SPATEN

Desafio

Uma marca que nasceu em Munique em 1397, e inaugurou o estilo Munich Helles, Spaten atravessou o tempo. No Brasil o desafio era lançar uma marca líder para conquistar o mercado core plus (topo do mainstream). O público é claro: pessoas que estão dispostas a experimentar novidades, tem share of pocket, mas não para pagar por marcas premium em todas as ocasiões de consumo, que valorizam o sabor, mas sem profundo entendimento cervejeiro, e que bebem em grandes quantidades.

Pode uma marca de 700 anos se conectar com este público? O medieval pode ser moderno? Sim. Essa marca acredita que em um mundo em constante mudança é preciso estar bem na fita sem contrariar princípios e valores, por isso Spaten é sempre a escolha certa.

O desafio era criar um universo  consistente com a história de Spaten e diferenciador para o futuro da marca para a partir dele. Para isso era preciso desenvolver o universo visual e verbal com assets fortes e proprietários para marcar presença no mercado.

ESTRATÉGIA

A cerveja possui diferenciais funcionais claros: em um mercado cercado pelas Pilsners, ela inaugura o Munich Helles. Spaten equilibra sabor e aromas, é reconhecida por seu amargor suave, refrescante e leve. Mas uma cerveja alemã com mais de 600 anos tem muito mais a contar, Spaten atravessa o tempo.

“Apurar o seu lado admirável” foi o propósito fio condutor. “Apurar” significa aperfeiçoar e aprimorar: pessoas, qualidades e verdades através do tempo. Quanto mais tempo passa, mais apurado fica. Enquanto “o seu lado admirável” traz o que cada um tem de melhor. Não é sobre esconder o lado ruim, é sobre sair do comum.? Assim, com uma frase que remete ao universo da bebida, degustação e paladar, trouxemos uma ação com atitude para a marca, que tem o potencial de se desdobrar em experiência e negócios. Spaten torna pessoas, produtos e lugares mais admiráveis.

Com clareza do benefício emocional do produto: dar confiança ao se destacar por fazer as escolhas certas, desenvolvemos uma marca ruler, segura de si, interessante e com atitude, autoridade de quem entende e com essência atemporal.

CRIAÇÃO

“Apurar o seu lado admirável” foi o que guiou e deu consistência a toda história de Spaten. Este propósito conceituou o princípio de design, o Neomedieval sob o filtro da precisão alemã. As geometrias, as flâmulas, os metais reinterpretados com escala, ritmo e sínteses contemporâneas. Valorizamos o verde, o off-white e os frisos dourados que entregam o premium, combinando com a limpeza e precisão do contemporâneo. Criamos a partir do logo, a Spaten Sans, uma tipografia que atravessa o tempo ao variar contrastes do clássico ao contemporâneo. Redesenhamos o brasão com caráter épico na icônica pá que remete a sua origem.

Nas imagens valorizamos uma luz heroica. Elementos criados com lógica, refino e equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, compatível com uma marca que atravessa o tempo.

Já a construção do Universo Verbal surge para sustentar criativamente o propósito e dar sentido prático aos atributos da sua personalidade autêntica, atemporal, proprietária e interessante. Spaten fala de uma forma alegre, segura e encantadora, usando os códigos linguísticos que remetam à estas atitudes de voz, se apropriando também de expressões que reforcem seu apelo histórico, festivo e confiante.

Evocamos, através das palavras e do jeito de falar, a sabedoria da marca que foi testemunha e protagonista de diversos marcos históricos e que soube atravessar muito bem os séculos, vivendo o presente de cada momento.

Os recursos verbais surgem para compartilhar experiências e celebrações de forma envolvente, trazendo as manhas que só uma cerveja contadora de histórias tem para entreter os seus ouvintes: narrar eventos fenomenais e inusitados com vocabulário que nos transporta à mesa do bar, decorando a fala com riqueza de detalhes e a emoção certa, dando sabor ao clímax de cada prosa.

Esta é a receita criativa para uma marca que apura o lado admirável de cada um poder se expressar de forma proprietária.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Danilo Cid-Sócio VP Criação

Rafael Torres-Dir. Design

Kauan Miranda – Motion Designer

Julia Garcia-Atendimento

Luiza Cortoni-Gte. Estratégia

Isabella Herdy-Estrategista

Gabriel Martoni-Designer Gráfico

Fernando Contato-Dir. Arte

Lucas Figueira-Redator

Julia Sobral-Dir. Growth

João Braz- Produtor

Allesandra Dias-Artefinalista

Time Cliente

Pedro Adamy-Dir. Marketing

Peter De Albuquerque-Head Cultura e Criatividade

Joice Carvalho-Head Marketing

Gabriela Sebba-Esp. Marketing

3D – Nelson Guimarães

TIPOGRAFIA: Fabio Haag

SHOOTING: Draftline Studios

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