AMERICANAS MARKETPLACE

Abrindo todas as portas pro seu negócio.

DESAFIO

O cenário dos marketplaces é tomado por grandes e já tradicionais competidores, referências para o mercado, e vive, nos últimos anos, um significativo crescimento. Nesse contexto, há uma multiplicação de novos entrantes que, buscando sua parcela de participação no mercado, assumem posturas agressivas perante a concorrência.

Americanas Marketplace, como detentora de algumas das marcas mais significativas do segmento, porém passando por um momento de mudança de nome, precisa garantir a preferência de sua base de parceiros e se consolidar como marketplace prioritário daqueles que ainda não estão presentes em nenhum, além de se fortalecer como marketplace mais vantajoso para aqueles que estão presentes em mais de um.

Para conquistar essa posição, por sua vez, é necessário ser o marketplace que oferece a melhor estrutura para todo nível de maturidade de negócio dos parceiros, dando suporte a quem está vendendo online pela primeira vez e oferecendo soluções a quem já tem uma operação complexa estabelecida.

Mas como assumir esse papel sem parecer arrogante ou distante dos parceiros?

Desenvolvemos uma proposta integrada de marca, negócio (experiência) e comunicação, que precisava destacar a proximidade e a relação existente entre Americanas e os parceiros, ao mesmo tempo em que deixava clara a amplitude e a o nível de excelência de sua oferta para eles.

MANIFESTO AMERICANAS MARKETPLACE

ESTRATÉGIA

Em um trabalho full service, desenvolvemos o rebranding, universo verbal e visual, estratégia de experiência e comunicação integrada.

Para a jornada ideal, fizemos uma imersão conversando com parceiros de diferentes perfis, além de pesquisa quantitativa e análise de materiais existentes. Esta etapa também contou com o mapeamento de personas e da jornada atual, seguido de um workshop de cocriação, resultando na entrega da jornada ideal dos parceiros, de um one page de experiência com os possíveis Brand Moments e de projetos para implementação da jornada desenvolvida.

A partir disso, para o lançamento da nova marca Americanas Marketplace, destacamos o impacto de seus serviços para quem os utiliza, sejam esses pequenos empreendedores ou grandes negócios. E nosso insight veio de todas as oportunidades que surgem dessa parceria: “Americanas Marketplace abre todas as portas”.

Com o propósito de “somar tudo que há de bom para melhorar a vida das pessoas”, surgem várias possibilidades de fazer o seu negócio ir mais longe,? seja com as múltiplas bases de clientes (Americanas, Submarino, ShopTime, dentre outras), com os programas de capacitação ou com a rede de soluções e logística que estrutura os negócios, de forma que os parceiros encontram um caminho aberto para melhor atender os seus clientes.

Queremos que essas oportunidades sejam claras para todos que querem vender no Brasil, possibilitando o sucesso em suas vendas online e a prosperidade de seus negócios. É o momento de concretizar a estratégia em uma comunicação que apresente Americanas Marketplace e todas as possibilidades existentes para quem faz parte desse ecossistema.

ABRINDO TODAS AS PORTAS PRO SEU NEGÓCIO

CRIAÇÃO

Partindo da Brand Idea “Abrindo todas as portas pro seu negócio”, criamos um vídeo manifesto para o momento da virada da marca, em setembro de 2021, veiculado nos meios digitais. Nele, destacamos o novo posicionamento da marca, retratando Americanas Marketplace como alguém que sabe dos desafios dos seus parceiros e que está ao lado deles em todas as etapas, impulsionando e transformando seu potencial em resultados.

A campanha usa como ícone o “&”, com a intenção de mostrar os diversos benefícios que se somam ao escolher a plataforma: vender os produtos em vários sites ao mesmo tempo, soluções de ponta a ponta pro negócio, acompanhamento desde a criação da loja até o pós-venda, capacitação com acesso gratuito a conteúdos exclusivos feitos por especialistas, entre outros. Além disso, consolida as novas cores, rosa e roxo, e a assinatura “Somar pro seu negócio ir mais longe”.

Em janeiro de 2022, apresentamos a segunda fase da comunicação, com filme nas versões de 30” e 15” e peças para redes sociais. No filme de 30”, vemos uma empreendedora trabalhando em cenários lúdicos que representam sua loja. A câmera atravessa cada cenário por meio de um “&”, que funciona como uma porta aberta, revelando a personagem e como os diferenciais do marketplace se somam no seu dia a dia.

A campanha integra ainda parcerias com podcasts e influenciadores, além de DOOH, produção de conteúdo para revistas e portais segmentados e eventos digitais com convidados e especialistas do segmento.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Time Cliente

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