Desafio

Com quase 40 anos de história, Ativa Investimentos sempre foi reconhecida no mercado financeiro por sua excelente assessoria. Uma das poucas que se manteve firme, de forma independente, diante das diversas crises que o mercado passou desde a década de 80. Apesar disso, suas credenciais não foram utilizadas para surfar na onda de popularidade que o mundo dos investimentos conquistou nos últimos anos.

Para se destacar nesse mercado extremamente populoso, Ativa vinha evoluindo seu modelo de negócio e buscava uma renovação que alinhasse sua sólida história a uma visão de futuro mais ousada e potente. Buscando estar à frente dos próximos movimentos do mercado, era necessária uma nova proposta de valor que ampliasse o reconhecimento e relevância da marca e seu impacto positivo na sociedade.

ESTRATÉGIA

Passamos por entrevistas, grupo focal e pesquisa quantitativa para conhecer as visões interna e externa, além da análise de mercado, até propor que Ativa se reposicionasse como uma marca democrática, que tem a experiência do usuário no centro e amplia sua presença para além do assessor, tudo isso a partir de uma cultura empreendedora, que desperta o orgulho pelo que está sendo desenvolvido.

No processo de evolução do trabalho, entendemos que Ativa é mais que uma corretora de investimentos, pois vem construindo um ecossistema financeiro que conecta pessoas e negócios, desenvolvendo soluções de valor para todos eles. Ativa existe, então, para criar um mundo financeiro de oportunidades. Com clareza nesse propósito, potencializamos seus valores e construímos sua estratégia de marca, negócio e comunicação.

Com uma personalidade visionária, instigante, parceira e experiente, Ativa se posiciona como essa plataforma de soluções que cria oportunidades através das conexões. A marca propõe um novo caminho para o mercado financeiro, partindo do princípio onde a evolução se dá através da colaboração, do empreendedorismo e da construção de um ecossistema onde as oportunidades se multiplicam a cada conexão.

MARCA E UNIVERSO VISUAL E VERBAL

A nova marca de Ativa precisava causar o impacto que seu novo posicionamento almeja, além de transmitir seus atributos de personalidade. Para isso, o logotipo em caixa baixa traz humanidade e proximidade junto ao símbolo abstrato que propõe uma ideia de movimento, energia e tecnologia.

A partir do símbolo, foi criado um grafismo que representa metaforicamente um plano, uma ideia, um investimento ou uma oportunidade. A forma vai se conectando e evoluindo, gerando mais planos e perspectivas.

Nas cores, o amarelo cítrico e o titânio se complementam trazendo vivacidade, potência e tecnologia, e se unem a tons neutros e secundários que dão frescor e equilíbrio para a marca, formando uma paleta cromática flexível que permite momentos mais sóbrios ou mais vibrantes, com tons que se combinam de forma original e proprietária.

A tipografia também é proprietária e carrega o nome Ativa, uma fonte sem serifa, humanista, com aspectos geométricos que dão vida a um design mais contemporâneo, ampliando a clareza e objetividade da comunicação.

As fotografias sempre buscam colocar a pessoa como protagonista. Nos retratos em preto e branco, esse aspecto se destaca e transmite a personalidade da marca com verdade, representatividade e identificação em ângulos que valorizam e olhares inspiradores.

O território verbal parte do seu nome para propor um mundo de conexões, com frases como “O seu investimento ativa negócios?; que ativa empregos?; que ativa a economia” e “A gente ativa o mundo junto”. Inspiramos olhares e colocamos a marca como uma parceira especialista, que através da sua fala ativa conecta os mundos de investimentos, ideias e organizações, impulsionando novos mundos de oportunidades.

COMUNICAÇÃO

A partir da plataforma de marca construída, buscamos entender o contexto do mercado financeiro, quais seriam os públicos potenciais e os diferenciais de Ativa frente a esse mercado para estabelecermos uma narrativa que estruturasse a campanha de lançamento do novo momento da marca.

