Communication
O primeiro passo para o desenvolvimento da campanha é definir com quais públicos precisamos nos comunicar. No caso de Happy Eggs®, falaríamos com os consumidores finais, abarcando desde quem compra um volume maior, pensando no consumo da família, até pessoas que têm os ovos como parte fundamental de uma dieta saudável, e se preocupam mais com a origem dos alimentos e o bem-estar animal.
Queríamos inovar em uma categoria que não tem tradição de construção de marca nem histórico de grandes campanhas de comunicação, e a personalidade de Happy Eggs® era perfeita para isso: descolada, alegre, verdadeira e leve. Desse jeito, ficava fácil encontrar os diferenciais da marca, que existe por causa das galinhas livres e felizes, que têm alimentação mais rica e põem ovos mais nutritivos. Além disso, democratizamos o acesso a esses ovos, tornando-os cada vez mais abundantes nas prateleiras.
Para destacar tudo isso, olhamos com mais atenção para as galinhas, figuras-chave de Happy Eggs®. Entendemos que, para elas serem de fato felizes, precisam que várias necessidades sejam atendidas: ciscar, tomar banho de sol e de poeira, uma alimentação rica e até temperaturas amenas no ambiente. Juntamos isso com a percepção de que as galinhas já fazem parte da cultura pop: de protagonistas de filmes a cantoras de músicas infantis, elas fazem parte de nossas vidas até nos momentos de diversão.
Nossa missão com a campanha, então, se tornou esta: mostrar de forma divertida a importância da liberdade e felicidade das galinhas para a qualidade dos ovos, a partir da perspectiva delas próprias. Isso mesmo: viver como galinha pode ser maravilhovo, e elas são as grandes estrelas da nossa história.
O conceito “Galinhas livres. É maravilhovo.” se materializa em um filme pop e inusitado, que combina animação com live action. Nele, as galinhas de Happy Eggs® mostram o quanto são livres, saltando da embalagem quando o supermercado fecha e se aventurando por diversos lugares fora dali, de um baile funk até a lua. O tempo todo elas falam uma língua própria, o Popopó, que é legendada para que o espectador acompanhe suas falas engraçadas – inclusive quando se dão conta que está amanhecendo e precisam voltar correndo para a embalagem.
Essa narrativa se desdobra tanto no varejo como nas redes sociais, com peças em uma linguagem sempre leve e solta, que segue o tom de voz da marca. As personagens espalham por aí seu bom humor e geram conversa, interagindo em conteúdos que as interessam em canais no Instagram, bem como em posts no canal de Happy Eggs® que brincam com temas ou notícias relevantes em real time, como o poster que protagonizaram como as rainhas do Popopó no dia do show da Madonna no Rio de Janeiro. Afinal, as galinhas de Happy Eggs® são tão livres que estão em todo lugar, botando pra quebrar com seus deliciovos.
Como teaser, a campanha contou ainda com um press kit enviado a influenciadores. No formato de mala de viagem, a versão completa trazia um livro de receitas, pano de prato, imãs de geladeira com fotos das galinhas se divertindo pela noite e a própria galinha em toyart, dentro de um mini carrinho de supermercado, além, é claro, de uma caixa de ovos Happy Eggs®.
O plano de mídia envolve uma robusta estratégia integrada de vídeo na TV Aberta, TV Fechada, TV Conectada, Youtube e Redes Sociais. Em TV Aberta o filme estreia no Fantástico, com nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Resende. Já na TV Fechada, a veiculação é Nacional nos canais Viva, Sportv, GNT e o patrocínio do Masterchef no Discovery Home & Health.
Contaremos também com uma estratégia Always On em Redes Sociais, Youtube, Globoplay, site da família Globo e OOH nas praças prioritárias da marca, que são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Experiência
A experiência de Happy Eggs® começa no varejo, um dos principais pontos de contato da Marca com seu consumidor. Desde a criação das embalagens até a implementação de materiais de ponto de venda, idealizamos projetos que ajudassem o consumidor a entender mais sobre a Marca, seus diferentes produtos e principalmente se conectar com o seu propósito.
A construção de um ponto de venda que fosse atrativo e que facilitasse a navegação e processo de decisão de compra do consumidor começou pela criação das embalagens. Além de trazer os principais elementos do Universo Visual da Marca, como a galinha em destaque, a embalagem foi toda pensada de forma que o consumidor tivesse facilidade para entender as informações mais importantes para o momento da compra. As cores vibrantes ajudam a destacar a Marca, mas também criam uma distinção eficiente entre os diversos tipos de ovos, que também são reforçados pelos diferentes desenhos da galinha e com uma imagem do tipo de ovo. Suas laterais também foram exploradas, projetadas para comunicarem mesmo com exposições e posicionamentos diferentes nas gôndolas.
Para complementar a experiência da Marca trabalhamos em diversos materiais de ponto de venda para o varejo.
Começamos com um projeto de organização da categoria para a marca Mantiqueira Brasil dentro de uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar. Com o objetivo de criar uma experiência relevante e que fortalecesse a marca no ponto de venda, criamos um material que educa o consumidor sobre os tipos de ovos, facilitando o entendimento da categoria, e apresentamos experiências que atraem a atenção do público, de forma que engajem com ações interativas.
O resultado foi uma Experiência de Marca implementada, o InStore Mantiqueira, que organizou a categoria, engajou o público consumidor e teve um retorno relevante em quantidade de vendas.
Este bom resultado gerou um desdobramento da peça, que já havia sido pensada modularmente, para diferentes tamanhos e formatos de pontos de venda. Dessa forma, contribuímos para tornar o mundo mais livre, leve e ovo, do reconhecimento da marca à cesta de compras.