Estratégia
Em uma jornada profunda de cocriação com o Comitê Executivo do Grupo HDI, ouvimos corretores e clientes e entendemos os principais assets já construídos pela Liberty para a construção de Yelum: o amarelo, que a diferenciava visualmente, virou uma atitude, da originalidade, do frescor, do calor. E a liberdade, que a princípio estava sendo trabalhada como território de comunicação apenas, mas já com potencial de diferenciação e propriedade: direcional para a toda a proposta de valor com essa marca de affordable excellence.
A estratégia de branding partiu de um olhar cuidadoso para o que ela já fazia muito bem, mas com muito mais potencial. É uma marca que promete entregar a proximidade, flexibilidade e jornada fluida pela qual a Liberty já era reconhecida, mas ir além, gerando ainda mais valor para corretores e clientes com um ponto de vista diferente: não é falar sobre proteção e cuidado, é sobre falar de liberdade, desafiando o mercado como um todo.
Por isso, o propósito “Liberdade por caminhos seguros”. Traz a liberdade como a protagonista da história, mas sendo uma empresa de seguros, também faz essa brincadeira de declarar o modelo de negócio. “Caminhos seguros: fala sobre as diversas possibilidades de oferta do portfólio, que é flexível, modular.
O formato da frase é uma crença. Um mantra. Uma manifestação. Yelum quer, acredita, entrega e garante liberdade por caminhos seguros.
Todo este posicionamento é assinado pela tagline: Seguro para viver livre. Ao mesmo tempo em que uma declaração de quem é esta marca, mas também uma promessa aos clientes e corretores: (você) seguro para viver livre.
Naming
Para traduzir tudo o que esta estratégia construiu, precisávamos de um nome que fosse diferente, inspirador, fresh.
Partimos do prefixo de amarelo, em inglês. Yellow.
No sufixo, mais alguns significados: lume, de luz. Iluminar um mercado movido pelo medo. UM, de único, personalizável e é também derivado do latim, que traz a sofisticação que buscávamos.
A letra Y também tem motivo em estar aqui. Liberty termina com Y; Yelum começa com Y.
Uma jornada bem sucedida que termina para outra começar, levando o que é bom e evoluindo.
Marca e UVV
Para a marca, partimos do propósito. Liberdade + Seguro. No Y, de um lado uma haste mais leve, fluida, que remete à asa (liberdade); do outro lado, a haste diagonal que representa segurança, confiança e solidez. É firme, estável, pode-se apoiar nela. A primeira letra também faz uma homenagem à história de origem – remete à tocha de Liberty. A tipografia do logo, em caixa-baixa, traz afeto e proximidade, equilibrando com seu peso mais bold para transmitir impacto e leveza. Possui inktraps equilibradas que trazem sofisticação e aumentam sua performance.
Para o universo visual, os atributos e o arquétipo inspiram a escolha dos elementos. Uma paleta de cores protagonizada pelo amarelo, uma cor de personalidade que inspira a liberdade e ilumina. As cores de apoio são distintas e trazem personalidade, além de transmitir o affordable excellence. O Y se descola da marca e vira um símbolo que ganha vida no universo, incorporando formas diferentes e interagindo com imagens. Na fotografia, retratamos pessoas em momentos únicos e inspiradores, sempre simbolizando a sensação de liberdade de alguma forma. As composições sempre trazem luz e arejamento, reforçando sempre a percepção de liberdade.
A Yelum transmite atitude e liberdade na sua fala. De uma forma positiva e confiante, fala sobre o mercado de seguros de um jeito mais leve, abrindo caminhos para que cada um se sinta livre para escolher como viver e contratar os serviços, sabendo que tem a segurança do seu lado na jornada.
Essa voz é tangibilizada em títulos como “A cada escolha, nenhuma renúncia”, “Amarelo é a cor mais livre”, “A verdadeira liberdade de escolha”, “Y necessidades, UM seguro: Yelum” e “Sua casa de portas mais abertas”.