Brand Moments: como criar experiências de marca memoráveis

Descubra as estratégias anacouto para transformar marcas em ícones de conexão e engajamento através de experiências que geram valor

Nos dias de hoje, o modelo de negócio em que uma empresa se preocupa apenas em criar produtos e vendê-los aos consumidores está ultrapassado. É essencial criar momentos de conexão emocional e engajamento com o consumidor, construindo marcas que, de fato, são relevantes e diferenciadas no mercado.

A metodologia anacouto define o Branding como a disciplina que alinha Marca (É), Negócio (FAZ) e Comunicação (FALA), indo muito além da criação de um universo visual e verbal. Com uma proposta de valor bem definida, o Branding tem o poder de transformar um produto em uma porta de entrada para um serviço, colocando o cliente no centro e criando produtos e serviços memoráveis em todos os momentos de interação e experiência – desde a pré-compra até a fidelização.

Com isso, entendemos que não basta apenas vender um produto; é essencial garantir brand moments proprietários em cada etapa da jornada do cliente. São esses momentos que criam significado, encantam, engajam e surpreendem, conquistando o coração e a mente do consumidor. Afinal, estudos mostram que 8% dos consumidores compartilham experiências negativas nas redes sociais, impactando 47% dos consumidores e potenciais clientes, que podem reconsiderar seu relacionamento com a marca ao se depararem com esses relatos.

Como está o “FAZ” do seu Branding? Confira os nossos cases de experiência de marca e inspire-se para fazer da sua estratégia de negócio um sucesso!

Rebranding com estratégia e propósito

Como uma marca de 80 anos no mercado continua se reinventando e gerando valor? A necessidade de transformação, ou Rebranding, surge quando uma empresa enfrenta desafios estruturantes, como o de lidar com uma imagem de marca obsoleta, falta de identificação com seus clientes ou mudanças significativas no mercado e na concorrência. Mas esse movimento deve ser feito com cautela para garantir que a organização mantenha seu propósito e sua relevância no mercado.

Case Ultragaz


A Ultragaz, com mais de 80 anos de história, precisava revitalizar sua marca para aumentar a percepção de valor e expandir sua oferta de serviços digitais. Em conjunto com o time executivo, identificamos equities importantes, como a cor azul e o botijão, e construímos uma marca moderna, humana e inovadora, com diretrizes que reforçam uma jornada memorável tanto para clientes B2B quanto para consumidores finais e revendedores. A partir do projeto de Rebranding, o propósito de “Usar a nossa energia para mudar a vida das pessoas”, além de guiar a Marca, foi o fio condutor para o desenho de uma Experiência que ajudasse a gerar valor. 

Olhando para as dores, necessidades e expectativas de diferentes usuários de Ultragaz: revendores, clientes empresariais e clientes residenciais, partimos dos pilares de proximidade, inovação, conveniência e praticidade, para desenhar  jornadas de relacionamento e criar brand moments que integraram interações on e offline, personalizaram as jornadas para diferentes perfis de clientes, e fortaleceram a identificação com a marca. A centralização das jornadas no site e a reformulação das lojas físicas, incluindo a identidade visual nos caminhões, ampliaram a percepção de relevância e encantamento, resultando em um relacionamento mais profundo e significativo com todos os usuários.

Destacando-se no ponto de venda

Como é possível se destacar, mesmo vendendo commodities? É neste momento que o Branding faz toda diferença. Cada ponto de contato com o consumidor é uma oportunidade de reforçar a identidade da marca e criar uma experiência memorável. Desde a embalagem até os materiais de ponto de venda, cada etapa da jornada do cliente deve ser construída através de 4 pilares: relevância, diferenciação, propriedade e consistência.

Case Happy Eggs®


Happy Eggs®, uma marca da Mantiqueira Brasil, precisava se apresentar ao público com uma campanha massiva que destacasse a diversão e os ovos de qualidade premium. Queríamos inovar em uma categoria que não tem tradição de construção de marca nem histórico de grandes campanhas de comunicação, e a personalidade da marca era perfeita para isso: descolada, alegre, verdadeira e leve. Desse jeito, ficava fácil encontrar os diferenciais da marca, que existe por causa das galinhas livres e felizes, que têm alimentação mais rica e põem ovos mais nutritivos.

Desenvolvemos embalagens que facilitam a experiência do consumidor, utilizando cores vibrantes e elementos visuais distintos para cada tipo de ovo. Os materiais de ponto de venda educam o consumidor sobre os tipos de ovos e promovem engajamento com ações interativas. Implementamos o InStore Mantiqueira, que organizou a categoria e engajou o público, resultando em um aumento significativo nas vendas, reforçando o propósito da marca do reconhecimento à conversão. A narrativa se desdobrou tanto no varejo como nas redes sociais, com peças em uma linguagem sempre leve e solta, que segue o tom de voz da marca.

Conquistando a decisão do consumidor

Como fazer o usuário se sentir mais seguro em sua decisão de compra? Uma experiência de valor é aquela que se importa com o usuário e suas reais necessidades. Construir uma marca forte é essencial, mas comunicá-la da maneira certa através de cada material de comunicação, quebra as objeções do consumidor e o fazem ter certeza da escolha.

Case Stam

Com mais de meio século de história, a Stam é uma das principais indústrias nacionais do segmento de fechaduras, cadeados e outras soluções para portas, portões e móveis. Por ser uma marca de tradição, a Stam tem o desafio de transmitir sua personalidade carismática, ao mesmo tempo em que ajuda os consumidores a não se sentirem perdidos em um mercado repleto de ofertas e produtos que mais geram dúvidas que esclarecem. Era, então, preciso evoluir a jornada do consumidor, garantindo clareza na oferta de produtos para diferentes necessidades.

Trabalhamos a expressão visual da marca de maneira mais moderna e fluida, de forma que ganhou mais segurança e propriedade para expressar sua história. Os tons de voz e território foram criados para abrir relações, destravar caminhos e criar conversas seguras. E com o entendimento de diferentes tipos de lojas, a experiência ganha vida por meio de embalagens e expositores que se inspiram nas diagonais das portas se abrindo, criando uma diferenciação no mercado. Além disso, a disposição dos produtos e informações nos pontos de venda destaca a proposta de valor do portfólio da Stam.

A sua marca está construindo experiências memoráveis?

Na anacouto, há 30 anos nossa abordagem integrada de Branding tem transformado negócios e criado marcas relevantes, duradouras e fortes no mercado. Através de estratégias bem-definidas e execuções inovadoras, continuamos a impulsionar o valor das pessoas e organizações, tornando nossos clientes mais competitivos e suas marcas mais impactantes. Cada ponto de interação é uma oportunidade para gerar conexão e valor, e cada jornada do cliente é cuidadosamente planejada para ser memorável. É assim que construímos marcas que realmente fazem a diferença.

“Experiências que ficam na memória são aquelas
que valem o tempo que o usuário investe.”
Hugo Rafael, Sócio e VP de Experiência na anacouto

Vamos revolucionar a sua marca?

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