DESAFIO

Com mais de 80 anos de história e liderança em distribuição de GLP no Brasil, a Ultragaz precisava de uma evolução. Fomos da revitalização da Marca a todos os equities visuais e verbais e seus pontos de contato. Esses foram alguns dos desafios do projeto:

• Potencializar a Marca Ultragaz, respeitando sua história de 83 anos, porém ressignificando sua proposta de valor.

• Aumentar a percepção de valor da Marca em todo o território brasileiro.

• Organizar a oferta de produtos e serviços com objetivo de criar maior sinergia e facilitar a comunicação com o consumidor.

• Expandir a oferta de serviço digital baseada em inteligência de dados, garantindo boa relação tanto com o consumidor, quanto com a revenda.

• Direcionar a expansão de portfólio de soluções de GLP no mercado a granel, tangibilizando o Propósito.

• Estabelecer territórios de atuação da Marca a fim de garantir consistência e diferenciação frente aos players do mercado.

• Construir força de Marca a partir de uma única narrativa, para engajar e criar conexão emocional com seus públicos.

ESTRATÉGIA

Todo o processo foi conduzido de forma cocriativa com o time executivo da Ultragaz. Mão na massa. Todos na mesma sala (virtual), discutindo e lapidando a estratégia, construindo um único caminho.

Desde o início do diagnóstico, entendemos que a Ultragaz tinha equities importantes a serem levados em conta para o projeto.

A cor azul, o botijão, o caminhão e a música são alguns exemplos da força desta Marca pelo Brasil.

Para desenhar a estratégia, conversamos com executivos, clientes finais, clientes empresariais e revendedores. Essa investigação, uma das maiores pesquisas realizadas na história da empresa, nos trouxe conclusões que embasaram a construção: uma Marca forte, confiável e conhecida, que tinha a capilaridade como grande diferencial, mas com a oportunidade de se consolidar como uma Marca de energia que conversa bem tanto com consumidor final quanto clientes empresariais e revendas.

Também ficou evidente a importância das revendas como parceiras estratégicas para construir a proximidade desejada com o consumidor final: elas são as extensões onde a Marca não consegue chegar.

Para apoiar toda a construção, limpamos e organizamos o portfólio, colocando soluções em energia como fio condutor da oferta. Além disso, unificamos as submarcas, orientadas a construir valor para a Ultragaz como um todo.

Partindo do propósito já construído e consolidado internamente, “Usar a nossa energia para mudar a vida das pessoas”, e da força de sua capilaridade, construímos uma Marca com uma personalidade moderna, humana e inovadora para a Ultragaz dar seu próximo passo, ampliando o foco do gás para a energia.

Para isso, construímos diretrizes de experiência que fortalecem uma jornada memorável tanto para o cliente B2B como para o consumidor final e revendedores, reforçando atributos de inovação, proximidade, conveniência e praticidade.

Todos esses aspectos são traduzidos no novo discurso de posicionamento, que ressalta a história de relevância da Ultragaz na vida dos brasileiros e sua capacidade de evoluir, sintetizando seu novo momento com o tagline “somando energias”.

CRIAÇÃO

Para a Marca e sua identidade visual, o principal objetivo era construir a empresa de energia com atributos de modernidade e humana, sem perder equities importantes, como a cor azul.

Com a tipografia de caixa baixa, trazemos a proximidade, junto com traços de personalidade que tornam a Marca moderna e diferenciada no mercado.

As ondas que partem da letra G simbolizam a transição para matriz energética e inspiram potência e fluidez ao mesmo tempo. A paleta de cor preserva a história de Ultragaz, trazendo o azul como cor predominante, e novos tons de ciano e verde reforça sustentabilidade e novas energias. A forma do U como recurso do universo reforça o nome Ultragaz. Quando usada como pattern, traduz a presença e capilaridade da marca. Quando usada sozinha, pode ser um recurso de acolhimento, destaque, máscara ou grafismo.

O Universo Verbal definido dá consistência à nova personalidade da Marca, com tons de voz que enfatizam praticidade, entusiasmo, otimismo e proximidade. Com sua forma de falar, a Ultragaz cria conexão e confiança, apresenta soluções e se coloca como aberta, usando termos familiares e destacando que tudo se faz no coletivo.Texto

COMUNICAÇÃO

O primeiro passo para o lançamento da nova Marca e posicionamento foi mapear todos os públicos que Ultragaz se relaciona e definir uma única narrativa que apresentasse esse novo momento da Ultragaz.

Para dar vida ao propósito, definimos os territórios de atuação que guiarão toda a comunicação da Ultragaz.

A partir dessa definição, fomos entender o contexto de mundo e os principais movimentos de comunicação da categoria de GLP e de energia para trazer novas respostas, com uma melhor experiência e mais conveniência. Diante de uma categoria que comunica com pouca diferenciação, identificamos uma oportunidade para a Ultragaz de liderar um movimento de transformação que conectasse o seu negócio à vida das pessoas.

Assim, definimos os principais diferenciais da Ultragaz: uma Marca brasileira e democrática, com DNA de inovação e escuta ativa para atender clientes e parceiros, sempre com compromisso ambiental, social e de governança.

O conceito da campanha precisava responder a esses diferenciais e ressignificar o termo ‘energia’, lugar comum da categoria, apresentando a Ultragaz como uma Marca que acredita no poder da colaboração para evoluir e melhorar a vida de todos.

Em um processo cocriativo junto com as agências parceiras da Ultragaz e após dois creative challenges (encontros virtuais de desafios criativos), chegamos ao conceito “Vamos energizar”, apresentando o novo momento da Ultragaz e fazendo um convite a todos os públicos da Marca, como uma corrente de energia em que todos saem energizados. Para tangibilizar o conceito, a campanha traz personagens reais que vão de consumidores, revendedores e colaboradores até parceiros e fornecedores da Ultragaz, reforçando a amplitude do portfólio de soluções para suas casas e seus negócios.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Time Cliente

Veja mais cases

Cases
Cases