Construção de Valor no Trade: como se destacar no ponto de venda

Entenda como as marcas podem construir valor no trade promovendo conexões significativas com o shopper nesse importante ponto de contato 

Você já teve uma experiência tão impactante com uma marca num ponto de venda que acabou se tornando um cliente fiel? Estudos indicam que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais com empresas que proporcionem a eles boas experiências, e que 84% das empresas que trabalharam para melhorar a jornada de seus consumidores tiveram um aumento em suas receitas (fonte: Zendesk). 

A metodologia anacouto define que, para construir um Branding icônico, é preciso alinhar o que a organização É (Marca), Faz (Negócio) e Fala (Comunicação). A partir dessa visão alinhada, é possível fazer com que cada ponto de interação entre a marca e o shopper tenham o poder de gerar um impacto positivo e fidelizar o consumidor, além impulsionar os resultados da organização.  

Portanto, para que as empresas tenham resultados consistentes em ações de Trade Marketing, é essencial focar na criação de valor a longo prazo, garantindo que, mais do que criar ações meramente promocionais, a conexão nesse ponto de contato seja uma oportunidade de fortalecer relacionamento e gerar a lealdade do cliente. 

Vamos entender melhor como o Branding se aplica nas estratégias de ponto de venda

Branding da estratégia à execução 

Como falamos, toda estratégia de Trade Marketing eficaz parte de uma visão alinhada de Marca, Negócio e Comunicação. Só assim conseguimos gerar conexão e reconhecimento, enquanto impulsionamos objetivos de crescimento e criamos uma narrativa coerente, isso é construção de valor no longo prazo.  

Os ferramentais de Branding, como a plataforma, aceleram essa construção, mas, mesmo que eles não estejam tão maduras em uma Marca, ainda é possível pegar atalhos, por exemplo através do propósito da marca, que direciona tudo que a empresa É, Faz e Fala. 

O propósito orienta cada decisão e ação, garantindo que a marca se posicione de forma autêntica e entregue uma proposta de valor capaz de encantar o consumidor. E é na proposta de valor que mora a tal da experiência. Uma boa experiência não é apenas estética; ela resolve uma dor ou necessidade do usuário, levando em consideração todas as etapas da jornada do cliente. Cada ponto de contato com a marca deve ser uma oportunidade para criar momentos de encantamento. Essa experiência deve ser evolutiva, sempre buscando melhorias e ajustando-se às expectativas em constante mudança do consumidor.  

Dessa maneira, o ponto de venda se transforma em um palco onde a marca expressa seu comportamento e constrói experiências memoráveis que incentivam a recompra e a fidelização. Identificar os momentos certos na jornada do cliente, nos quais a marca pode comunicar sua proposta de valor, é essencial. Esses “Brand Moments” são as melhores oportunidades para fortalecer o vínculo com o consumidor. Seja na loja física ou em canais digitais, cada interação deve refletir o universo verbal e visual da marca, atraindo o cliente à distância, engajando-o à medida que se aproxima e, finalmente, persuadindo-o na decisão de compra. Tudo isso cria uma conexão emocional e duradoura com o shopper, alinhando a estratégia de Branding com a execução no ponto de venda.

A importância de integrar equipes de Marketing e Trade

Para construir um Branding consistente que impulsione o crescimento da organização, é fundamental que as equipes de marketing e trade atuem de forma integrada. O desalinhamento entre esses departamentos prejudica a fluidez das informações e compromete a sinergia nas estratégias, levando a ações desconectadas e resultados abaixo do potencial esperado.

Na anacouto, enfatizamos a importância de estruturar a cultura organizacional com um propósito claro, em que todos tenham conhecimento das diretrizes da marca, garantindo que os times trabalhem em harmonia para maximizar o desempenho e os resultados da empresa como um todo. 

Experiência memorável em cada interação

Para construir uma experiência de marca diferenciada e proprietária no ponto de venda, é importante ter uma visão de jornada completa e transparente. Todos os pontos de contato da marca, que envolvem desde a produção de itens de consumo até o pós-venda e descarte do produto, devem estar conectadas coma estratégia de Branding

Mas como conectar a estratégia de Marca, Negócio e Comunicação em um projeto de ponto de venda

Case Happy Eggs®

 

Em nosso recente case para Happy Eggs®, marca da Mantiqueira Brasil, criamos uma narrativa se desdobra tanto no varejo como nas redes sociais, com peças em uma linguagem sempre leve e solta, que segue o tom de voz da marca. As personagens espalham por aí seu bom humor e geram conversa, interagindo em conteúdos que as interessam em canais no Instagram, bem como em posts no canal da marca que brincam com temas ou notícias relevantes em real time. 

Com o objetivo de criar uma experiência relevante e que fortalecesse a Marca no ponto de venda, criamos um material que educa o consumidor sobre os tipos de ovos, facilitando o entendimento da categoria, e apresentamos experiências que atraem a atenção do público, de forma que engajem com ações interativas. 

Foi preciso criar interesse do shopper pelos produtos e pela Marca, para isso criamos diferentes momentos dentro de um único mobiliário. Demos o poder da escolha ao consumidor com um módulo de ovos frescos, para que pudesse selecionar os seus ovos e montar sua própria bandeja, e atraímos pela experimentação e pelo paladar, com um módulo de degustação, em que são preparadas diversas receitas feitas com ovos. Além disso, o shopper encontrava os produtos todos organizados, o que facilitava a sua escolha. 

Construção de valor contínua no mundo “phygital

Para gerar valor no trade, é fundamental entender a jornada do shopper e cocriar soluções que impulsionem a Marca enquanto entregam valor ao cliente. No contexto atual, adotar o conceito “phygital” – que integra o mundo físico ao digital – é crucial para criar experiências mais relevantes e envolventes ao longo dessa jornada.

Um exemplo disso é a embalagem interativa que desenvolvemos para a Happy Eggs®, onde um QR Code conecta o consumidor a uma experiência online, permitindo que ele explore a campanha da marca de forma visual e sensorial. Essa estratégia fortalece o vínculo entre o produto físico e a presença digital, enriquecendo a interação com o consumidor e agregando mais valor à marca.

Reprodução: Instagram Happy Eggs

A experiência de marca é a soma de sentimentos e sensações que temos nos momentos de interação em todos seus pontos de contato. Portanto, é necessário desenvolver estratégias que não só constroem a Marca, mas que são cuidadosamente planejadas para maximizar o seu impacto no Negócio e na Comunicação. Afinal, o Branding de uma organização deve ser evolutivo, contribuindo para a sua construção de valor a curto, médio e longo prazo.

Vamos conversar sobre Branding e Experiência?

Conteúdo por: Bruna Savino, Stefany Pauly, Cecilia Lombardi, James Pereira, Bianca Barboni
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