



ESTRATÉGIA
Um propósito claro emergiu do nosso processo: fazer da justiça uma realidade possível.
Para Justiça Global o mundo perfeito seria o que a organização se mostrasse desnecessária, mas a realidade é que temos muito trabalho pela frente. E a instituição trabalha diariamente pela possibilidade de viver uma realidade mais justa para todos.
Com personalidade obstinada, leal, corajosa e estratégia, alinhamos traços já existentes na organização e nas pessoas que dela fazem parte, aflorando o olhar estratégico. Pois com tanta injustiça no país, é preciso ter clareza dos objetivos e inteligência para fazer escolhas para ganhar lutas efetivas.
Com diretrizes de atuação, demos clareza ao papel e trabalho que Justiça Global deve garantir: sua expertise deve direcionar mudanças; transparência e acessibilidade para que suas informações cheguem para além do campo; escuta ativa para fortalecer parcerias e sua atuação em rede; processos que fortalecem troca de saberes entre as margens, centros e global.
A tag síntese do do posicionamento escolhida foi “lutas locais, caminhos globais”. Alinhado com sua voz e forma de agir, a frase evidência a ação local, junto e presente nos territórios, ao mesmo tempo que remete à sua ação abrangente. A repetição de “Global” do nome com “globais” da tag foi consciente para marcar sua maior força – levar injustiças nacionais aos olhos do mundo.




CRIAÇÃO
Para dar materialidade à estratégia, criamos uma marca contundente, um símbolo que expressa força, atuação local/global, coletividade, suporte e colaboração. As linhas, que apontam ou se expandem a partir do centro, indicam a atuação da Justiça Global: do Brasil, do Sul Global, para o mundo. Projetamos uma marca que seja bandeira de todas as lutas encampadas pela organização e que pode ser apropriada por todos que por ela sintam-se representados.
O ângulo de 23,5 graus de inclinação do globo terrestre está presente no logotipo e no universo visual de Justiça Global, conferindo tensão visual e propriedade à comunicação da marca. Uma série de tramas circulares foi criada para interagir com o logotipo, construindo o discurso de atuação plural da organização e compondo uma visualidade dinâmica e expressiva. A paleta de cores harmoniza cores quentes e frias, derivadas das complementares vermelho e verde, todas em tons humanos e naturais. As imagens utilizadas buscam expressar a realidade das pessoas representadas pela organização, criando uma mistura poderosa entre luta e esperança. A tipografia complementa o universo visual trazendo destaque para falas reais e mensagens de empoderamento, que por vezes vem acompanhada de gráficos proprietários e números que precisam causar impacto proporcional a sua importância.




