PRONTO PARA ELEVAR O VALOR DA SUA MARCA?

FIA

Saber para agir, agir para impactar

Desafio

AFIA Business Schoolenfrentava o desafio dereafirmar sua relevância e identidade em um mercado de educação executiva cada vez mais competitivo e digitalizado. Apesar de sua tradição de 45 anos e da reputação consolidada como uma das melhores escolas de negócios do Brasil, a marca apresentavabaixo reconhecimento entre novos públicosefalta de clareza em sua proposta de valor, com múltiplas frentes — educação, consultoria e pesquisa — comunicando-se de forma desconectada. O objetivo do projeto foitraduzir o legado acadêmico e a excelência técnica da FIA em uma marca contemporânea, inspiradora e global, capaz de conectar tradição e inovação sob uma mesma narrativa. 

ESTRATÉGIA

O reposicionamento estratégico completo foi ancorado no propósito “Saber para agir, agir para impactar”, que reconecta o conhecimento à prática. A nova identidade apresenta a FIA Business School como marca-mãe unificada, integrando suas diferentes áreas de atuação e simplificando a arquitetura de portfólio.

A estratégia reposiciona a FIA como uma escola de negócios que transforma teoria em impacto real, orientada pelo arquétipo do Mago, que simboliza sabedoria e transformação. O resultado é uma marca profunda, realizadora, instigante e acolhedora, com uma narrativa única — sintetizada na tagline “Quem sabe lidera” — que traduz o papel da FIA como ponte entre academia e mercado, entre o saber e o fazer.  

MARCA E PLATAFORMA CRIATIVA

O rebranding da FIA Business School nasce para traduzir a força do conhecimento em atitude. Uma marca moderna, racional e humana, que reflete o novo olhar de liderança da instituição, aquele que ilumina caminhos e transforma conhecimento em impacto. 

A nova marca parte de uma estrutura lógica e coerente, reverenciando o passado nas bordas arredondadas e unindo todas as letras por um fio condutor, símbolo da troca constante entre teoria e prática. 

Guiado pelas expressões criativas a luz que clareia, a lógica que encaixa e o fio condutor, o universo visual expressa clareza, profundidade e conexão. A paleta de verdes amplia a versatilidade e renova o território da marca, enquanto a fotografia reforça o protagonismo humano e a transformação que nasce do saber. 

O universo verbal traduz o impacto da liderança. Mostrando que FIA traz a teoria na prática com a força de quem sabe liderar, os tons refletem essa relação de causa e efeito em expressões cheias de atitude e confiança: “Estudar aqui e liderar onde quiser”, “Pra abrir portas e fechar negócios”, “O que a gente reflete em sala vai pro mundo” e “O saber pôr em prática. 

EXPERIÊNCIA

A partir da evolução da nova plataforma de branding da FIA Business School, aprimoramos toda a experiência da marca, tanto para alunos quanto para clientes de consultoria.  

Mapeamos personas e jornadas, identificando dores, barreiras e pontos de fricção ao longo de cada etapa da relação. Em um processo cocriativo com o time da FIA Business School, redesenhamos a jornada ideal, estruturando momentos, mensagens-chave e pontos de contato que serviram de base para o planejamento de comunicação. 

Identificamos a oportunidade de construir uma jornada cíclica e conectada, que vai além do fim do curso ou do projeto de consultoria.  

A experiência agora integra alunos e empresas, fortalecendo vínculos duradouros e formando um ecossistema de aprendizado e troca contínua, capaz de conectar quem está perto e quem está longe. 

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Liderança Estratégica: 

Fernanda Galluzzi – Sócia e VP
   

Atendimento e Relacionamento Estratégico: 

Samanta Fonseca – Líder de Relacionamento
Anne Ashimine – Relacionamento 

 

Estratégia e Criação: 

Isabella Herdy – Gerente de Estratégia  

Tomás Backheuser – Estratégia 

Marcela Bomfin – Conteúdo 

Gabriel Martoni – Líder de Design 

Gustavo Faria – Design e Motion Design 

Felipe Garcia – Motion Design 

Nathalia Bertozzi – UX Designer  

Gabriel Holmes – UX Designer  

Time Cliente

Roberto Sbragia – Presidente
Isis Koelle – Consultora de Marketing  

Alexandra Venancio – Gerencia de MKT e Relacionamento  

Maurício Jucá – Diretor de Educação  

Eduardo Savarese – Diretor de Consultoria & Pesquisa  

Fábio Ogawa – Diretor Administrativo & Financeiro 

Veja mais cases

Cases
Cases