Entenda as métricas desenvolvidas a partir da metodologia anacouto e a ferramenta de gestão contínua de branding, o Valometry
Você já investiu tempo, energia e recursos na construção de uma marca forte, mas ainda enfrenta dificuldades para mensurar o impacto real do seu branding?
Durante muitos anos, algumas perguntas dos clientes da anacouto foram constantes: “Como posso saber se o trabalho de branding trará resultados para o negócio?” e “Por que devo gastar tempo e dinheiro com esse processo?”. Ficou claro para nós que, em um ambiente desafiador, onde a agilidade é cada vez mais necessária, as empresas só conseguem orquestrar sua marca, a experiência com produtos e serviços, e comunicar-se em diversos canais utilizando ferramentas que facilitam essa navegação.
Nossa metodologia proprietária É, Faz e Fala reforça a importância de alinhar as estratégias de Marca, Negócio e Comunicação, abrangendo todas as frentes que impactam a percepção final da marca, tanto pelo público quanto por todos os stakeholders envolvidos.
Portanto, é essencial entender que a gestão de branding envolve a gestão integrada de Marca, Negócio e Comunicação. Além disso, essa gestão precisa estar ancorada em uma análise de dados precisa, a fim de manter a marca relevante em um mercado tão competitivo e garantir um crescimento sustentável.
O desafio de medir o brand awareness e gerir o branding de forma eficiente é muito comum para gestores de grandes marcas que já possuem uma posição consolidada no mercado. No entanto, é fundamental que eles tomem decisões mais assertivas para impulsionar os resultados e compreender o impacto das ações de branding nos ponteiros da organização.
Vamos entender melhor quais são os tipos de métricas de Branding?
Visão Tangível do Branding
A visão tangível do branding é fundamental para construir uma organização sustentável e fortalecer a marca no mercado. Acompanhando indicadores de branding, é possível avaliar a eficácia dos esforços de Marca, Negócio e Comunicação, garantindo que suas estratégias estejam alinhadas com as necessidades dos consumidores e as tendências do mercado. Esses indicadores ajudam a medir o impacto das ações e a construir um valor a longo prazo.
Os principais indicadores incluem o reconhecimento de marca, que avalia o grau em que os consumidores identificam ou lembram da marca, e a satisfação dos clientes, que reflete a qualidade da experiência proporcionada pela marca. A lealdade dos clientes, medida pela taxa de retenção e Net Promoter Score (NPS), revela a disposição dos consumidores em continuar comprando e recomendando a marca. Esses fatores são essenciais para entender a força da marca e seu desempenho no mercado.
Nas dimensões do Negócio e Comunicação, o faturamento e o valor da marca indicam o impacto financeiro das estratégias de branding, enquanto o Share of Market (SOM) mostra a participação da marca nas vendas totais do setor. E indicadores como tráfego do site, alcance nas redes sociais, engajamento e Share of Voice (SOV) medem a eficácia das estratégias digitais e a presença da marca em plataformas online. Outro indicador que avalia a relevância da marca na mente do consumidor é a Brand Salience.
Para abranger tantos indicadores com uma visão clara e precisa da saúde da marca e da eficácia das estratégias de branding, a anacouto desenvolveu o indicador Branding Value Score. Vamos entender como ele funciona?
Branding Value Score: o coração da sua marca avaliado
Para identificar os prós e contras de uma organização, criamos o Branding Value Score (BVS), uma métrica adaptada da técnica de cálculo do NPS (Net Promoter Score), integrada às Ondas de Valor.
Esse índice é uma síntese eficiente que mede o grau de maturidade e a saúde do branding, fornecendo um score para acompanhamento ágil da sua organização e dos concorrentes no mesmo segmento. O BVS é calculado com base no desempenho do branding nas Ondas de Valor (Produto, Pessoas e Propósito), Funil de Conversão, Social Listening e outras métricas abertas.
No cotidiano, ao traduzir isso na execução de campanhas e serviços, queremos entender quais esforços têm impacto positivo ou negativo no branding. Avaliar as Ondas de Valor é como colocar a mão no pulso do consumidor e acompanhar sua jornada. Funcionando como um radar que auxilia na tomada de decisões, as Ondas de Valor ajudam a avaliar de forma sistemática e contínua a saúde do branding da organização. É um desafio para empresas ambiciosas que querem não apenas sobreviver, mas crescer.
