
ESTRATÉGIA
Passamos por entrevistas, grupo focal e pesquisa quantitativa para conhecer as visões interna e externa, além da análise de mercado, até propor que Ativa se reposicionasse como uma marca democrática, que tem a experiência do usuário no centro e amplia sua presença para além do assessor, tudo isso a partir de uma cultura empreendedora, que desperta o orgulho pelo que está sendo desenvolvido.
No processo de evolução do trabalho, entendemos que Ativa é mais que uma corretora de investimentos, pois vem construindo um ecossistema financeiro que conecta pessoas e negócios, desenvolvendo soluções de valor para todos eles. Ativa existe, então, para criar um mundo financeiro de oportunidades. Com clareza nesse propósito, potencializamos seus valores e construímos sua estratégia de marca, negócio e comunicação.
Com uma personalidade visionária, instigante, parceira e experiente, Ativa se posiciona como essa plataforma de soluções que cria oportunidades através das conexões. A marca propõe um novo caminho para o mercado financeiro, partindo do princípio onde a evolução se dá através da colaboração, do empreendedorismo e da construção de um ecossistema onde as oportunidades se multiplicam a cada conexão.

MARCA E UNIVERSO VISUAL E VERBAL
A nova marca de Ativa precisava causar o impacto que seu novo posicionamento almeja, além de transmitir seus atributos de personalidade. Para isso, o logotipo em caixa baixa traz humanidade e proximidade junto ao símbolo abstrato que propõe uma ideia de movimento, energia e tecnologia.
A partir do símbolo, foi criado um grafismo que representa metaforicamente um plano, uma ideia, um investimento ou uma oportunidade. A forma vai se conectando e evoluindo, gerando mais planos e perspectivas.
Nas cores, o amarelo cítrico e o titânio se complementam trazendo vivacidade, potência e tecnologia, e se unem a tons neutros e secundários que dão frescor e equilíbrio para a marca, formando uma paleta cromática flexível que permite momentos mais sóbrios ou mais vibrantes, com tons que se combinam de forma original e proprietária.
A tipografia também é proprietária e carrega o nome Ativa, uma fonte sem serifa, humanista, com aspectos geométricos que dão vida a um design mais contemporâneo, ampliando a clareza e objetividade da comunicação.
As fotografias sempre buscam colocar a pessoa como protagonista. Nos retratos em preto e branco, esse aspecto se destaca e transmite a personalidade da marca com verdade, representatividade e identificação em ângulos que valorizam e olhares inspiradores.
O território verbal parte do seu nome para propor um mundo de conexões, com frases como “O seu investimento ativa negócios?; que ativa empregos?; que ativa a economia” e “A gente ativa o mundo junto”. Inspiramos olhares e colocamos a marca como uma parceira especialista, que através da sua fala ativa conecta os mundos de investimentos, ideias e organizações, impulsionando novos mundos de oportunidades.





COMUNICAÇÃO
A partir da plataforma de marca construída, buscamos entender o contexto do mercado financeiro, quais seriam os públicos potenciais e os diferenciais de Ativa frente a esse mercado para estabelecermos uma narrativa que estruturasse a campanha de lançamento do novo momento da marca.
Olhamos para a estrutura interna de Ativa e para o mercado, e entendemos que a companhia trazia 4 diferenciais competitivos que, não só destacariam a marca para seus públicos, mas seriam ferramentas importantes para sustentar o propósito da marca. Os diferenciais de Ativa são: um ecossistema de soluções que vão muito além da conta de investimentos; o conhecimento que se renova, uma empresa que soma a experiência de quase 4 décadas com um esforço constante para estar sempre atualizada; uma cultura sólida, humana e colaborativa, que se constrói a partir de um ambiente saudável; e, por fim, a proximidade e excelência na assessoria, que funciona de forma independente, de forma que as pessoas vão receber, de fato, as melhores recomendações possíveis.
Entendendo o cenário interno e o mercado, olhamos para os consumidores e as tendências de comportamento e percebemos que, em um cenário de crescente interesse pelo universo de investimentos e finanças pessoais, o desafio é se fazer relevante em um ponto de quase saturação do assunto, no qual todos os dias surgem opções fáceis e que nem sempre são confiáveis para as pessoas.
Unindo a tradição e os aprendizados constantes de Ativa, usando o ecossistema de soluções a partir de uma cultura humana e colaborativa, a marca vai junto com todos os seus stakeholders, criar um novo mundo financeiro, onde uma oportunidade ativa a outra. Essa é a tagline criada para a nova marca e também a brand idea, que guia a campanha de comunicação.
Nos filmes de 30″e 15″, retratamos o ecossistema de soluções financeiras de Ativa como uma rede que conecta e impulsiona pessoas, negócios e sociedade. Os personagens, que representam os diferentes públicos, aparecem em frente a um telão de led que mostra uma sequência de tipos de investimentos como fundos imobiliários, energia sustentável, ações, agronegócio e infraestrutura. Num ritmo dinâmico, mesclam-se as cenas do telão com os grafismos do universo visual da marca, projeções e elementos de cenário nas cores da marca. Junto à trilha tecnológica e à assinatura sonora, todos esses elementos dão vida à personalidade da nova Ativa Investimentos. No final, os personagens aparecem todos juntos, simbolizando esse novo mundo financeiro de oportunidades, onde todos ganham.
As peças combinam o protagonismo dos personagens com as novas cores da marca, trazendo mensagens que destacam seus diferenciais e produtos, bem como seu impacto na vida das pessoas e na sociedade. A estratégia de mídia terá foco em impactar diferentes clusters como investidores, interessados em investir, traders e também quem nunca investiu. O plano inclui os filmes e banners display em canais que se conectam com esses públicos, entre eles Facebook, Instagram, TikTok, Youtube e Twitter, além de links patrocinados.