Justiça Global

lutas locais, caminhos globais

Desafio

Justiça Global é uma instituição que atua desde 1999 na defesa dos direitos humanos. Através de cinco estratégias principais: litigância, pesquisa e documentação, formação, comunicação e advocacy, a organização denuncia direitos violados, garante direitos para defensores e vítimas de violações, influencia a formulação de políticas públicas e impulsiona o fortalecimento de instituições democráticas.  

Ao longo dos seus mais de 20 anos de ação em rede, articulando nas esferas público e privada, com dezenas de organizações e impactando centenas de vidas, Justiça Global se tornou reconhecida principalmente por sua atuação internacional. Com conquistas e resultados efetivos para violados e na criação e implementação de políticas públicas, se tornou um dos principais nomes da defesa dos direitos humanos no Brasil, com reconhecimento e notoriedade. 

Nosso desafio era construir uma marca à altura da sua história que alinhasse sua visão de futuro de forma estratégia. Como construir uma marca que traduza sua potência e expanda seu reconhecimento para além do campo de atuação?  

Direitos humanos são direitos para todos, mas em um cenário nacional onde o termo foi apropriado e distorcido, é fundamental que uma instituição do tamanho e com o reconhecimento de Justiça Global ganhe visibilidade nessa luta.

ESTRATÉGIA 

Um propósito claro emergiu do nosso processo: fazer da justiça uma realidade possível.  

Para Justiça Global o mundo perfeito seria o que a organização se mostrasse desnecessária, mas a realidade é que temos muito trabalho pela frente. E a instituição trabalha diariamente pela possibilidade de viver uma realidade mais justa para todos. 

Com personalidade obstinada, leal, corajosa e estratégia, alinhamos traços já existentes na organização e nas pessoas que dela fazem parte, aflorando o olhar estratégico. Pois com tanta injustiça no país, é preciso ter clareza dos objetivos e inteligência para fazer escolhas para ganhar lutas efetivas.  

Com diretrizes de atuação, demos clareza ao papel e trabalho que Justiça Global deve garantir: sua expertise deve direcionar mudanças; transparência e acessibilidade para que suas informações cheguem para além do campo; escuta ativa para fortalecer parcerias e sua atuação em rede; processos que fortalecem troca de saberes entre as margens, centros e global.  

A tag síntese do do posicionamento escolhida foi “lutas locais, caminhos globais”.  Alinhado com sua voz e forma de agir, a frase evidência a ação local, junto e presente nos territórios, ao mesmo tempo que remete à sua ação abrangente. A repetição de “Global” do nome com “globais” da tag foi consciente para marcar sua maior força – levar injustiças nacionais aos olhos do mundo. 

CRIAÇÃO 

Para dar materialidade à estratégia, criamos uma marca contundente, um símbolo que expressa força, atuação local/global, coletividade, suporte e colaboração. As linhas, que apontam ou se expandem a partir do centro, indicam a atuação da Justiça Global: do Brasil, do Sul Global, para o mundo. Projetamos uma marca que seja bandeira de todas as lutas encampadas pela organização e que pode ser apropriada por todos que por ela sintam-se representados. 

O ângulo de 23,5 graus de inclinação do globo terrestre está presente no logotipo e no universo visual de Justiça Global, conferindo tensão visual e propriedade à comunicação da marca. Uma série de tramas circulares foi criada para interagir com o logotipo, construindo o discurso de atuação plural da organização e compondo uma visualidade dinâmica e expressiva. A paleta de cores harmoniza cores quentes e frias, derivadas das complementares vermelho e verde, todas em tons humanos e naturais. As imagens utilizadas buscam expressar a realidade das pessoas representadas pela organização, criando uma mistura poderosa entre luta e esperança. A tipografia complementa o universo visual trazendo destaque para falas reais e mensagens de empoderamento, que por vezes vem acompanhada de gráficos proprietários e números que precisam causar impacto proporcional a sua importância. 

Ficha Técnica

Time Ana Couto

ATENDIMENTO: DANILO JESUSLÍDER

CLIENTE: NAPOLEON FUJISAWALÍDER

PROJETO: ISABELLA

HERDYTIME: MARCELA DELIZA, YGOR SOBESI, AMANDA CINELLI, JOHNNY BRITO E CECILIA SCHIAVO

PRODUÇÃO: JOÃO BRAZ

GROWTH: JULIA SOBRAL

Time Cliente

.

Veja mais cases

Cases
Cases