Desafio

A HDI Seguros, com a aquisição da operação da Liberty Seguros na América Latina, se torna o segundo maior grupo de seguros do Brasil. Por acordo legal, o grupo detém a operação, mas deverá deixar de usar a marca Liberty no Brasil ao final de 2024. Com isso, nosso desafio era criar uma nova marca, que potencializasse as forças da Liberty ao mesmo tempo em que trouxesse algo novo para o mercado. Tudo isso com a condição de atrito zero: sem perda de clientes e corretores. 

Estratégia

Em uma jornada profunda de cocriação com o Comitê Executivo do Grupo HDI, ouvimos corretores e clientes e entendemos os principais assets já construídos pela Liberty para a construção de Yelum: o amarelo, que a diferenciava visualmente, virou uma atitude, da originalidade, do frescor, do calor. E a liberdade, que a princípio estava sendo trabalhada como território de comunicação apenas, mas já com potencial de diferenciação e propriedade: direcional para a toda a proposta de valor com essa marca de affordable excellence. 
 
A estratégia de branding partiu de um olhar cuidadoso para o que ela já fazia muito bem, mas com muito mais potencial. É uma marca que promete entregar a proximidade, flexibilidade e jornada fluida pela qual a Liberty já era reconhecida, mas ir além, gerando ainda mais valor para corretores e clientes com um ponto de vista diferente: não é falar sobre proteção e cuidado, é sobre falar de liberdade, desafiando o mercado como um todo. 

Por isso, o propósito “Liberdade por caminhos seguros”. Traz a liberdade como a protagonista da história, mas sendo uma empresa de seguros, também faz essa brincadeira de declarar o modelo de negócio. “Caminhos seguros:  fala sobre as diversas possibilidades de oferta do portfólio, que é flexível, modular. 


O formato da frase é uma crença. Um mantra. Uma manifestação. Yelum quer, acredita, entrega e garante liberdade por caminhos seguros. 
 

Todo este posicionamento é assinado pela tagline: Seguro para viver livre. Ao mesmo tempo em que uma declaração de quem é esta marca, mas também uma promessa aos clientes e corretores: (você) seguro para viver livre. 

Naming

Para traduzir tudo o que esta estratégia construiu, precisávamos de um nome que fosse diferente, inspirador, fresh.  


Partimos do prefixo de amarelo, em inglês. Yellow.  
No sufixo, mais alguns significados: lume, de luz. Iluminar um mercado movido pelo medo. UM, de único, personalizável e é também derivado do latim, que traz a sofisticação que buscávamos.  
A letra Y também tem motivo em estar aqui. Liberty termina com Y;  Yelum começa com Y.  
 
Uma jornada bem sucedida que termina para outra começar, levando o que é bom e evoluindo. 

Marca e UVV

Para a marca, partimos do propósito. Liberdade + Seguro. No Y, de um lado uma haste mais leve, fluida, que remete à asa (liberdade); do outro lado, a haste diagonal que representa segurança, confiança e solidez. É firme, estável, pode-se apoiar nela. A primeira letra também faz uma homenagem à história de origem – remete à tocha de Liberty. A tipografia do logo, em caixa-baixa, traz afeto e proximidade, equilibrando com seu peso mais bold para transmitir impacto e leveza. Possui inktraps equilibradas que trazem sofisticação e aumentam sua performance. 


Para o universo visual, os atributos e o arquétipo inspiram a escolha dos elementos. Uma paleta de cores protagonizada pelo amarelo, uma cor de personalidade que inspira a liberdade e ilumina. As cores de apoio são distintas e trazem personalidade, além de transmitir o affordable excellence. O Y se descola da marca e vira um símbolo que ganha vida no universo, incorporando formas diferentes e interagindo com imagens. Na fotografia, retratamos pessoas em momentos únicos e inspiradores, sempre simbolizando a sensação de liberdade de alguma forma. As composições sempre trazem luz e arejamento, reforçando sempre a percepção de liberdade.

A Yelum transmite atitude e liberdade na sua fala. De uma forma positiva e confiante, fala sobre o mercado de seguros de um jeito mais leve, abrindo caminhos para que cada um se sinta livre para escolher como viver e contratar os serviços, sabendo que tem a segurança do seu lado na jornada.  
 
Essa voz é tangibilizada em títulos como “A cada escolha, nenhuma renúncia”, “Amarelo é a cor mais livre”, “A verdadeira liberdade de escolha”, “Y necessidades, UM seguro: Yelum” e “Sua casa de portas mais abertas”.  

Ficha Técnica

Time Ana Couto

TIME ANA COUTO – MARCA 

 

Danilo Cid – Sócio VP de Criação  

Fernanda Galluzzi – Sócia Vice Presidente 
Luiza Cortoni – Sócia e Gerente de Estratégia 
Fernanda Casas – Sócia e Gerente de Design  

Leonardo Moreira – Gerente de Atendimento e Operações  

José Xavier – Atendimento  

Cecília Lombardi – Gerente Design Serviço e Estratégia  

Tomás Backheuser – Estrategista 
Marcela Bomfin – Líder Conteúdo    

Erika Pinheiro – Sócia e Diretora de Marca  

Amanda Cinelli – Conteúdo 
Lucas Figueira – Conteúdo 
Evandro Mesquita – Design Gráfico 
Lucia Rabello – Produção Artefinalista  

Rodrigo Scherrer – Gerente de Pesquisa e Insight 
Isadora Libório – Analista de Pesquisa e Insight  

 

 

TIME ANA COUTO – COMUNICAÇÃO 

 

Fernanda Galluzzi – Sócia Vice-Presidente  

Leonardo Moreira – Gerente de Atendimento e Operações 
Nathalia Macedo – Atendimento  

Juliana Furtado – Diretora de Criação  

Manoel Pires – Redator  

Nilton Junior – Diretor de Arte 
Igor Cardoso – Sócio e Diretor de Planejamento 
Jorge Rosas – Gerente de Planejamento  

Marcelle Villar – Sócia e Diretora de Mídia  

Priscila Menezes – Gerente de Mídia  

Paola Gasparini – Produção RTV  

 

Time Cliente

 

APROVAÇÃO CLIENTE:
 

Eduardo Stefanello Dal Ri – CEO  do Grupo HDI 

André Steiner Truzzi – VP de Transformação do Grupo HDI 

Renata Padial De Camargo – Gerente de Marca e Institucional do Grupo HDI 

Priscila Sayuri Abe Jorge – Consultora de Marketing do Grupo HDI 

 

PARCEIROS ANA COUTO:

Fábio Haag – Exploração e Refino de Logotipo 
Vinicius Amorim – Motion Case 

Fernando DJ – Diretor (Produtora Frameria)  

Luiz Fellipe LF – Produtor Executivo (Produtora Frameria)  

Roberto Faria – Atendimento (Produtora Frameria)  

Tina Carlos – Atendimento (Produtora Frameria)  

 

      FOTOGRAFIAS EVENTO: Larissa Vasco 

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