Tendências de Branding: a era da inteligência artificial

Como a IA está revolucionando os negócios, trazendo novas possibilidades para a geração de valor das organizações e da sociedade em escala global

A (R)evolução do Branding está profundamente ligada às grandes mudanças na história da humanidade. Desde a antiguidade, desenvolvemos recursos para representar, interpretar e reinventar a realidade, como a pintura e a fotografia. Esses meios de contar histórias e criar narrativas evoluíram ao longo do tempo e começaram a ser integrados às estratégias das organizações na era da industrialização, com o objetivo de construir conexões emocionais e fidelizar os consumidores.

Com a chegada da era digital, essa integração se intensificou ainda mais, com narrativas sendo construídas para gerar valor em escala global. Nesse contexto revolucionário, a inteligência artificial (IA) surge oferecendo soluções tecnológicas para criar desde iniciativas socioambientais até experiências imersivas da marca com o consumidor, abrangendo todas as facetas de marca, negócio e comunicação.

Com essa evolução contínua, as estratégias de branding atuais não se resumem apenas a construir uma marca para identificação e posicionamento do produto. A implementação da disciplina envolve uma série de ações de impacto positivo, experiência, engajamento, comunidade e digitalização que englobam todos os stakeholders e públicos de interesse de uma marca, como: consumidores, colaboradores, investidores e sociedade. Vamos analisar como a inteligência artificial está transformando as interações humanas atualmente e qual a sua relação com o Branding?

A evolução das interações humanas com IA

Compreender as interações humanas é compreender as tendências de comportamento da sociedade. A transformação digital nas marcas está longe de ser uma experiência robotizada ou apenas trazer soluções inovadoras para o cliente; ela é a oportunidade de evoluirmos para criar um impacto positivo na sociedade.

Exemplos de como as interações humanas estão em transformação são as assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistant, que ajudam os usuários em tarefas cotidianas de maneira personalizada, automatizando tarefas, fornecendo acesso rápido a informações, auxiliando na gestão do tempo e aprimorando a eficiência pessoal e profissional.

O ChatGPT é um exemplo da evolução no uso da informação. A ferramenta expande nossas capacidades, oferecendo suporte em diversos contextos, desde resoluções simples até as mais complexas. A interação com essa tecnologia estimula a aprendizagem contínua e a adaptação a novas ferramentas, melhorando a produtividade e o desenvolvimento das habilidades humanas.

E a evolução não para por aí: já imaginou ter um computador de IA para usar como fone de ouvido? Sim, essa é a proposta do Iyo One, o computador de IA criado pelo designer e inventor Jason Rugolo.

Fonte: TED

O computador de áudio que se destaca por não precisar de comandos específicos, uma vez que possui modelos de linguagem avançados e aprendizado de máquina. Dessa maneira, ele interage de forma natural, como um amigo. Já imaginou essa nova tecnologia na sua vida e dos seus clientes?

IA para escalar o impacto positivo global

A inteligência artificial vem sendo incorporada para a evolução global em diversas dimensões. Quando falamos dessa relação da IA com negócios ancorados no seu branding, vemos a ascensão de iniciativas socioambientais, desde pequenas e médias organizações aliando-se à ONGs até a união de grandes empresas que somam forças por um impacto em larga escala.

Um exemplo é a união das empresas de tecnologia Google, EcoStage e Terras App Solutions que fazem parte da co-criação e do desenvolvimento da MapBiomas, no Brasil. A iniciativa do Observatório do Clima envolve uma rede multi-institucional (universidades, ONGs e empresas de tecnologia), com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso da terra do Brasil e monitorar as mudanças do território.

A organização utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar a conservação e proteção dos povos indígenas, criando mapas detalhados em uma fração do tempo. Essa abordagem não só ajuda na redução de emissões, mas também garante a proteção dos direitos das comunidades locais, mostrando como a tecnologia pode ser usada para criar e ampliar o impacto positivo.

Fonte: Banco de Imagens

Das ações socioambientais à campanhas publicitárias

Com os exemplos mencionados, entendemos que estamos apenas no começo dessa revolução da inteligência artificial, não é mesmo? E as organizações que estão aproveitando essa nova onda e integrando a IA em suas estratégias de marca, negócio e comunicação, estão revolucionando junto o seu posicionamento e a maneira que se conectam com seu público.

Já vemos muitas soluções de tecnologia e branding sendo implementadas nas estratégias de marketing e negócio como personalização com IA em escala, interação mais ágil e eficiente com o cliente, otimização de conteúdo, análise de dados, previsão de tendências, entre diversas melhorias e automações.

Mas uma ação que vem ganhando destaque como tendência no mercado publicitário, são as experiências imersivas que se sobressaem na criatividade e criam um impacto memorável, conquistando a mente e o coração do consumidor. Já ouviu falar sobre as mídias Fake Out Of Home (FOOH)?

Fonte: Divulgação Jacquemus / L’Oréal / Beatriz Werebe

Marcas de luxo, moda e beleza do Brasil e do mundo como Jacquemus, L’Oréal e Beatriz Werebe (exemplo acima), estão aderindo a essa tendência das narrativas digitais de marca para se destacar no mercado. Criada a partir de tecnologias de ponta de computação gráfica, é conhecida como “falsa ativação externa” pois simula imagens extremamente reais de mídias externas, que na verdade são reais apenas no mundo virtual.

Essa tecnologia e experiência imersiva abre diversas possibilidades para as marcas criarem narrativas proprietárias e relevantes, potencializando o engajamento digital pelo seu impacto. Mas, uma vez que as imagens são muito realistas, é sempre importante usar a criatividade com responsabilidade, informando o público que se trata de um conteúdo digital.

Criando o Branding do futuro

Com estes exemplos, vimos que inteligência artificial vai além de trazer experiências do cliente e estratégias de marketing digital inovadoras, ela permite uma profunda integração da organização, criando oportunidades para criar um impacto positivo através da marca, negócio e comunicação. Ao implementar estratégias de IA de maneira ética e estratégica, a empresa não só se torna mais competitiva no mercado e expande a inovação em comunicação de marca, como expande suas possibilidades de gerar valor no mundo físico e digital.

Afinal, através das tecnologias cada vez mais avançadas, podemos criar um ecossistema de Inteligência Artificial e Branding que não apenas impulsiona organizações e pessoas, mas também promove a construção de um futuro extraordinário!

Não pare por aqui: Descubra os cases premiados no Cannes Lions 2024 e como grande parte deles tiveram a IA como recurso essencial para criar campanhas icônicas

Vamos expandir ideias?
Vai ser um prazer conversar com você!

Conteúdo por: Bianca Barboni e Paula Cardoso

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