Branding e redes sociais: seguir tendências ou focar no propósito?

Saiba mais sobre como marcas podem seguir tendências de forma autêntica, evitando armadilhas de engajamento superficial, através de estratégias de branding nas redes sociais

Nos últimos dias, você viu algum conteúdo de “Divertida Mente 2” circulando nas redes sociais? Seja um meme no Instagram, um vídeo no TikTok ou uma análise no LinkedIn, é difícil escapar do assunto do momento. 

Essa visibilidade excessiva no marketing digital acontece porque os algoritmos das redes sociais permitem que as organizações alcancem públicos ainda maiores e mais conectados com suas mensagens. Seguir tendências gera compartilhamentos, que aumentam o engajamento, consequentemente, fortalecem a marca na mente dos consumidores. 

A corrida pelo conteúdo viral é uma estratégia consciente para ocupar um espaço no inconsciente coletivo. Contudo, a batalha pela retenção da atenção que as marcas vêm travando enfrenta resistência dos consumidores, como evidenciado pelo movimento “silence, brand”, que começou apenas como um meme na internet, mas que representa uma resposta cética ou de rejeição às tentativas de marcas de parecerem engajadas em discursos sociais apenas para fins de marketing.  

Em português brasileiro e claro, “cala a boca, marca!” 

“Life of a Meme”, um cartoon por Alex Krokus. Fonte: Reddit 

O meme “Silence, Brand” é uma reação à tentativa exagerada das marcas de parecerem engraçadas e descontraídas nas mídias sociais, um reflexo do sentimento de desconfiança e fadiga do consumidor em relação às estratégias de branding que tentam capitalizar sobre questões relevantes sem um compromisso autêntico.  

O movimento é a prova de que nem todas as interações das marcas nas redes sociais são bem-vindas, especialmente quando parecem forçadas ou insinceras. 

E assim, entramos em um impasse: como as marcas podem manter uma presença constante e engajada sem soar oportunistas? A solução para o desafio é simples, mesmo que não pareça. 

Estratégias de Branding nas Redes Sociais 

Assim como o propósito é o fio condutor do branding em uma organização, ele também deve ditar as diretrizes da comunicação digital. As empresas que investem estrategicamente nas redes sociais conseguem cativar uma base de fãs leal e criar diferenciação no longo prazo.  

As marcas são como pessoas, têm personalidade, talentos, e estão nas redes sociais. Agora, exatamente onde elas estão, cabe ao consumidor ditar. 

Conheça seu público 

Você saberia dizer onde estão seus clientes mais ativos? De repente no LinkedIn, no TikTok ou em outra plataforma? Concentre seus esforços nos canais onde seu público está presente.  

Os resultados do estudo Global Overview Report de 2023 indicam que 71,1% dos usuários utilizam o Facebook para trocas de mensagens com familiares e amigos, enquanto 67,9% afirmam usar o Instagram para postar ou compartilhar imagens e vídeos.   

Estar atento ao comportamento dos seus usuários nas redes sociais é o que ditará se sua estratégia será de sucesso ou não. Não adianta o conteúdo conversar com o propósito da marca se não conversa com o público. É desperdício de valor. 

Seja coerente com seu propósito 

A sua marca realmente precisa participar de todas as tendências? Um exercício que fazemos aqui internamente, e que você pode colocar em prática também, é sempre começar qualquer projeto pelo propósito. Pergunte-se: como este conteúdo reforça o propósito da minha marca e agrega valor ao meu cliente? 

Essa dica é específica para organizações que já tem seus propósitos definidos. Caso você não tenha, recomendamos que tire um tempo para focar nisso.  

Como falamos anteriormente, o propósito da marca funciona como um direcionador atemporal para o negócio, ajudando a empresa a evoluir e se reinventar quando necessário. Sem isso, a organização corre o risco de estagnação ou de se perder em meio às mudanças aceleradas do mercado. 

Com tudo isso, o que queremos dizer é:  

Marcas coerentes com seu propósito têm um engajamento nas redes sociais significativamente maior. Criar conteúdos que reflitam esse propósito impulsiona a construção uma personalidade proprietária e consistente. 

Os pilares do Branding icônico  

Para uma marca ser icônica nas redes sociais, e em qualquer lugar, ela deve ser proprietária, consistente, relevante e diferenciada.  

Ter um tom de voz proprietário que se conecte diretamente com a audiência é fundamental para criar uma personalidade que se diferencia e causa impacto. Já a consistência é a base que garante a uniformidade da mensagem em todos os canais, desde as redes sociais até a experiência do produto, reforçando a personalidade da marca e a sua presença online em cada interação. 