Olhamos para a estrutura interna de Ativa e para o mercado, e entendemos que a companhia trazia 4 diferenciais competitivos que, não só destacariam a marca para seus públicos, mas seriam ferramentas importantes para sustentar o propósito da marca. Os diferenciais de Ativa são: um ecossistema de soluções que vão muito além da conta de investimentos; o conhecimento que se renova, uma empresa que soma a experiência de quase 4 décadas com um esforço constante para estar sempre atualizada; uma cultura sólida, humana e colaborativa, que se constrói a partir de um ambiente saudável; e, por fim, a proximidade e excelência na assessoria, que funciona de forma independente, de forma que as pessoas vão receber, de fato, as melhores recomendações possíveis.

Entendendo o cenário interno e o mercado, olhamos para os consumidores e as tendências de comportamento e percebemos que, em um cenário de crescente interesse pelo universo de investimentos e finanças pessoais, o desafio é se fazer relevante em um ponto de quase saturação do assunto, no qual todos os dias surgem opções fáceis e que nem sempre são confiáveis para as pessoas.

Unindo a tradição e os aprendizados constantes de Ativa, usando o ecossistema de soluções a partir de uma cultura humana e colaborativa, a marca vai junto com todos os seus stakeholders, criar um novo mundo financeiro, onde uma oportunidade ativa a outra. Essa é a tagline criada para a nova marca e também a brand idea, que guia a campanha de comunicação.

Nos filmes de 30″e 15″, retratamos o ecossistema de soluções financeiras de Ativa como uma rede que conecta e impulsiona pessoas, negócios e sociedade. Os personagens, que representam os diferentes públicos, aparecem em frente a um telão de led que mostra uma sequência de tipos de investimentos como fundos imobiliários, energia sustentável, ações, agronegócio e infraestrutura. Num ritmo dinâmico, mesclam-se as cenas do telão com os grafismos do universo visual da marca, projeções e elementos de cenário nas cores da marca. Junto à trilha tecnológica e à assinatura sonora, todos esses elementos dão vida à personalidade da nova Ativa Investimentos. No final, os personagens aparecem todos juntos, simbolizando esse novo mundo financeiro de oportunidades, onde todos ganham.

As peças combinam o protagonismo dos personagens com as novas cores da marca, trazendo mensagens que destacam seus diferenciais e produtos, bem como seu impacto na vida das pessoas e na sociedade. A estratégia de mídia terá foco em impactar diferentes clusters como investidores, interessados em investir, traders e também quem nunca investiu. O plano inclui os filmes e banners display em canais que se conectam com esses públicos, entre eles Facebook, Instagram, TikTok, Youtube e Twitter, além de links patrocinados.

Ficha Técnica

Time Ana Couto

VP de Criação: Danilo Cid
Redação: Juliana Furtado
Direção de Arte: Júlio Rodrigues e Artur Bueno
Estratégia: Laís Cobra, Thales Balbino e Ygor Sobesi
Design: Fernanda Casas e Lukas Arujo
Conteúdo: Lucas Figueira
Atendimento: Danielle Cambeses
Planejamento: Manuela Alcoforado, Luísa Moura e Estela de Luca
Mídia: Mário Raposo e Paloma Cordeiro
Produção: Walter Júnior
Produtora: Imaginare Filmes
Direção de Cena: Caetano Curi
Direção de Fotografia: Bruno Tiezzi
Direção de Arte: Renata Pereira
Assistente de Arte: Jéssica Flávia
Assistente de Arte: Laryssa Lima
Contra Regra: Israel Jorge
Contra Regra: Luiz Moreira
Produção: Sabrina Ávila
Figurino: Matheus Junqueira
Maquiagem: Carlos Eduardo Ribeiro
Foto still/tratamento: Pedro Felix
Câmera: Rafael Pavão
Produção de Platô: Marildo Soares
Chef de Elétrica: João Adolfo Júnior
Assistência de Elétrica: Nemer Castro
Assistência de Elétrica: Augusto César
Assistência de Elétrica: João Adolfo Neto Assistência de Elétrica: Leonardo Batista
Finalização: Arthur Menezes
Color: Bruno Tiezzi
Produção de áudio: Batuki
Executiva de conta: Michele Rezende
Casting:
Agência AF Casting (Caddu Domingos; Laís Martins; Jeferson Kucioyoda)
Agência First (Jean Charles)
Agência Ursa (Pedro Ivo; Luana Oliveira; Rafaela Sousa)

Time Cliente

Aprovação do Cliente: Juliana Figueiredo e Vinicius Fuzikawa

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