ESTRATÉGIA
Para entendermos as necessidades e os caminhos possíveis, realizamos uma série de entrevistas com executivos e colaboradores, a fim de traçar um diagnóstico real e que fosse capaz de abraçar as diversas nuances do projeto.
Ficou nítido que a Americanas já possuía uma série de equities fortes, capazes de trazer identidade e personalidade para a Marca. Interagir e manter essas fortalezas em busca de um maior equilíbrio entre o universo online e offline foi uma questão que se apresentou logo no início do projeto.
Em paralelo, era necessário criar uma nova percepção nas pessoas, de uma Marca única, próxima e com forte atuação no mercado de sortimentos. Tudo isso, mantendo a simplicidade e clareza clássica da Americanas, mas que, nos últimos anos, tinha se tornado menos perceptível para os consumidores finais.
Foi do trabalho de estratégia que surgiram as três principais premissas que guiaram a criação de um novo Universo Verbal e Visual para a Marca:
• Simplificar
• Unificar
• Evoluir



CRIAÇÃO
O primeiro passo foi se apropriar das tradicionais barras paralelas da Americanas, já presentes há muitos anos na identidade da Marca.
Elas ganharam protagonismo ao assumirem o papel de grid, guiando e orientando todas as comunicações, atuando como as tradicionais gôndolas de produtos.
Outra iniciativa foi transformar o “a” de Americanas em ícone proprietário, gerando uma verdadeira plataforma de possibilidades.
Em conjunto, as barras como grid e o “a” como ícone criaram uma linguagem viva, que permite múltiplas aplicações e usos, sempre trazendo a identidade Americanas como força de Marca. Uma evolução dos elementos que já estavam presentes na sua comunicação, mas que, agora, ganharam força e personalidade, sendo capazes de navegar do on para o off sem dificuldades.
Para garantir mais recursos para o Universo Visual, trouxemos ícones, ilustrações e selos que se adaptam e evoluem. Indo de um 3D mais arrojado, que pode ser usado em filmes e peças animadas, até um formato flat, leve e que se comporta muito bem em aplicativos e peças para mobile.
O Universo Verbal procurou se apropriar de expressões únicas, mas que são de fácil entendimento e já pertencem ao imaginário coletivo. Ao mesmo tempo, eliminou excessos e ruídos, criando, assim, um território Americanas mais fácil de ser utilizado para quem fala e escreve em nome da Marca. Os tons desenvolvidos trouxeram uma série de parâmetros e premissas que ajudam na criação, com foco em gerar proximidade e informalidade. A escolha pelas palavras sempre em caixa-baixa é um exemplo disso.











