Cosan

Desafio

Cosan é uma das maiores corporações do Brasil e tem sob sua gestão marcas que geram mais de R$ 20 Bi como Raízen, Moove, Rumo e Compass. Com crescimento sustentável ao longo dos anos, sua atuação está nos setores de maior potencial para o funcionamento do país, que representam ativos irreplicáveis: energia renovável, agronegócio, óleo e gás, mineração e crédito de carbono.

No entanto, sua marca é ainda pouco conhecida devido a um posicionamento como holding com estratégia pouco clara para seus investidores. Para apresentar o seu real valor como gestora de portfólio, partimos de 3 premissas:

1. Criar um propósito simples, claro e potente para direcionar o futuro de Cosan sem engessar seus negócios e futuras aquisições.

2. Trazer um posicionamento de valor para seus stakeholders que mostrasse a relevância da Cosan para seus negócios e para o Brasil.

3. Colocar o jeito de fazer Cosan como referência de gestão para o país.

Estratégia

Após passar por um diagnóstico que investigou a visão que públicos interno, externo e o mercado tem da Cosan, entendemos que a marca era percebida aquém do seu potencial, precisando passar clareza do seu modelo de gestão e se posicionar como líder e referência no cenário global.

Assim, adotamos uma personalidade empreendedora, responsável, ousada e realizadora para traduzir o jeito de ser da empresa. Em diretrizes claras para o negócio, consolidamos este modelo de gestão que combina investimento com excelência operacional. E evidenciamos a construção de relações que equilibram estratégia com gestão, resultados imediatos com os de longo prazo junto aos colaboradores, parceiros e investidores.

Substituímos o discurso ESG pelo Responsible Print Cosan, um termo proprietário que direciona e integra as práticas sustentáveis, éticas e transparentes da empresa, que geram impacto positivo no seu ecossistema global.

Assumimos o propósito de impulsionar as potencialidades do Brasil, para que Cosan se aproprie de seu papel como gestora de portfólio presente nas áreas de maior diferencial competitivo do Brasil no mundo.

Universo
Visual e
Verbal

Refletindo a nova estratégia, evoluímos o universo visual de Cosan trazendo mais atitude e força. O logo ganha novas tonalidades, representando um momento mais maduro, digital e moderno. Seus elementos reforçam movimento e energia, com grafismos que formam ângulos ascendentes valorizando a imagem e garantindo nitidez e coesão.

A escolha fotográfica traz um ar heroico e grandioso, com foco nas pessoas e nas áreas de maior valor do país. Trazemos luz solar para irradiar energia, ressaltando perspectivas inusitadas e um olhar proprietário. A vitalidade está presente em todo o visual de maneira consistente, sem desperdícios.

A voz de Cosan assume seu protagonismo nos tons Simplicidade acessível, Otimista afirmativo e Expertise prática. Tudo para revelar uma liderança empática e afirmativa que impulsiona os públicos interno e externo. O universo verbal torna acessível a gestão de portfólio, traduzindo o que a marca faz acontecer com clareza e transparência para um público diversificado. Assim, expressamos uma comunicação eficaz que faz a diferença no mercado.

Comunicação

Na comunicação, Cosan se apresentava principalmente por meio das marcas do seu portfólio e de ações de patrocínio. Havia, portanto, a necessidade de transformar este cenário, posicionando-a globalmente com a relevância que tem para o Brasil de hoje, através do valor do seu negócio.

Com um grupo extenso e diversificado de stakeholders, a comunicação precisava contemplar suas especificidades. Para isso, segmentamos os clusters da marca, que contemplam desde o público interno até perfis-chave para a construção de reputação no mercado, como investidores, imprensa e governo.

Para tangibilizar o valor do negócio, definimos diferenciais que traduzem um jeito único de fazer: uma investidora de referência que investe nas potencialidades brasileiras e reúne grandes lideranças para levar negócios ao seu máximo potencial, sempre com agilidade que constrói resultado e o Responsible Print Cosan, nos negócios e nas relações.

Dessa forma, Cosan se destaca de um mercado que é promessa para o futuro, realizando no presente e transformando potencial em potência. O posicionamento inspira pelo exemplo e é sintetizado na tagline Faz Acontecer, um statement que define o modelo de negócio ao mesmo tempo em que chama para a ação, mostrando a força da marca como agente de transformação do Brasil para o mundo.

Para expandir a exposição da marca, uma estratégia integrada de mídia levará a mensagem para públicos-chave no Brasil, Estados Unidos, Emirados Árabes e Europa. Partindo de um marco inicial, o Cosan Day, evento voltado para analistas e investidores, o primeiro momento da estratégia é pautado em contar o que Cosan faz acontecer, mostrando como a marca impulsiona as potencialidades do Brasil.

A campanha é composta por filmes de 1′, 30″e 15″ para TV e canais digitais, além de mídia impressa em veículos como Valor Econômico, Brazil Journal, Estadão e Folha de São Paulo. Os filmes trazem imagens grandiosas dos negócios Cosan alternadas com cenas de colaboradores em atividade, acompanhadas por um texto emocional e impactante sobre aqueles que “fazem acontecer” e como essa atitude, na Cosan, se concretiza em transição energética, logística ferroviária que movimenta o agronegócio, eficiência energética com alta performance e descarbonização.

Ainda, posicionamos a marca para o mercado global com uma combinação de esforços como veiculação em painel digital na Times Square, veículos digitais e impressos, canais relevantes para trazer robustez e construir reputação. Tudo isso estará integrado por meio de uma visão unificada de indicadores (KPIs), que permite o acompanhamento de resultados e garante a gestão do valor gerado.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

Liderança Estratégica
Ana Couto – CEO
Fernanda Galluzzi – Sócia Vice-Presidente

Atendimento e Relacionamento Estratégico
Danielle Cambeses – Gerente de Projetos
Débora Galvão – Atendimento

Estratégia
Isabella Herdy - Líder de Estratégia
Cecília Lombardi – Estrategista
Ygor Sobesi – Estrategista

Planejamento
Igor Cardoso – Sócio-Diretor de Planejamento
Jorge Rosas – Líder de Planejamento
Manuela Alcoforado – Gerente de Planejamento
Luísa Moura – Analista de Planejamento

Design e Criação
Rafael Torres – Sócio-Diretor de Design
Bruno Guimarães – Diretor de Criação
Juliana Furtado – Diretora de Criação
Amanda Cinelli – Líder de Conteúdo
Teo Menna – Designer Gráfico
Gabriel Reis – Diretor de Arte
Davi Friese – Designer Gráfico

Mídia
Priscila Menezes – Gerente de Mídia
Ralph Brito - Supervisor de Mídia

Growth
Sócio-Diretor de Growth: Luiz Felippe Netto

Produção
Paola Gasparini – Líder de Produção

Time Cliente

Veja mais cases

Cases
Cases