Decodificando as Ondas de Valor
Na construção de um branding eficaz, é essencial considerar as dimensões de Marca, Negócio e Comunicação, integrando essas frentes às Ondas de Valor. Esse modelo de gestão de branding vai além de comunicar o que a marca representa; ele visa construir e sustentar seu valor ao longo do tempo, conectando todas as áreas para formar uma equação de valor sólida e consistente.

Onda 1 – Produto
- Conhecimento: Avalia o nível de conhecimento dos consumidores sobre a marca, produtos e serviços, identificando desafios e oportunidades.
- Custo-benefício: Analisa a percepção de valor versus custo, fornecendo insights para estratégias de preço e posicionamento.
- Diferenciação: Mede como a marca se destaca da concorrência e identifica pontos-chave de diferenciação.
Onda 2 – Pessoas
- Identificação: Mede o grau de identificação dos clientes com a marca e seus valores, impactando lealdade e envolvimento emocional.
- Fidelização: Avalia a capacidade de manter clientes fiéis, considerando recompra, novos produtos e adesão a programas de fidelidade.
- Conexão emocional: Mede o impacto emocional das experiências com a marca, gerando conexões duradouras.
Onda 3 – Propósito
- Visão de mundo: Examina como o posicionamento da marca em questões sociais impacta a percepção e preferência dos consumidores.
- Ecossistema de impacto: Avalia as iniciativas de impacto positivo da marca e seu alinhamento com a sociedade.
- Mobilização: Mede a capacidade de engajar comunidades em torno de causas e propósitos.
Valometry: a ferramenta de gestão contínua do Branding
Para ampliar o entendimento sobre o impacto do branding e como ele influencia a percepção de consumidores e não consumidores, criamos a ferramenta Valometry. Ela integra uma série de indicadores essenciais para o sucesso no branding, como o BVS (Branding Value Score), além de dados e insights do consumidor, incluindo métricas como awareness, brand tracking, disaster check, reconhecimento de marca e brand equity.
Com uma análise integrada, é possível prever tendências e ajustar as estratégias às necessidades e preferências dos consumidores. Isso permite que as empresas avaliem a performance de branding das suas iniciativas e mantenham suas ações alinhadas aos objetivos organizacionais, tanto a curto quanto a médio e longo prazo.
Vamos entender como funciona em um exemplo prático?
Case Estrelabet
A marca de Casa de Apostas Estrelabet realizou uma análise estratégica com o Valometry que gerou insights valiosos sobre o mercado e o comportamento de seus consumidores. Foram analisadas métricas-chave para medir o impacto dos recentes esforços de modernização da plataforma e das novas estratégias de comunicação.
E para mensurar esse impacto, não bastava ter apenas análises quantitativas e qualitativas ou alguns indicativos de performance em mãos. É preciso ter uma análise profunda, combinando 3 fatores: dados, tecnologia e insights, da seguinte maneira:
- Análise Qualitativa e Quantitativa: Compreensão profunda dos consumidores e seus motivadores de consumo.
- Dados e Pesquisas: Estudo que incluiu hábitos de consumo, reconhecimento de marca, funis de conversão, métricas de satisfação e o BVS.
- Insights de Branding: Visão clara dos pontos fortes e áreas de oportunidade, permitindo redirecionar esforços de forma assertiva.

Fonte: Estudo de Valometry para Estrelabet sobre o mercado de Casa de Apostas
A partir de estudos aprofundados, entendemos que investir em personalização, experiências e novas ocasiões de uso são demandas crescentes dos jogadores. Dessa maneira a marca pode prever tendências e ajustar as estratégias às necessidades e preferências dos consumidores.
A (R)evolução do Branding: a era de gerar e gerir valor
A construção de valor é uma jornada contínua. Desenvolver uma estratégia que alinhe Marca, Negócio e Comunicação, fundamentada em dados precisos e relevantes, posiciona melhor a organização em um mercado em constante mudança e evolução. Escolher os indicadores corretos é essencial para acompanhar o crescimento real e refletir como a marca está não somente respondendo às demandas do mercado, mas agregando valor para os seus consumidores e garantindo o crescimento sustentável do modelo de negócio.
Fique por dentro: Confira a série inédita Branding Brasil Segmentos, realizada por Valometry, que irá trazer 10 estudos sobre os principais setores econômicos do Brasil, avaliar o BVS das marcas mais fortes do país.