Flamboyant​

Desafio

Os desafios do case de Flamboyant envolveram a construção de um branding sólido para o Grupo Flamboyant, respeitando a evolução do negócio e honrando a história familiar da empresa. Um dos principais desafios foi criar identidades visual e verbal que refletissem o código genético do Grupo, preparando a marca para um novo momento de sua trajetória. Além disso, foi necessário definir um modelo de arquitetura de portfólio que aumentasse o valor tanto para o grupo quanto para suas unidades de negócio. Com base na marca corporativa, foi essencial desenvolver o posicionamento adequado para os segmentos de Urbanismo, Shopping, Agro e Instituto.

No âmbito dos negócios, o desafio foi direcionar o futuro do Grupo Flamboyant e sua atuação na cidade de Goiânia, garantindo que a experiência oferecida por todas as unidades de negócio fosse consistente.

Em termos de comunicação, o desafio foi criar uma narrativa proprietária e diferenciada, que promovesse uma conexão emocional com os públicos do Grupo Flamboyant, ao mesmo tempo que fosse relevante. Também foi necessário desdobrar essa narrativa de forma única para cada uma das unidades de negócio, garantindo sua diferenciação.

CONTEXTO

A história do Grupo Flamboyant tem início com Lourival Louza e sua visão única para Goiânia. A tradição familiar começou na agropecuária, onde a família Louza foi pioneira no melhoramento genético de Nelore Mocho. Esse compromisso com a excelência e a inovação foi o alicerce sobre o qual o grupo construiu seu legado.​

Expandindo sua atuação para o urbanismo, o Grupo Flamboyant teve um papel crucial na concepção do bairro Jardim Goiás. O bairro passou a abrigar importantes instalações públicas, consolidando-se como uma referência de qualidade de vida, com o m² mais valorizado de Goiania.​

O shopping Flamboyant é o ponto central das atividades do grupo, oferecendo uma variedade de marcas renomadas e proporcionando experiências únicas aos visitantes. Desde entretenimento até gastronomia de alta qualidade, o Flamboyant é a vitrine de Goiás, que impulsiona o crescimento econômico da região e reúne pessoas de diferentes gostos e estilos em um ambiente acolhedor e sofisticado. ​

Além das atividades comerciais, o Grupo Flamboyant se destaca por seu compromisso social através do Instituto, que desenvolve projetos sociais e promove o desenvolvimento humano na região, beneficiando mais de 8 mil pessoas por ano de diversas idades e classes sociais.​​

Com uma nova geração assumindo sua direção, o grupo busca continuar expandindo sua influência, mantendo sempre vivo o legado da família e buscando ser protagonista em um novo modelo de construção de valor através do Branding.​

ESTRATÉGIA

No diagnóstico, passamos por um extenso processo de pesquisa e análise. Através de entrevistas internas e externas, grupos focais e pesquisa quantitativa, mergulhamos fundo na história e na cultura do grupo. Exploramos as percepções e as oportunidades em cada um dos negócios: do dinamismo do Shopping ao desenvolvimento do Urbanismo, a tradição da Agropecuária e iniciativas do Instituto. Esse mergulho nos permitiu entender profundamente a essência da Flamboyant e sua conexão íntima com Goiânia.​

Ficou evidente o amor genuíno que a Flamboyant nutre por Goiânia. Mais do que isso: pelas pessoas que tornam a cidade tão especial. Desde os primeiros passos dados pelo fundador até os dias atuais, cada ação busca realizar uma transformação real. Todos os dias, a Flamboyant se dedica a tornar Goiânia mais atraente e envolvente, oferecendo um estilo de vida que incorpora o melhor do mundo para os goianienses.​

Dessa forma, a Flamboyant adotou o propósito “Elevar para Evoluir, Envolver para Encantar”, que através de uma personalidade visionária, fascinante, transformadora e humana, busca trazer desenvolvimento urbano e humano em Goiânia, com experiências únicas e encantadoras, e proporcionar um estilo de vida que impulsiona o bem estar dos goianienses, a partir do seu ecossistema que encanta o mundo.​

É assim que a Flamboyant desenvolve as pessoas e a cidade: com evolução e encantamento em tudo que faz.​

