Conheça mais sobre a metodologia anacouto, a agência de branding que há 30 anos faz parte da construção de marcas icônicas no Brasil como Coca-Cola, Fiat, Natura e Havaianas
A anacouto nasceu como uma agência de design estratégico para construir grandes negócios e, nas últimas duas décadas, evoluiu o seu modelo de negócio com a criação de uma metodologia proprietária para transformar as organizações através da geração de valor, implementando o branding da estratégia à execução.
Em um mundo de ecossistemas em torno de propósito, a gestão de marca se torna um diferencial estratégico essencial para que as organizações se posicionem de forma competitiva e relevante.
Ter um entendimento profundo de como a empresa gera valor para o mundo e a consciência dos princípios do Branding e identidade visual como a base da sua estrutura, é essencial para construir uma marca que esteja sempre presente no coração e na mente dos consumidores e todos stakeholders envolvidos.
Mas o que é Branding e identidade visual afinal?
Costumamos dizer que as marcas são como pessoas. A marca é como um código genético, é a expressão da personalidade da empresa através do seu nome, logo, identidade visual e universo verbal.
Já o Branding é a disciplina que alinha, dá clareza e coesão para a gestão dessa marca, do negócio e da comunicação. E aliando essa disciplina ao propósito da organização, ao seu papel no mundo, chegamos no fio condutor, o motivo atemporal que permeia todas as iniciativas da empresa, desde produtos até campanhas de marketing.
As marcas que se tornaram icônicas no mercado construíram suas estratégias não apenas para vender um produto ou serviço, mas para serem desejadas e lembradas pelo cliente, uma vez que agrega valor ao seu estilo de vida.
Veja nos exemplos abaixo como a Apple, Coca-Cola e Nike aplicam a estratégia de branding como um diferencial e são reconhecidas mundialmente por isso:
#BrandingEmAção: Vamos exercitar o seu mindset sobre branding?
Pegue um papel e uma caneta, pense em uma marca que você gosta (a primeira que vier à sua mente) e responda às seguintes perguntas:
1. Por que você escolhe essa marca para fazer parte da sua vida?
2. Qual papel essa marca tem no seu estilo de vida?
3. Como ela inspira seu comportamento e sua visão de mundo?
E qual é a relação do Branding com a identidade visual?
Na anacouto, acreditamos que além da identidade visual, a marca possui um universo visual, composto por elementos como logo, cores, tipografia, imagens e campanhas visuais. A composição desses elementos torna a expressão da marca tangível, além de promover uma interação significativa através da conexão emocional com os consumidores.
As marcas M&Ms e Coca-Cola são exemplos marcantes de como construir um engajamento duradouro com os consumidores a ponto de se tornarem fãs da marca. Ambas criam um universo visual imersivo através de personagens carismáticos que até mesmo se tornam novas linhas de produtos. Essas estratégias não apenas impulsionam vendas e visibilidade, mas também fortalecem o vínculo emocional dos consumidores com as marcas, consolidando-as como líderes em seus segmentos de mercado.
Lojas da M&M’s e Coca-Cola em Las Vegas que possuem mais de 3 andares com uma gama enorme de produtos da marca além do tradicional como roupas, acessórios decorativos, edições exclusivas e experiências sensoriais.
Estes exemplos reforçam como uma estratégia de branding reflete no que a marca é, faz e fala. Vamos entender mais sobre esse conceito desenvolvido pela Ana Couto?
Marca É…
A identidade de uma marca vai além de seu logotipo. É o código genético expresso através de sua personalidade distintiva, nome, elementos visuais e verbais. Esses elementos combinados criam uma narrativa visual e verbal que define como a marca se apresenta ao mundo.
Negócio Faz…
O branding também se estende ao impacto do negócio no mundo, influenciando o design estratégico, a inovação e a criação de experiências memoráveis para seus públicos. Isso inclui o desenvolvimento de uma proposta de valor clara, um modelo de negócio robusto e a criação de jornadas consistentes para diferentes segmentos de público, tanto físicas quanto digitais (omnichannel).
Comunicação Fala…
A narrativa de uma marca construída pelo branding não apenas aumenta o awareness e os resultados de negócio, mas também fortalece a conexão emocional com seu público-alvo. A construção de uma narrativa coesa e autêntica cria territórios proprietários que diferenciam a marca em um mercado competitivo.
A sua marca É, Faz e Fala?
Agora que entendemos mais sobre os conceitos de branding pelas lentes da anacouto, concluímos que investir em um branding não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade estratégica. Para qualquer organização que deseje prosperar e se consolidar no mercado, é primordial que trabalhe sua Marca, Negócio e Comunicação de maneira alinhada para que promova conexões emocionais, oportunidades, diálogos e ações de impacto positivo para a sociedade.
Vamos entender o “É, Faz e Fala” em um case anacouto?
Um exemplo poderoso de nossa estratégia de branding e identidade visual é o case da marca Happy Eggs®. Transformamos um produto sem tradição campanhas de comunicação em uma marca icônica, destacando seu diferencial: galinhas livres e felizes, que produzem ovos mais nutritivos. A campanha “Galinhas livres. É maravilhovo.” se materializou em um universo visual divertido e em um filme pop e inusitado, combinando animação e live action, onde galinhas exploram diversos lugares fora da embalagem, falando a língua própria, o “Popopó”. Essa narrativa se desdobrou no varejo e nas redes sociais, gerando muita interação e bom humor, como no caso do poster das “rainhas do Popopó” no show da Madonna.
Com a construção de uma marca que alinha uma personalidade proprietária, uma proposta de valor que constrói experiências memoráveis e uma narrativa que se conecta com as pessoas, a Happy Eggs® destacou-se tanto por liderar a produção de ovos de galinhas livres, voltada para o bem-estar animal, como pela diversão e os ovos de qualidade premium, contribuindo também para a evolução de todo o funil de vendas, do reconhecimento à conversão.
“Branding não é uma mudança de marca, é o marco de uma mudança. É a disciplina que ajuda na gestão contínua do valor intangível da organização.”
Ana Couto – Trecho do livro (R)evolução do Branding
Não pare por aqui: Confira o paper completo sobre como a estratégia de branding da Happy Eggs® conseguiu elevar a percepção de valor dos ovos de galinhas livres e conquistar uma posição de destaque no mercado: De commodity a marca desejada: A (R)evolução de Happy Eggs®