “é saboroso alimentar o melhor de nós”.​

Com base nesse propósito, construímos uma personalidade apaixonada, inventiva, dedicada e encorajadora. E uma experiência que se propõe a levar queijos para todos os gostos e ocasiões, aprimora rotinas e rituais, e constrói a jornada da queijologia. Essa jornada é como uma escola de saberes e sabores, que incentiva as pessoas a descobrirem e saborearem experiências novas que despertam o melhor de cada um.​

Toda a estratégia é sintetizada na tagline “melhor a cada queijo”. Essa frase inspira o aprimoramento pessoal, fala sobre fidelização ao mostrar a diversidade e amplitude do portfólio, fortalece a ideia de crescimento através de novas experiências e reforça a credibilidade e qualidade da Tirolez, desde os processos internos até a jornada de experiência do consumidor.​

MARCA

O desenho da marca foi refinado para eliminar os ruídos e excessos de efeitos gráficos presentes na faixa amarela característica da marca, que ganhou mais iconicidade e clareza visual, otimizando sua leitura e garantindo mais potência em suas aplicações. ​

Para o logotipo, foi desenhado uma nova tipografia com uma personalidade mais marcante e única, sem perder o reconhecimento da marca original.​

Através de um trabalho minucioso em conjunto com o estúdio de ilustração Mascoteria, atualizamos o desenho do mascote presente na marca, saindo de uma ilustração bidimensional para para um acabamento tridimensional, mais moderno e maduro, mantendo o carisma natural do personagem.​

UNIVERSO VISUAL

Nos baseamos nos cortes geométricos dos queijos para criar grafismos e padronagens inspirados nos ornamentos típicos tiroleses.

O arco presente na faixa da marca dá origem a uma Master Shape versátil que potencializa as aplicações da marca nas embalagens. As cores principais vermelho, amarelo e azul se mantém e ganham uma paleta complementar viva e funcional, ajudando a organizar o vasto portifólio de produtos da marca.

A tipografia do universo foi pensada para refletir a energia e o conhecimento do arquétipo da marca, o sábio, equilibrando sofisticação e modernidade. A fotografia explora o sensorial dos queijos para criar um visual que convida à experimentação.​

UNIVERSO VERBAL

A voz da marca expressa toda nossa paixão e sabedoria por nossos produtos. Quando o assunto é queijo, somos verdadeiros poetas do dia a dia. Inspiramos as pessoas a se conectarem com os mais diferentes sabores ressaltando detalhes e encorajando a exploração dos sentidos em metáforas que dão água na boca.

Unindo criatividade e prática pra mostrar os hábitos do cotidiano e os rituais que aprendemos com o público. ​

Ficha Técnica

Time Ana Couto

LIDERANÇA: Ana Couto (CEO) e Napoleon Fujisawa (Sócio-Diretor de Marca) 

 

TIME ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO ESTRATÉGICO: Larissa Nascimento e Raíssa Torres 

 

TIME GROWTH: Carol Sá, Luiz Felippe Netto e Fernando Rocco  

 

TIME DE ESTRATÉGIA: Isabella Herdy, Marcela Deliza e Thales Balbino 

TIME DESIGN: Rafael Torres, Johnny Brito, Stephanye Parraga e Igor Oliveira 

TIME CONTEÚDO: Amanda Cinelli e Marcela Bomfin 

TIME PESQUISA: Rodrigo Scherrer e Augusto Bitencourt 

TIME PRODUÇÃO: João Braz, Rosana Oliveira e Tah Kim  

Refino Tipografico: Fabio Haag

ESTÚDIO 3D: Mascoteria  

Time Cliente

APROVAÇÃO CLIENTE: Cícero Hegg, Carlos Hegg, Roberto Hegg, Luiza Hegg, Rodrigo Mainieri, Maria Flávia, Cynthia Marques, Rebeca Couto, Geraldo Manjella, Fabio Coelho, Denise Pacheco, Beatriz Gonçalves e Guilherme Silva.  

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