Entenda como as experiências em lojas físicas potencializam as estratégias e resultados de Marca, Negócio e Comunicação
Com o crescimento das vendas online, as lojas físicas evoluíram para se tornarem verdadeiros espaços de experiência de marca. Na metodologia anacouto, a experiência faz parte da execução do Branding, ou o “Faz” do Branding, onde a marca pode expressar o seu É (Marca), Faz (Negócio) e Fala (Comunicação) com conceitos inovadores, promovendo uma interação imediata com seu espaço, seus produtos e entorno, além de uma conexão emocional duradoura com os consumidores.
De acordo com a pesquisa Branding Brasil Segmentos, uma série de 10 estudos sobre os principais setores econômicos do país, realizada pelo Valometry em parceria com o Painel Tap, as lojas físicas continuam a desempenhar um papel vital na lembrança do consumidor no varejo, sendo uma das principais formas de interação direta com a marca.
Porém, para alcançar alta performance no varejo, o Branding precisa ser potencializado na prática, trabalhando estrategicamente os diferenciais da marca atrair, engajar e conquistar o consumidor. É nesse contexto que os projetos de Visual Merchandising (VM) e de lojas-conceito (flagship stores) se tornam essenciais, ao considerar cuidadosamente cada etapa da jornada do cliente e criar ambientes que promovam uma experiência imersiva.
Vamos entender mais sobre esses conceitos de Branding e varejo?
Estratégias de Branding em lojas físicas
As experiências em lojas físicas são projetadas não apenas para impulsionar os resultados do negócio no curto prazo, mas também para construir e fortalecer o valor da marca e até criar conexões mais profundas com os consumidores. Para garantir que os investimentos em Branding sejam eficazes, é essencial mergulhar profundamente nas estratégias de trade marketing, alinhada ao posicionamento do negócio e conectada ao longo da jornada do shopper. Além disso, é crucial a implementação de projetos que monitoram a performance em diferentes momentos dessa jornada a curta, média e longa distância — metodologia POS Power — e a criação de experiências memoráveis que encantam os consumidores, criando uma conexão duradoura.
Brand Space: um espaço para encantar
O Brand Space é um exemplo de estratégia de Visual Merchandising que proporciona uma experiência imersiva e emocional entre a marca e o shopper. Essa abordagem estimula a interação e potencializa as vendas na loja física. É um momento de experiência que oferece inovação e tecnologia, transformando-se em um showcase de produtos e serviços, o que, consequentemente, aumenta a performance da marca no ponto de venda.
Case Brastemp

No projeto para a Brastemp, o desafio foi criar referências visuais para que a Marca soubesse como desdobrar a sua personalidade em espaços diversos. Direcionamos qual seria o comportamento visual dos espaços de uma casa, como cozinhas, com a proposta de inspirar e aproximar o consumidor, oferecendo uma experiência completa e imersiva no ponto de venda.
Uma das principais soluções sugeridas foi a criação de cozinhas ambientadas. Esses espaços permitem que o portfólio de produtos seja exibido de forma integrada, apresentando diferentes soluções em um só ambiente. Ao criar esses espaços, o consumidor consegue visualizar como os produtos se adaptam e se complementam no dia a dia, criando uma conexão emocional com a marca.
O conceito foi além da simples exposição de produtos. Sugerimos a criação de espaços dedicados que não apenas encantem o público, mas que também reflitam toda a personalidade da marca Brastemp. O objetivo é gerar impacto visual e emocional, criando uma experiência memorável que desperte o desejo pelo portfólio.

Para agregar ainda mais valor, sugerimos parcerias com arquitetos renomados, que assinariam as cozinhas ambientadas, seguindo os direcionais criativos da marca. Esses ambientes poderiam incluir dicas de otimização de espaço, sugestões de decoração e acabamentos, oferecendo uma experiência completa para o consumidor e reforçando o posicionamento da Brastemp como referência em design e inovação.
Lojas-conceito: uma experiência que marca
As lojas-conceito ou flagship stores são projetadas para refletir de forma inovadora o Branding, oferecendo uma experiência de compra única. Mais do que vender produtos, elas servem como um espaço de experimentação e comunicação da marca, destacando inovações, tendências e engajando os consumidores de maneira mais profunda e memorável.
Você reconhece essa loja da Starbucks?
A Starbucks continua sendo um excelente exemplo global de como transformar o simples ato de comprar café em uma imersão sensorial completa, conectando não somente consumidor à história e ao processo por trás de cada xícara, mas levando-o a ter experiências únicas que representam a sua cultura local.
As lojas-conceito Starbucks Reserve® Roastery oferecem uma experiência imersiva e sensorial, onde cada andar revela novas formas de explorar o universo do café, com menus diversificados, métodos de preparo artesanais e colaborações exclusivas.

“Para o primeiro Starbucks Reserve Roastery em Tóquio, ninguém poderia pensar em ninguém menos que o arquiteto japonês Kengo Kuma para dar vida ao projeto.” – Divulgação Home Journal
As lojas homenageiam a cultura local nos pequenos detalhes da ambientação de loja, como em Chicago e Tóquio, com design sofisticado, obras de artistas regionais e bebidas criadas por mixologistas premiados. As Roasteries celebram o legado da Starbucks, permitindo aos clientes vivenciar todo o processo do café, desde sua origem sustentável até a xícara, por meio de ambientes interativos e envolventes.

Divulgação Home Journal
Vai aí uma degustação de Branding?
A ambientação no varejo e em lojas próprias é uma ferramenta poderosa para colocar o Branding em prática. É preciso experimentar a criatividade e inovação para tornar o ponto de venda em um ambiente que reflete a personalidade da marca, trabalha estrategicamente a jornada do shopper e impulsiona os resultados do negócio.
Com estratégias eficientes de Visual Merchandising e lojas-conceito (flagship stores), o varejo físico se torna um espaço que vai além da relação de compra e venda, tornando-se um ambiente para a criação de experiências inesquecíveis, que engajam o consumidor e fortalecem a marca a longo prazo.