Também entendemos no diagnóstico que a associação entre todas as unidades de negócio era positiva para Flamboyant, mas visualmente suas marcas não construíam consistência e unicidade. Então, para garantir a troca de valor entre todas as marcas do portfólio e fortalecer a marca corporativa, definimos o modelo monolítico para sua arquitetura de marcas.​

A partir disso, determinamos o papel de cada marca no portfólio, começando com Flamboyant Shopping e Flamboyant Urbanismo como marcas estratégicas. A primeira como referência quando o assunto é shopping center e estilo de vida aspiracional, e a segunda impulsionando Goiânia com empreendimentos de altíssima qualidade, arquitetura sofisticada e exclusiva, e serviços de alto padrão.​

Já Flamboyant Instituto e Flamboyant Agropecuária foram definidas como marcas bala de prata, uma promovendo mudanças positivas na sociedade focada em desenvolvimento humano, e a outra trazendo percepção de inovação e construindo um futuro mais próspero para o Agro, respectivamente.​

Com clareza do papel de cada marca dentro do portfólio, chegou o momento de construir seus posicionamentos. Dando clareza à forma como devem se apresentar, seus públicos-alvo, benefícios funcionais, emocionais e credenciais, direcionamos a estratégia de cada marca, facilitando a gestão e disseminação entre as diferentes áreas e colaboradores da Flamboyant.​

CRIAÇÃO

Para criar o universo visual de Flamboyant preservamos seu legado observando códigos icônicos, profundamente entrelaçados com a história do povo goianiense. Nosso objetivo é potencializar a sofisticação e a elegância em cada aspecto, mantendo viva sua história.​

Seu símbolo, inspirado na flor de flamboyant, é emblemático e foi mantido em sua forma original. Com uma roupagem mais polida, ele foi cuidadosamente refinado para brilhar nos meios físicos e digitais. Sua versatilidade é ampliada, podendo ser usado como elemento central ou detalhe precioso em diferentes layouts.​

O vermelho, uma de suas essências mais marcantes, é acentuada em uma paleta diversificada de tons, reforçando seu significado e ganhando camadas de sofisticação e expressividade.​

Se mantendo fiel à origem, o logotipo evolui em caixa alta, mas com uma estética mais moderna e otimizada.  Optamos por uma tipografia brasileira que reflete o desafio de eliminar ruídos e trazer elegância e estilo para o posicionamento de Flamboyant, mantendo sempre um patamar aspiracional.​

Nossas fotografias criam uma atmosfera envolvente, com personagens cativantes e um olhar único. Buscamos comunicar uma visão encantadora, capturando momentos e detalhes que compõem um estilo de vida singular, refletindo o conceito de bem-estar com graça e primor em qualquer cenário.

Criado para impulsionar as interações com a marca, Flamboyant ganha uma Voz capaz de impactar todos os seus negócios. Com Tons de Voz que expressam a Sensibilidade que Encanta, a Simplicidade que Fascina e o Inspirar para Evoluir. Diretrizes visionárias que reinventam o jeito de morar, trabalhar e se divertir, sempre mantendo a força da nossa origem.​

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Ana Couto ​- Consultora Estratégica​

Erika Pinheiro ​- Sócia e Diretora de Marca​

Luiza Cortoni​ – Sócia e Gerente de Estratégia​

Thales Balbino ​- Estrategista​

Kauan Miranda ​- Designer​

Johnny Brito ​- Designer​

Thalles Ferreira ​- Designer​

Amanda Cinelli ​- Conteúdo​

Danilo Jesus​ – Atendimento e Gerente de Projeto​

Larissa Nascimento ​- Atendimento​

Rosana Gonçales ​- Produção​

Ubiratã Oliveira ​- Produção​

Vinicius Amorim​ – Motion Case​

Nayani Teixeira​ – 3D​

Diretores de arte: Nando Contato e Fernanda Paes

Redator: Emanuel Carvalho

Time Cliente

Emmanuele Louza – Acionista​
Alessandra Louza – Acionista​
Isadora Louza – Acionista​
Aline Guedes – Head de Marketing​
Joao Ricardo Gusmão – Superintente Comercial Flamboyant Shopping​
Reynaldo Abreu Filho – Superintente Operações Flamboyant Shopping​
Alex Dumbrock – Diretor Comercial In Network​
Adeline Manso – Gerente Instituto Flamboyant​
Flavia – Gerente Agropecuária​

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