MANTIQUEIRA BRASIL

Alimentar bem as pessoas é alimentar boas relações

DESAFIO

Há mais de 30 anos atrás, nascia no interior de Minas Gerais, a Ovos Mantiqueira. Uma empresa familiar focada em oferecer ovos de melhor qualidade para as pessoas.

Com o crescimento da empresa e o desenvolvimento da marca chegava o momento ideal para um rebranding. O desafio era construir maior valor e relevância nacional em um mercado de commodity, repensando seu posicionamento e organizando o portfólio de marca com o compromisso de focar cada vez mais no bem-estar animal.

ESTRATÉGIA

Aprofundamos a análise do portfólio de Ovos Mantiqueira e chegamos a uma conclusão estratégica: para conduzir tamanha elasticidade na oferta de ovos (tipos, tamanhos, cores e origem da galinha) e aproveitar as oportunidades de expansão de negócio em ovos e alimentos fortalecendo a bandeira do bem-estar animal, será necessário ir além. Uma nova marca corporativa se vê necessária. Assim, como marca estratégica, a Ovos Mantiqueira oferece ovos comuns. Além disso, podemos ter também outras marcas de alimentos para construir valor a esse portfólio e entregar mais e variados benefícios.

Nasce assim a Mantiqueira Brasil. Uma marca corporativa que representa um portfólio diverso de ovos e alimentos, com uma cultura e negócio mais consolidado e com um nome que homenageia sua origem duplamente.

Nossa inspiração para essa construção parte de seu fundador e das relações duradouras e significativas que foram construídas ao longo desses 30 anos. O grande diferencial está na sua forma de fazer negócio: criando laços com parceiros, colaboradores e outros stakeholders do ecossistema de alimentos.

Por isso, assumimos como propósito?“Alimentar bem as pessoas é alimentar boas relações”. Uma frase que oficializa o jeito Mantiqueira Brasil de ser e fazer.

CRIAÇÃO

O principal objetivo da criação foi criar uma Marca corporativa que tivesse atributos de personalidade próprios construindo um território consistente e reconhecível.

A partir do desenho da letra Q em espiral no meio do nome nasce o símbolo. Ele começa na forma do ovo e cresce como uma linha única. O ícone representa o afeto e o enlace das relações de todo ecossistema: do produtor à embalagem, da logística à experiência de compra. Ela representa também um legado que faz referência à Marca de produtos Ovos Matiqueira.

Este símbolo também dá origem ao grafismo que abraça e revela conteúdos, além de atuar como elemento gráfico de destaque nos layouts.

As cores foram inspiradas nos alimentos, nas relações do ecossistema e no afeto entre as pessoas. Tendo um amarelo vibrante como cor principal, a paleta cromática de Mantiqueira Brasil possui um balanço entre tons quentes e neutros, permitindo equilíbrio e versatilidade na comunicação.

A fotografia da Marca é solar, acolhedora e próxima, tem um toque documental e humano com o objetivo de mostrar a realidade sem perder o lado afetivo e encantador.

Já o tom de voz une o perfil de liderança com uma vivência afetiva e entusiasmada para estar em constante evolução.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Time Ana Couto
Direção Geral: Ana Couto
Direção Criativa: Ana Couto / Rafael Torres
Estratégia: Luiza Cortoni e Marcela Deliza
Conteúdo: Amanda Cinelli
Design: Thalles Ferreira e Gabriel Martoni
Experiencia de loja física: Bruna Savino e Pedro Avellan
Motion Design: Kauan Miranda
Atendimento e gestão de projeto: Raíssa Torres
Growth: Luiz Felippe Netto
Produção: Allessandra Dias, Bira Oliveira
Refino Tipográfico: Fabio Haag

Time Cliente

Time Mantiqueira Brasil
Leandro Pinto – CEO
Márcio Utsch – Conselheiro
Thaisa Pinto – Diretora Administrativa
Rodrigo Pastor – CFO
Murilo Pinto – Diretor Comercial e Logística
Caio Mortari – Diretor de Operações – Sudeste
Guilherme Moreira – Diretor de Operações – Centro-Oeste
Kadu Cunha – Sócio
Amanda Santiago – Coordenadora de Marketing
Leandro Testa – Diretor de Originação
James Abad – Consultor
Gustavo Brandão – Gerente Executivo de Novos Negócios
Amanda Coutinho – Analista de Marketing
Luisa Marujo – Analista de Marketing
Camilla Kiefer – Gerente Nacional de Trade Marketing

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