PRONTO PARA ELEVAR O VALOR DA SUA MARCA?

Consul

Casa com Brasil

Desafio

Consul nasceu dentro das casas brasileiras. Esteve nos churrascos de domingo, nas feijoadas em família, no samba improvisado no quintal. Democratizou a primeira geladeira do país, fez parte das conquistas da classe média e cresceu junto com milhões de lares. 

Mas, ao longo do tempo, Consul passou a ser reconhecida só pelo que fazia — eletrodomésticos acessíveis — e não pelo que significava na vida das pessoas. Mesmo com uma presença massiva nos lares brasileiros, seu posicionamento ficou ancorado em produto e o “Bem Pensado” reforçou uma relação racional e pouco emocional. 

 

ESTRATÉGIA

Após uma investigação profunda — ouvindo consumidores, mergulhando na cultura brasileira e revisitando a sua história — entendemos que Consul é a marca que valoriza as conquistas, torna a casa um lugar mais fácil para o dia a dia e mais gostoso para a família. Desde a primeira geladeira fabricada no Brasil até as inovações pensadas para a praticidade e economia, Consul sempre esteve presente. 

Assumimos o propósito que traduz esse papel no mundo: Consul existe para os brasileiros poderem mais. E com esse propósito, nasce a nova promessa da marca: Consul está com você, facilitando seu corre e valorizando suas conquistas.  

Consul conhece o brasileiro porque nasceu dentro das casas do país. É a marca que sabe do papel do eletrodoméstico na vida das pessoas e do tempo em família, do espaço para receber os amigos, da conquista em viver melhor. 

É uma marca que fala de igual para igual, sem formalidades. Facilita e acolhe. Está sempre junto, no que der e vier. Uma personalidade bem brasileira — raiz, calorosa, criativa e responsa e que traduz a sua intimidade com os brasileiros em sua proposta de valor e experiência. Uma marca que entende as pessoas e respeita o bolso, que inova e cria produtos intuitivos pensados para os brasileiros e propõe soluções para diferentes lares, com tamanho e design que deixa a casa ainda mais bonita.  

A nova narrativa da marca traduz essa verdade: a gente faz com que todo mundo possa mais. Porque quando a rotina flui, a vida flui junto. 

PLATAFORMA CRIATIVA

Com 75 anos de história, a Consul segue evoluindo ao lado dos brasileiros, traduzindo visualmente tudo aquilo que faz parte da nossa rotina e da nossa identidade. A plataforma criativa nasce para celebrar esse legado de confiança e proximidade, representando o espírito de um Brasil que conquista com esforço, alegria e criatividade. 

Inspirada em ícones da nossa cultura, como as fitas do Bonfim, as serpentinas carnavalescas, as listras dos toldos e sacolas de feira e os guarda-sóis e cadeiras de praia, a identidade se constrói a partir destes elementos que atravessam gerações e continuam presentes no cotidiano do brasileiro. Cada faixa e cada cor contam histórias de um país que valoriza o que é simples, alegre e funcional. 

As listras e as fitas compõem os elementos gráficos do visual, evoluindo desde formas mais soltas e leves até composições mais estruturadas e geométricas. As fitas representam o movimento, a fluidez e a conexão com a vida real, gestos vivos que se entrelaçam. Já as listras nascem dessa mesma lógica, traduzindo o mesmo espírito em escala e ritmo, criando fundos vibrantes e versáteis que reforçam o caráter pop e cotidiano da marca.  

O resultado é uma estética raiz e moderna, que se reconhece no sorriso, na cor e no gesto do brasileiro. 

Esse imaginário influencia também o seu jeito de falar. Consul entende o brasileiro como ninguém: são décadas em nossos lares, conhecendo de perto as lutas e belezas. Essa foi a inspiração para encontrar uma linguagem que conversasse com a diversidade de brasileiros, com consistência e carisma. Sua voz reflete calor e descontração, captando detalhes da nossa cultura que atravessam o ambiente doméstico e o comportamento das famílias. Demonstra entusiasmo ao facilitar desde as tarefas de casa até os momentos de lazer, expressando ainda grande valorização por cada conquista compartilhada. Afinal, juntos, todos podem mais. 

EXPERIÊNCIA

A experiência Consul nasce quando o propósito encontra as pessoas. É no ponto de venda, nos espaços físicos e nas interações com o público que a marca ganha vida, de forma próxima, acessível e autêntica. 

Mais do que expor produtos, a experiência traduz o papel da Consul em facilitar a rotina e celebrar as pequenas conquistas. Cada elemento, do layout à cor, da mensagem à materialidade, cria um ambiente que acolhe, orienta e inspira, guiando o consumidor em uma jornada fluida de descoberta e escolha. 

O PDV se transforma em um espaço de conexão real, onde as fitas e listras se tornam gestos de movimento e organização, as cores guiam de forma intuitiva e que facilitam a escolha, e as mensagens são expressões diretas de empatia e confiança. 

A experiência da Consul é sobre estar presente em todos os momentos da vida dos brasileiros, acompanhando em cada passo da jornada e ajudando com soluções que fazem o dia fluir melhor.  

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Ana Couto – CEO 

Danilo Cid – Sócio Dir. Exec. VP de Criação 

Luiza Cortoni – Sócia e Diretora de Estratégia e Planejamento 

Fernanda Casas – Sócia e Diretora de Design 

Natalie Kochmann – Diretora de Relacionamento  

Mariana Barros, Maria Malchiori e Larissa Nascimento – Relacionamento 

Louise Alves – Gerente de Estratégia 

Lucas Figueira – Conteudista e Redator 

Agnelo Sampaio – Redator 

Gustavo Faria – Designer 

Kauan Miranda – Designer 

Felipe Garcia – Designer 

Fernando Contato – Diretor de Arte 

André Castedo – Diretor de Arte (Freelancer) 

Bruna Savino – Diretora de Experiência 

Nathalia Bertozzi – Designer de Serviços 

Gabriel Holmes – Designer de Serviços 

Carol Alcantara – Designer de Produto 

Victor Henrique Almeida – Designer de Produto (Freelancer)

André de Miranda – Arte Finalista 

Time Cliente

Bertha Fernandes – Head de Branding e Comunicação 

Bianca Guardia – Gerente de Marca 

Bruno Hassuani – Analista de Marca 

Veja mais cases

Cases
Cases