DESAFIO

Marca francesa bicentenária, a Peugeot chegou no Brasil em 1992 com um produto bombástico e totalmente inovador: Peugeot 206. Ele trouxe para os brasileiros design, beleza e tecnologia somados a acessibilidade.

Apesar do boom da chegada, sua história foi construída com alguns percalços pelo caminho, por conta de experiências negativas com o produto e relacionamento com a marca para alguns consumidores. Somado a isso, ao longo dos anos, a perda de Market Share e desgaste da marca ameaçaram sua existência em solo Brasileiro.

Agora, fazendo parte do portfólio da Stellantis, com lançamentos inovadores a virem para o Brasil e um rebranding global com muita força, era a oportunidade para virar esse jogo para a Peugeot e se conectar com consumidores para gerar maior identificação.

ESTRATÉGIA

Começamos o processo de diagnóstico com entrevistas em profundidade com executivos da empresa, consumidores finais e concessionários, junto com análises de mercado e de concorrência.

Ao aprofundarmos nos aprendizados, identificamos aspectos que se destacaram como fortes diferenciais da Peugeot ao longo de seus 200 anos de história:

a evolução. Uma marca que sempre observou o tempo em que está e soube evoluir e inovar para oferecer até mais do que os consumidores queriam.

Em 1941 quando não se imaginava inovar em carros, inventou o carro elétrico. Hoje, oferece carros com matrizes energéticas totalmente diferentes, focada em entregar performance com sustentabilidade.

Além disso, compreendemos um pilar importante do DNA desta marca a ser potencializado, seu Allure: é sobre a beleza, sobre a estética, sobre o design. Independente de qualquer coisa, o carro Peugeot é lindo. E isso era unanimidade entre consumidores e não consumidores.

Somado a esses insights, o rebranding global era peça importante para este quebra-cabeça. Mais do que isso, era nosso ponto de partida, tanto a estratégia quanto sua identidade.

Uma marca que evolui sua entrega conforme o tempo em que vive fez emergir, então, o propósito de Transformar tempo em evolução. Um compromisso da Peugeot de sempre evoluir, transformando o mercado da mobilidade a favor do interesse e valores das pessoas.

Com este propósito forte e com o que já carregava de percepção, nos inspiramos no símbolo da marca – o leão – e potencializamos sua personalidade com prazer, obstinação, ousadia e é claro, magnetismo.

Todos esses aspectos são traduzidos no novo posicionamento, que convoca os leões do nosso tempo a se juntar à sua alcateia. Leões que, assim como a Peugeot, são as pessoas que pensam e impulsionam a mobilidade alinhada? a seus valores.

CRIAÇÃO

Globalmente a marca passou por uma evolução em busca de elevar a marca no Brasil, usamos o melhor disso: Escudo com leão, uso do preto e branco, tipografia proprietária, aspecto bold e dinâmico e fotografia cinemática.

Acrescentamos elementos para aumentar a relevância e dar mais força aos movimentos de negócio. Tudo em busca de deixar a marca mais magnética, ousada e obstinada.

O brasão com leão ganhou mais protagonismo e interação aproximando-o dos públicos e reforçando seu território: Agora tanto o “espírito” do leão se conecta com as pessoas, quanto o brasão enquadra cada uma delas, apontando que elas são os leões do nosso tempo. Criamos um grid que fala da evolução do tempo e articula os tempos de cada um, o movimento e detalhe de produtos e as cores e tipos.

Dialogando com o preto e branco, trouxemos cores iluminadas que trazem mais destaque ao conjunto e conectam com as imagens e cores dos carros. Já a tipografia, trabalhamos com mais força e contraste buscando mais diferenciação. Nas fotografias, aumentamos o magnetismo destacando detalhes e elementos de atração do design dos carros. Já nas pessoas, procuramos retratar aqueles que formam a alcateia de leões do nosso tempo, no seu movimento, no ritmo e na força do olhar.

Construímos o território verbal dos Leões que dominam o tempo da evolução. Aliando instinto e coragem do leão a performance e sensorialidade do carro em expressões como: “o tempo ruge” e “despertando um leão por dia.”

Um conjunto de expressões visuais e verbais poderosas e diferenciadas, que destacam os leões da Peugeot na selva de marcas de carro.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

AGÊNCIA: Ana Couto
CLIENTE: PEUGEOT
PROJETO: Branding Peugeot Brasil

LIDERANÇA ESTRATÉGIA:
Ana Couto – CEO
Danilo Cid – Sócio VP de Criação

TIME ATENDIMENTO E RELACIONAMENTO ESTRATÉGICO:
Leonardo Moreira – Gerente de Atendimento

TIME DESIGN:
Fernanda Casas – Gerente de Design
Gabriel Martoni – Designer Gráfico

TIME ESTRATÉGIA/PLANEJAMENTO:

Luiza Cortoni – Gerente de Estratégia
Marcela Deliza – Estrategista

TIME EXPERIÊNCIA
Filipe Ozelin – Sócio-Diretor de Experiência de Marca

TIME GROWTH:
Luiz Felippe Netto – Sócio-Diretor de Growth

TIME CONTEÚDO:
Henrique Hallack – Conteudista

TIME PRODUÇÃO:
João Braz – Produtor
Priscilla Polo – Arte finalist

Time Cliente

APROVAÇÃO/CLIENTE:
Antônio Filosa – COO Stellantis América do Sul
Felipe Daemon – Head de Brand Peugeot América do Sul
Frederico Battaglia – CMO Stellantis América do Sul
Adriana Girão – Communication Planning
Isabel Borges – Brand Development
Fabiana Figueiredo – Brand Development

LANÇAMENTO: Setembro/2021

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