Clickbus

Desafio

Desde 2013, a ClickBus facilita a vida de quem viaja de ônibus: a marca é o maior marketplace de passagens de ônibus do Brasil devido à sua grande quantidade de rotas e destinos. Seu pioneirismo provocou mudanças significativas em um setor que ainda tem 70% dos passageiros comprando no guichê da rodoviária.

Com o avanço do mercado de viagens pós pandemia, preços altos de passagens aéreas e muitos novos entrantes, era o momento de rever o branding e garantir o crescimento do negócio com liderança, sem deixar de se conectar com consumidores e nas relações B2B.

Estratégia

Depois de um extenso diagnóstico, entendemos que ainda há desconfiança por parte do consumidor para comprar passagens on-line e que também há uma grande dor durante sua jornada depois da compra. Fato é que viajar de ônibus pode ser muito mais seguro, mais confortável, mais leve. 

Junto com os insights do diagnóstico, nos aprofundamos na estratégia corporativa de crescimento da ClickBus. E entendemos que seu frame de referência, a partir de sua capacidade de entrega de soluções inovadoras para seus públicos, deveria evoluir de marketplace de passagens para plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros. Com este modelo, a ClickBus também tem participação mais ativa na jornada do consumidor e, ao orquestrar seu ecossistema, consegue responder às dores que identificamos dos públicos. 

Para mais diferenciação e reconhecimento de líder em um mercado com códigos comuns e linguagem jovem e fun, construímos uma personalidade cativante, inclusiva e inovadora, que traz mudanças significativas para o segmento como um todo.

ClickBus deixa claro seu impacto no mundo quando assume o propósito de viabilizar momentos únicos​ e transformadores viajando de bus​, ajudando a resolver a experiência, oferecendo momentos memoráveis e trazendo uma percepção melhor sobre a viagem de ônibus.

Criação

Alguns códigos construídos de ClickBus já eram fortes e deveriam ser evoluídos para a nova marca e toda identidade visual e verbal.  

A intenção é que a marca atue como uma plataforma que permite interação com múltiplos conteúdos, sem competir com eles. O símbolo remete a um ônibus que liga um ponto a outro, e também a dois olhos que representam as memórias das viagens. A nova marca traz mais impacto e dinamismo, ao mesmo tempo em que melhora sua performance e ganha uma personalidade carismática. 

A cor roxa ganha ainda mais protagonismo, com visual mais limpo e moderno sem perder o carisma.  

Todo o restante do universo visual corrobora para construir esta marca diferenciada e icônica, remetendo ao Brasil e seus destinos de uma forma leve, mas avançando além da jornada de compra de passagens em si.  

ClickBus é cativante, inovadora, inclusiva e impulsionadora. A intenção do Universo Verbal é tornar estes atributos comportamentos de fala, com consistência. Assim, construímos os tons de voz “Leva com carisma”, jeito de falar descontraído que revela o encanto das jornadas pelo Brasil; “Fala em transformação”, mais informativo e que comunica os diferenciais da marca e o “Chama todo mundo”, tom envolvente e convidativo feito pra dialogar com as diferentes realidades dos viajantes.
Junto, nos apropriamos do “click” como um recurso inteligente, transmitindo a ideia de mudança de estado no contexto, o insight de uma escolha correta. Daí, surgem expressões verbais como “Bora carnavalizar em Ouro Preto. Viagens partindo de Beagá com Click”; Muitas horas no guichê viraram poucos clicks no app” e “Mochilão, reunião ou showzão: ClickBus é pra todo destino” que tangibilizam na voz uma marca bem-humorada, solucionadora e cheia de brasilidade. 

Comunicação

Para dar vida a nossa estratégia e mostrar a transformação que viajar pode trazer, partimos da realidade de cada público.

Na segmentação de clusters de comunicação, contemplamos desde as pessoas que não viajam de ônibus até os mais engajados com a compra de passagens on-line, e consideramos também empresas de viação e outros parceiros de viagem. 

