ESTRATÉGIA
A jornada de transformação da Tirolez começou com um diagnóstico extenso, passando por visitas técnicas às fábricas, entrevistas em profundidade com executivos e consumidores, grupos focais, pesquisa quantitativa e uma análise detalhada de mercado.
Enquanto a categoria se apoiava exclusivamente na tradição, qualidade e sabor, descobrimos na Tirolez algo muito poderoso: pessoas orgulhosas de fazerem parte de uma empresa que vai além de ser apenas uma fábrica de queijos. A Tirolez cultiva uma cultura que inspira mais do que produção, mas também aprendizado constante. Com um DNA inovador, a empresa também se destacou ao criar categorias como a de queijos light e produtos como os cremes de ricota e de queijo minas e, mais recentemente, o stick de mussarela.
A paixão das pessoas da Tirolez por descobrir e aprender sobre queijos é evidente. O queijo, mais do que um produto, é um elo que conecta pessoas, dá vida a rituais e torna tudo mais saboroso. Assim, a Tirolez adotou como propósito a afirmação de que “é saboroso alimentar o melhor de nós”.
Com base nesse propósito, construímos uma personalidade apaixonada, inventiva, dedicada e encorajadora. E uma experiência que se propõe a levar queijos para todos os gostos e ocasiões, aprimora rotinas e rituais, e constrói a jornada da queijologia. Essa jornada é como uma escola de saberes e sabores, que incentiva as pessoas a descobrirem e saborearem experiências novas que despertam o melhor de cada um.
Toda a estratégia é sintetizada na tagline “melhor a cada queijo”. Essa frase inspira o aprimoramento pessoal, fala sobre fidelização ao mostrar a diversidade e amplitude do portfólio, fortalece a ideia de crescimento através de novas experiências e reforça a credibilidade e qualidade da Tirolez, desde os processos internos até a jornada de experiência do consumidor.

MARCA
O desenho da marca foi refinado para eliminar os ruídos e excessos de efeitos gráficos presentes na faixa amarela característica da marca, que ganhou mais iconicidade e clareza visual, otimizando sua leitura e garantindo mais potência em suas aplicações.
Para o logotipo, foi desenhado uma nova tipografia com uma personalidade mais marcante e única, sem perder o reconhecimento da marca original.
Através de um trabalho minucioso em conjunto com o estúdio de ilustração Mascoteria, atualizamos o desenho do mascote presente na marca, saindo de uma ilustração bidimensional para para um acabamento tridimensional, mais moderno e maduro, mantendo o carisma natural do personagem.





UNIVERSO VISUAL
Nos baseamos nos cortes geométricos dos queijos para criar grafismos e padronagens inspirados nos ornamentos típicos tiroleses.
O arco presente na faixa da marca dá origem a uma Master Shape versátil que potencializa as aplicações da marca nas embalagens. As cores principais vermelho, amarelo e azul se mantém e ganham uma paleta complementar viva e funcional, ajudando a organizar o vasto portifólio de produtos da marca.
A tipografia do universo foi pensada para refletir a energia e o conhecimento do arquétipo da marca, o sábio, equilibrando sofisticação e modernidade. A fotografia explora o sensorial dos queijos para criar um visual que convida à experimentação.
UNIVERSO VERBAL
A voz da marca expressa toda nossa paixão e sabedoria por nossos produtos. Quando o assunto é queijo, somos verdadeiros poetas do dia a dia. Inspiramos as pessoas a se conectarem com os mais diferentes sabores ressaltando detalhes e encorajando a exploração dos sentidos em metáforas que dão água na boca.
Unindo criatividade e prática pra mostrar os hábitos do cotidiano e os rituais que aprendemos com o público.

