Experiência do cliente: a importância da embalagem no ponto de venda

Do primeiro impacto à experiência, a embalagem é (também) um elemento importante dentro do ponto de venda conquistar o consumidor

Hoje, uma embalagem cumpre um papel que vai além da estética; ela transmite ao consumidor ou ao shopper uma série de informações importantes para a tomada de decisão de compra. Um bom design não apenas captura a atenção, mas também comunica valores da marca e cria uma memória visual duradoura. Por isso, investir no design de produto é essencial para se destacar em um mercado competitivo. 

Claro, um bom design impacta nesse momento. Afinal, quem nunca comprou um produto porque a embalagem era bonita? Mas é necessário entender uma série de fatores sobre o local em que o produto será vendido e sobre quem são seus públicos consumidores. Se vou vender um produto de alto consumo, encontrado nas redes de varejo mais comuns, preciso compreender que terei muitos concorrentes ao lado competindo pela atenção de quem passa pelas gôndolas. Por isso, sempre dizemos que a embalagem precisa atender ao ponto de venda também. 

Como destacar seu produto no ponto de venda

Atualmente, existem vários materiais de ponto de venda que auxiliam durante a jornada de compra, mas uma embalagem bem pensada e desenhada também pode cumprir esse papel.

Além do branding bem alinhado e executado, com ativos visuais e verbais que realmente ajudam a destacar esses produtos, precisamos entender quais informações são mais importantes sobre ele e como elas estarão posicionadas no ponto de venda e na gôndola (prateleiras), de forma que a mensagem seja efetivamente transmitida ao consumidor de maneira objetiva e muitas vezes educativa.

Ser educativo no ponto de venda ajuda o consumidor a entender os diferenciais dos produtos, facilitando a comparação e decisão. E muitas vezes também, se conecta mais emocionalmente ao produto e à marca, fazendo toda diferença na experiência do cliente.

Confira nosso case de design de embalagem

Quando lançamos as novas embalagens da marca de ovos Happy Eggs®, pensamos além da estética. Entendemos que a parte da embalagem que teria mais espaço para colocar informações relevantes ao consumidor (a parte de cima da tampa) não estaria exposta nas prateleiras. Quando as embalagens são empilhadas, apenas uma pequena frente do rótulo fica aparente. 

Então a solução foi equilibrar. O uso das cores ajudaria o consumidor a diferenciar os tipos de produtos oferecidos e o uso dos elementos gráficos ajudaria o consumidor a reconhecer a marca, mas o mais importante foi criar um wireframe para a embalagem, separando as informações e entendendo seu posicionamento de acordo com o que seria mais facilmente encontrado e compreendido pelo shopper. 

Esta inclusão ressalta a importância do design de embalagens, destacando como ele contribui para o impacto no ponto de venda e a conexão emocional com o consumidor. Ou seja, uma boa embalagem faz diferença na gestão de valor e no resultado do negócio.

Escrito por: Bruna Savino

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