A relevância acontece quando a marca se mantém atual e significativa. Isso envolve entender as dinâmicas do mercado e os interesses do público, criando conteúdos que estejam alinhados com as tendências culturais e movimentos sociais.  

Como está a narrativa da sua marca atualmente? Você usa a mesma linguagem em diferentes canais?  

Estratégia de sucesso na prática  

Um exemplo recente de uma estratégia bem-sucedida nas redes sociais foi a campanha do Itaú “Vai de Itaú para Copacabana”, que ofereceu 750 pares de ingressos VIP para clientes que usassem seus cartões Itaú.  

Fonte: Redemagic 

A campanha foi divulgada no Instagram e Facebook, incentivando os clientes a participar e compartilhar suas experiências.  

O resultado não teria como ser outro, além de muito engajamento nas redes sociais, a campanha registrou um aumento significativamente no uso dos cartões e ainda fortaleceu o Itaú como patrocinador de grandes eventos culturais.   

Estratégias de UGC: Conteúdo Gerado pelo Usuário 

O User Generated Content (UGC) é uma estratégia que utiliza conteúdos criados pelos próprios consumidores. Diferente do marketing de influência, onde a marca colabora com influenciadores para promover produtos, o UGC aproveita as experiências e o engajamento espontâneo dos usuários. 

A estratégia celebra a lealdade dos clientes e aumenta as taxas de conversão, pois os consumidores tendem a confiar mais em conteúdos gerados por outros usuários do que em conteúdos criados pela própria marca. 

Imagem do Instagram oficial da Havaianas  

A marca brasileira incentiva seus clientes a postarem fotos utilizando a hashtag #TodoMundoUsa. Essas fotos são então repostadas no feed oficial da Havaianas, criando um ciclo de engajamento e incentivando mais usuários a participarem.  

Essa movimentação gera um fluxo contínuo de novos conteúdos nas redes sociais e também reduz os esforços da equipe de marketing, pois os próprios consumidores estão criando o material promocional. 

Estratégias de Influenciadores e Criadores de Conteúdo 

Quer você goste deles ou não, os influenciadores são inevitáveis. A chave não está em escolher o influenciador mais famoso ou com maior engajamento, mas sim aquele que mais se alinha com seu público, produto e serviço.  

A escolha do influenciador ou criador de conteúdo deve ser tão estratégica quanto o branding da organização: sempre guiado pelo propósito e nos pilares de diferenciação, relevância, constância e propriedade.  

Conforme o estudo “Quem te Influencia?”, 6 em cada 10 seguidores já adquiriram produtos ou serviços recomendados por influenciadores, destacando a preferência por esse formato para a descoberta de novos produtos. O número de seguidores, no entanto, não é o fator determinante: 73% dos consumidores afirmam que um influenciador é alguém capaz de promover ideias e influenciar opiniões e comportamentos de seus seguidores, independentemente da quantidade de seguidores que possua. 

Ou seja: ignorar esse recurso pode ser um desperdício de valor para sua marca. 

Natura e o uso estratégico de influenciadores 

Recentemente a atriz, apresentadora e influenciadora Maisa foi anunciada como a mais nova embaixadora da Natura.  

O objetivo da parceria é ampliar e fortalecer a relação da multinacional brasileira de cosméticos com os jovens da geração Z – um dos principais focos da empresa para 2024. Ao longo do ano, Maisa representará produtos da Natura na categoria de Perfumaria e as marcas Tododia e Ekos. 

Além da produção de conteúdos e ativações para redes sociais, onde a atriz acumula mais de 100 milhões de seguidores, ela também participará de campanhas da marca e eventos, incluindo a presença em diversos festivais pelo Brasil e ações proprietárias.  

A movimentação é intencional e visa aproximar clientes mais jovens. 

Imagens retiradas do Tiktok oficial da Maisa  

E você, tem utilizado estratégias de UGC e influenciadores para fortalecer seu branding nas redes sociais?  

Lembre-se de que a presença nas redes sociais deve ser uma extensão natural da identidade da marca. Apropriar-se desses territórios renderá bons frutos. 

O engajamento, por si só, não gera receita, mas um alcance estratégico ancorado no Branding pode potencializar os resultados. Portanto, invista em ações alinhadas com o propósito da sua marca e que coloquem no centro o seu público-alvo. 

Uma comunicação coerente e proprietária garantirá que sua organização se destaque através do branding nas redes sociais e mantenha relevância no cenário digital. Como sempre falamos, faça sua marca trabalhar para o seu negócio. 

Não pare por aqui: Confira como as diretrizes visuais da campanha Natura Tododia dão o tom para a comunicação os incríveis benefícios da nova linha.

Conteúdo por: Anna Montenegro e Paula Cardoso

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