Para todos eles, Clickbus se destaca. Por isso definimos como diferenciais: na hora de planejar, possui mais destinos, rotas e horários. Na hora de comprar, a praticidade de resolver tudo em um click. E na hora de viajar, o conforto de ir tranquilo, sem preocupações, além de impulsionar os negócios de seus parceiros com tecnologia e soluções de gestão. 

Sendo a única com tantos destinos no Brasil e facilitando o acesso a viagens de ônibus, destacamos como toda viagem pode ser transformadora, e assumimos experiências de brasilidade e o lifestyle do viajante como territórios estratégicos, junto ao território de inovação, relacionado a como as viagens de ônibus podem ser uma experiência de ponta. 

Isso faz ainda mais sentido num contexto em que o brasileiro deseja voltar a viajar, conhecer mais o Brasil, mas está preocupado com o custo de viajar. Além disso, quando a categoria se comunica, restringe as viagens a um momento de férias, com início, meio e fim, mas não do que acontece com o viajante: experiências que transformam a vida, aconteçam elas durante as férias ou quaisquer outras viagens: para encontrar a família, para um compromisso em outra cidade, para mudar de endereço. 

Por isso, nossa narrativa precisava valorizar mais do que o destino turístico da viagem. O mais importante é quem somos depois de viajar, afinal, quando viajamos acontecem muitas transformações em nossas vidas. E assim, não somos mais os mesmos: receio vira coragem, visita vira morada, distância vira encontro, acaso vira família. 

Dessa forma, pra sintetizar a proposta de valor de Clickbus, chegamos à tagline “Viajar muda a gente” – expressão que faz parte da vida de quem gosta de pôr o pé na estrada. Aqui, significa dizer que transformamos o jeito de viajar para o segmento e para os passageiros, enquanto incentivamos todos a viverem as transformações que toda viagem proporciona. 

Para materializar essas transformações na comunicação, aproveitamos um recurso muito familiar para os viajantes: os campos de partida e destino nas plataformas de viagens, mas indo além do geográfico nas origens e destinos. Focamos no estado de vida das pessoas, que vai “de solteiro – para casadíssimo”, “de pré-vestibulando – para calouro”, “de mineiro de nascença – para carioca de coração”, transformados depois de uma viagem. 

Com o objetivo de ampliar o alcance dessa mensagem, a estratégia de mídia e conexões seguiu as premissas de conectar ClickBus a parceiros que tornam a experiência de viagem mais transformadora (streamings, clubes gastronômicos), explorar meios digitais com segmentação inteligente, considerando estilo do viajante, momento de vida e comportamento de compra e aproveitar meios tradicionais, como a televisão, para alavancar awareness do novo posicionamento. 

Ficha Técnica

Time Ana Couto

LIDERANÇA ESTRATÉGICA:
Ana Couto – CEO

TIME ESTRATÉGIA:
Luiza Cortoni – Gerente de estratégia
Thales Balbino – Estrategista

TIME ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO ESTRATÉGICO:
Fernando Rocco – Gerente de Atendimento

TIME DESIGN:
Rafael Torres – Sócio Diretor de Design
Lukas Arujo – Designer
Kauan Miranda – Motion

TIME CONTEÚDO:
Lucas Moura Figueira – Conteúdo

TIME PLANEJAMENTO:
Igor Cardoso – Sócio Diretor de Planejamento
Luisa Moura – Planejamento

TIME MÍDIA:
Priscila Menezes – Gerente de Mídia e Conexões
Ralph Brito – Mídia

TIME CRIAÇÃO:
Julio Rodrigues – Diretor de Arte
Juliana Furtado– Redação

Time Cliente

COMITÊ APROVADOR CLIENTE:
EXECUTIVO –
Phillip Klien (CEO)
Rodrigo Polacco (CPOO)
Diego Roiuk (Diretor de Produto)
Luis Pradenas (Diretor de Estratégia)
Elbert Leonardo (VP Comercial)
Gustavo Reis (Diretor de Mkt e Growth)

TIME GERAL –
Thais Moreira (Storytelling)
Tamara Gericke (Planejamento)
Gabriel Gazoli (Mídia)
Wellington Silva (Criação)
Elbert Merlim (Criação)
Victor Zamur (Criação)
Mariana Salem (Criação)

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