ZAMP

Desafio

A Burger King do Brasil nasceu como operadora dos restaurantes Burger King no país. Ao longo dos anos, sua cultura forte, ambiciosa e com “fogo nos olhos”, a colocou no topo do ranking das mais bem sucedidas empresas de alimentação, com IPO, acionistas internacionais e planejamento de longo prazo.

Em 2017, ampliou seu portfólio com Popeyes, uma rede de restaurantes de frango frito de Louisiana, colocando a empresa mais perto de seus objetivos futuros.

Com isso, ser a Burger King do Brasil já não traduzia mais quem era a empresa. Precisava mais clareza sobre sua estratégia e modelo de negócio, ter um propósito inspirador e valores que fortalecessem sua cultura única e direcionando seus colaboradores com um mesmo senso de pertencimento.

ESTRATÉGIA

Aprofundamos sobre a BKB em um diagnóstico com seus executivos, clientes e parceiros B2B, além de analisarmos concorrência e mercado de alimentação como um todo.
Neste processo, identificamos forças que vinham tanto de Burger King quanto de Popeyes e que faziam dela uma empresa totalmente diferenciada. Porém, pela relevância e consolidação de sua primeira marca, ainda era necessário criar um senso de pertencimento e unificar a direção de uma única empresa.

Um atributo em comum em seu portfólio trouxe um dos principais pilares para a construção: autenticidade – em processos de preparo diferentes de seus grandes concorrentes, personalidade ousada e sabores intensos de diferentes lugares do mundo.

Chegamos, então, em uma marca corporativa que tem em seu portfólio marcas de alimentação, sempre mirando a excelência em operação, serviços e produtos potencializados pela tecnologia. É assim que a companhia garante a força de seu propósito: Conectar pessoas pelo sabor autêntico da nossa comida.

Sua cultura ousada, ambiciosa, autêntica e de muita autonomia aos colaboradores, abriu espaço para sua personalidade: autêntica, curiosa, eficiente e apaixonada.

Uma marca que não passa despercebida. Traduzimos esse?DNA em um posicionamento que se propõe a trazer o mundo para as pessoas através da comida. E concluímos com a tagline: Autêntica em cada mordida.

CRIAÇÃO

Essa estratégia e código genético precisam de um nome à altura. Com um trabalho grande e aprofundado, chegamos em uma criação que traduz toda essa intenção e é fácil de pronunciar em qualquer língua: Zamp.

Na língua portuguesa, Zampar significa comer com vontade, com apetite. Um verbo totalmente alinhado ao nosso modelo de negócio e à construção quem a marca é.
Para trazer mais dinamismo e personalidade, eliminamos as duas últimas letras e voilà: ZAMP!  

Em sua marca totalmente tipográfica, a personalidade aparece em um desenho original, em que cada letra remete à um aspecto do universo da alimentação. Transmitindo sensorialidade e appetite appeal com formas e cores, tons luminosos remetem também ao digital e tecnológico de Zamp. O universo visual compõe o look pop e irreverente, em que a própria marca aparece como grafismo em aplicações ousadas e com um olhar mais fun. 

Ficha Técnica

Time Ana Couto

LIDERANÇA ESTRATÉGICA:
Ana Couto – CEO

TIME ESTRATÉGIA:
Luiza Cortoni – Gerente de estratégia

TIME ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO ESTRATÉGICO:
Fernando Rocco – Gerente de Atendimento/Relacionamento Estratégico

TIME DESIGN:
Danilo Cid – Sócio VP de Criação
Fernanda Casas – Gerente de Design
Gabriel Martoni – Designer Gráfico
Carolina Lins – Designer Gráfico

TIME CONTEÚDO:
Adilson Jr. – Conteudista
Amanda Cinelli – Conteudista
Erika Pinheiro – Diretora de conteúdo e estratégia
TIME PRODUÇÃO:
João Braz – Produtor

TIME GROWTH:
Carolina Sá – Gerente de Growth

Time Cliente

COMITÊ APROVADOR CLIENTE:

Iuri Miranda – CEO
Ariel Grunkraut – CTO
Juliana Cury – CMO
Gabriel Guimarães – CFO
Danillo Gomes – VP de Operações
Fabio Alves – VP de Desenvolvimento
Marcia Baena – VP de Gente e Gestão

Veja mais cases

Cases
Cases