Havaianas

Designed for a free life

Desafio

Inspirada nas tradicionais sandálias de dedo japonesas e adaptada à realidade tropical brasileira, Havaianas nasceu há quase 60 anos como uma peça funcional: um chinelo de borracha confortável, durável e vendido a um preço justo.

Por mais de 30 anos a peça se consolidou como um item básico do armário brasileiro, até a sua famosa virada, reposicionando a sua marca e lançando as famosas Havaianas Top – os chinelos de cor única.

Desde então, Havaianas deixa de ser apenas uma utilidade e se constrói como ícone fashion, marcando a sua presença na história da televisão brasileira com comerciais divertidos encenados por personalidades famosas.

Dessa forma marca se consolidou como uma das mais icônicas do Brasil, símbolo da brasilidade, e nesse contexto abriu espaço para conquistar o mundo. Conforme foi crescendo e expandindo seu território de maneira orgânica, se viu adquirindo diferentes personalidades dependendo do contexto e do país de atuação.

Enquanto isso no Brasil, mesmo sendo referência e ocupando o guarda-roupa de tantos brasileiros, se viu carente de uma estratégia única que elevasse a marca a um novo patamar além do funcional: uma marca de chinelos.

Nesse projeto nosso desafio foi desenhar uma estratégia que alinhasse premissas claras a partir de um propósito único e personalidade de marca, para desdobrar um universo visual e verbal de Havaianas consistente para ser aplicado mundialmente, além de criar uma narrativa elástica o suficiente para a marca deixar de ser reconhecida apenas pelo seu maior ícone: os chinelos.

Estratégia

Falar de liberdade foi o nosso fio condutor.  

Ao longo das pesquisas internas e externas coletamos insumos suficientes para entender que a marca já era reconhecida como um símbolo de liberdade – com mais ou menos propriedade dependendo do país da sua atuação.  

Partimos do benefício funcional, em que os produtos de Havaianas – e não apenas o chinelo – são um respiro para o nosso corpo dos pés à cabeça, e chegamos no benefício emocional em que a marca nos faz sentir livres e libertos de amarras.  

A partir desses insights um propósito único e potente emergiu: Havaianas exists to set you free. E para isso definimos uma marca com a personalidade free-spirited, divertida e colorida, empática e colaborativa.  

A partir dessas premissas construímos uma narrativa verdadeira que corrobora com a história de Havaianas, e conseguimos propriedade e consistência para dar os próximos passos da marca: identidade, experiência, portfólio.

Criação

O objetivo foi criar um sistema único global de identidade visual para gerar consistência e diferenciação, em qualquer ponto de contato ao redor do mundo. Para isso, a decisão foi potencializar o caráter icônico de elementos que a marca já havia construído ao longo dos anos, mas ainda não estava usando de maneira estratégica e intencional.

Nos apropriamos das cores do arco-íris em diferentes intensidades e do formato de arroz da sola do chinelo pra criar e fortalecer o universo colorido, vibrante e versátil da marca, definido na sua personalidade.

O visual foi desenvolvido de maneira sensorial para transmitir conforto visual. A comunicação foi direcionada de maneira clara e simples, com flexibilidade pra conviver com diferentes parcerias – já que Havaianas é essa marca colaborativa que cria e interage com uma infinidade de outras marcas e contextos.

Já o universo verbal foi direcionado a transmitir energia, ser divertido, sem perder a proximidade humana e a mesma simplicidade desenvolvida pelo universo visual.

Com isso, criamos uma marca potente e consistente através de um sistema proprietário que se conecta com a sua história para ser utilizado em toda a extensão da sua atuação.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Direção Criativa e Estratégica: Ana Couto, Danilo Cid e Fernanda Galluzzi
Estratégia: Isabella Herdy
Design: Rafael Torres, Gabriel Ramos, Fernanda Salgado
Conteúdo: Adilson Jr.
Motion & Video Design: Kauan Miranda
Gerenciamento de Projeto: Leonardo Silva
Growth: Luiz Felippe Neto

Shooting:

Direção Executiva: Fernanda Galluzzi
Direção Criativa: Danilo Cid
Direção de Arte: Naya Nakamura e Vinicius Valadão
Atendimento: Melissa Taminato
Diretora de Atendimento: Rachel Cidaco
Produção Executiva: Luana Godoy
Fotografia de Casting: Thais Vandanezi e Bruno Bezerra
Fotografia de Still: Fernando Bentes
Styling: Thais Barakat
Beleza: Teo Miranda
Produção de Casting: Carlos Eduardo Gandara
Finalização: André Kawahara
Modelos: Alana Macer, Bruno Peixoto, Cau Abreu, Guilherme Faulhaber, Joyce Oliveira, Letícia Vila Boas, Luana Brandt, Malu Nakamura

Time Cliente

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