ESTRATÉGIA
Para traçar o caminho a ser seguido a partir desse desafio, tivemos uma etapa extensa de diagnóstico, com dois encontros com o time GNT, buscando compreender como a marca estava naquele momento, suas fortalezas e que tipo de mudanças o time gostaria de provocar nos próximos anos, não só em GNT, mas também na sociedade. Também conversamos com especialistas de grupos de pessoas negras, mulheres 35-59 anos e com a população LGBTQIA+, que compartilharam suas percepções da marca e inspiraram direcionais de atitude e postura para GNT, nos ajudando também a compreender a distância que existia entre as ações da marca e como ela era efetivamente compreendida. Já com o olhar mais nítido após todas essas conversas, mergulhamos em materiais internos de GNT e também em estudos de mídia, que foram fundamentais para traçarmos um panorama de tendências do mercado e como elas poderiam ser incorporadas pela marca.
Com base em todo esse aprofundamento, entendemos que GNT é espaço de debates, trocas, inspiração e aprendizado, uma marca leve e cheia de empatia para abordar também assuntos complexos, conectando-se a cada pessoa; e também que é uma marca cross-plataforma, que está onde o seu público está, com conteúdo que reverbera em novas discussões e com territórios muito bem definidos: casa, comida e diálogo. Apesar de toda essa potência, a marca estava se apresentando de maneira fragmentada relação aos seus diferentes temas, e percebemos que ela poderia ser mais diversa e inclusiva, trazendo mais ‘Brasis’ para a sua comunicação. Se GNT fala de gente, toda essa gente deve estar no GNT.
Como mais um passo em direção a essas mudanças, definimos que era necessário revisar o propósito da marca: “Inspirar e transformar o mundo pelas histórias das pessoas” se tornou “Abrir conversas e potencializar histórias de pessoas que inspiram e transformam”, trazendo as pessoas para o centro e destacando o poder das boas conversas, que é o principal talento de GNT.
CRIAÇÃO
Depois de uma jornada de muita escuta, trocas e aprendizados com pessoas de dentro e fora do GNT, o direcional era claro: precisávamos destacar o potencial de GNT de gerar diálogos em sua comunicação, e deixar claro que abrimos as portas para incluir todos nessa discussão. Assim definimos a brand idea ˜Vem pra conversa”, um convite para que todos se sintam acolhidos no diálogo, que deve sempre vir das mais variadas vozes. E conversa boa engaja, faz refletir, rir, e até emociona.